O Circuito Chico em Bariloche, na região da Patagônia, na Argentina, é um dos passeios mais clássicos para quem quer admirar a beleza da região, ver neve e cenários que parecem saído de filