O estado de Minas Gerais possui diversos atrativos por toda sua região, seja pela comida diferenciada, o povo acolhedor ou as belas paisagens. Lá podemos encontrar também o Circuito das Águas de Minas Gerais, uma rota que conta com 13 cidades e juntas compõem um roteiro com as famosas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas.

Os municípios têm em comum a hospitalidade mineira, segurança e diversidade nas atrações, oferecendo ainda momentos de relaxamento, bem-estar, lazer e descanso aos viajantes que buscam suas águas.

O circuito é muito famoso no país todo por promover mais do que visitas às águas e ser uma opção para todos os bolsos, gostos e idades, possuindo uma variedade de passeios, feirinhas de artesanatos, comidas típicas e um clima muito agradável.

Parque das Águas, uma das principais atrações no circuito, em São Lourenço/Foto: Flickr
Parque das Águas, uma das principais atrações no circuito, em São Lourenço/Foto: Flickr

Circuito das Águas de Minas Gerais

O Circuito das Águas de Minas Gerais faz parte de uma iniciativa do turismo local que busca dessa maneira atrair visitantes, reunindo uma rede de parceiros, promovendo e incentivando a atividade turística da região, buscando também um reforço da identidade regional.

O circuito é o destino certo para aqueles que buscam formas de se livrar do estresse, da rotina agitada e querem momentos de paz e refúgios na natureza.

A rota oferece diversos tipos de turismo, como o ecoturismo, turismo de bem estar, religioso, histórico, cultural e também o rural, por isso o viajante pode curtir um pouco de tudo em uma só região.

A rota inclui a cidade de São Lourenço, apelidado de Capadócia Brasileira, devido aos seus passeios de balão/Foto: Pixabayv
A rota inclui a cidade de São Lourenço, apelidado de Capadócia Brasileira, devido aos seus passeios de balão/Foto: Pixabay

As cidades integrantes do Circuito das Águas de Minas Gerais são: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Lambari, Jesuânia, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.

Unidas, as cidades reúnem 5 parques de águas minerais, 37 fontes naturais, 325 anos de história,  267 pontos turísticos, 120 hospedagens e 200 opções gastronômicas, que incluem restaurantes, bares e lanchonetes oferecendo a encantadora culinária mineira.

Muitos municípios ainda possuem casarões históricos nas suas ruas principais, praças arborizadas com coretos e fontes, balneários disponíveis para banhos com diferentes tipos de águas com diferentes poderes de cura, relaxamento e melhorias na saúde.

Coretos nos parques de Minas Gerais/Foto: Flickr
Coretos nos parques de Minas Gerais/Foto:Flickr

Como chegar no Circuito das Águas de Minas Gerais

As cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais estão localizadas na Serra da Mantiqueira no meio de seus desenhos montanhosos, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

A melhor opção para viajar entre as cidades é de carro e para aqueles que estão saindo de Belo Horizonte, devem seguir até a cidade de Três Corações (a primeira cidade da rota pela rodovia Fernão Dias).

Encontre aqui sua passagem aérea para Belo Horizonte

A mesma rodovia é indicada para quem parte de São Paulo. Já para visitantes cariocas, a cidade mais próxima seria São Lourenço, a 270 km da capital.

Alugue um carro para curtir essa aventura!

Guia das cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais

Todas as 13 cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais possuem águas para banho com propriedades diferenciadas, mantendo um mesmo padrão de receptivo, as cidades se diferenciam pelos seus tamanhos e ofertas de hospedagens e alimentação.

São Lourenço
A Fonte Vichy, em São Lourenço, é uma das preferidas pelos visitantes que buscam suas propriedades alcalinas, indicadas para problemas renais e gástricos. Só existem duas fontes desse tipo no mundo, uma aqui, e a outra na França.

Em São Lourenço, conheça a muito bem avaliada Pousada Le Sapê e mais opções de hospedagens.

Caxambu
A Fonte Dona Isabel, em Caxambu, é  uma das mais famosas e foi nomeada em homenagem à princesa Isabel, que visitou a cidade em 1868. Fora os poderes curativos da fonte, na sua área é possível ainda praticar diversas atividades físicas.

Com hotéis e pousadas com um estilo mais rústico, em Caxambu hospede-se no VOA Hotel e confira mais opções de acomodações aqui.

Baependi
Em Baependi existem diversas cachoeiras como a Cachoeira Itaúna ou a Cachoeira do Caldeirão, que juntas contam com mais de 10 quedas d’águas, uma experiência refrescante e ao ar livre para os amantes da natureza.

Confira a seleção de hotéis para a sua viagem em Baependi!

Cachoeira de Itaúnas em Baependi/Foto Wikimedia Commons
Cachoeira de Itaúnas em Baependi/Foto: Wikimedia Commons

Cambuquira
Na cidade de Cambuquira suas águas terapêuticas em uma altitude de 900 metros atrai os turistas que ainda curtem tratamento crenoterápico e outros procedimentos estéticos e relaxantes.

Cambuquira é uma das menores cidades do circuito, mas não deixa a desejar em suas hospedagens. Aproveite a viagem para conhecer o Hotel Fazenda dos Anjos.

Três Corações
Em Três Corações existe uma das tradições cafeeiras mais fortes do país, além de ser a cidade em que o jogador Pelé nasceu e ainda faz parte da rota do  Circuito das Águas de Minas Gerais com fontes terapêuticas.

Confira algumas opções de acomodações em Três Corações e planeje sua viagem.

Carmo de Minas
Em Carmo de Minas aproveite para visitar o Balneário da Barra, onde é possível banhar-se e a Fazenda Canaã, que oferece uma experiência de contato com a natureza com suas várias cachoeiras.

Devido à sua proximidade com São Lourenço e uma melhor oferta estrutural, os viajantes acabam optando por hospedar-se na cidade vizinha.

Conceição do Rio Verde
O município possui um Parque das Águas além de cachoeiras e monumentos históricos. Por ser uma cidade menor, o local oferece apenas pousadas como a Pousada Pavão Azul ou a Pousada Vale do Rio Verde, outros tipos de hotéis podem ser encontrados nas cidades vizinhas de Caxambu e Baependi, que ficam a cerca de 30 km do local.

Lambari
Aproveite o Parque Estadual Nova Baden, parque aberto para visitação com trilhas, nascentes de águas minerais e outros atrativos. A cidade também possui cachoeiras e lagos. 

Em Lambari, hospede-se no Ganso Complexo de Lazer e confira outras oito opções de acomodações na cidade clicando aqui.

 Palácio do Lago Lambari/Foto Wikimedia Commons
Palácio do Lago Lambari/Foto: Wikimedia Commons

Campanha
No município mais antigo do Sul de Minas, visite o Lago da Barragem e a represa do Chicão, mais conhecida como “Barragem”. Na Reserva Biológica do Engenho Velho encontram-se três nascentes que abasteciam a cidade.

Em Campanha, conheça a Pousada Vital Brazil

Cruzília
A cidade possui fazendas centenárias como as Fazendas Traituba e Anghay, opções de turismo religioso e muito mais. As acomodações podem ser encontradas nas cidades vizinhas de Caxambu e Baependi.

Dom Viçoso
O local é rodeado de montanhas e colinas, oferecendo trilhas que desvendam toda a natureza da cidade e forte influência cafeeira, já que suas lavouras produzem cafés especiais para exportação.

Hospede-se em São Lourenço e desfrute do melhor que Dom Viçoso tem a oferecer durante o dia!

Soledade de Minas
A cidade é famosa por suas feiras de artesanato, cachoeiras e fácil acesso, já que sua localização fica próxima à São Lourenço (apenas 6 km). Não deixe de conhecer a Cachoeira do Paiol!

Em Soledade, hospede-se na Pousada Solar Das Montanhas e aproveite uma experiência bucólica na natureza mineira.

Jesuânia
Apenas a 8 km de Lambari, o pequeno município possui diversas cachoeiras, e ainda conta com o famoso Pico do Urubu e a Pista de Voo livre no Bairro do Selado. Acomode-se em Lambari e curta as atrações de Jesuânia durante o dia.

Passeios na região

Além das águas termais, conheça no Circuito das Águas de Minas Gerais o Parque Estadual da Serra do Papagaio, a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e outras Unidades de Conservação municipais e atrativos com atividades ao ar livre.

No Parque das Águas, em São Lourenço, aproveite o Centro Hidroterápico Balneário SPA ou o pedalinho no lago da Ilha dos Amores.

Aproveite o lago e passe uma tarde divertida com sua família/ Foto: Flickr
Aproveite o lago e passe uma tarde divertida com sua família/ Foto: Flickr

O circuito ainda conta com a possibilidade de um passeio nos cafezais, pois possui uma produção de café especiais para exportações considerável, sendo dividido inclusive com o circuito de café brasileiro.

Na rota é possível encontrar ainda o Cavalo Mangalarga Marchador, uma raça de referência nas maiores feiras e exposições do mundo.

Passeios de balões também são ofertados no Circuito das Águas de Minas Gerais, assim como o passeio no Trem das águas entre as cidades de São Lourenço e Soledade de Minas, e opções de ecoturismo.

Trem das Águas/Foto: Flickr
Trem das Águas/Foto: Flickr

2 comentários

  1. Fiquei com muita curiosidade. Pareceu.me um excelente passeio. Mas pra quem vai sair de Fortaleza para o circuito das aguas mineiras existe empresas de turismo local que da suporte para o turista? Gostaria de saber. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.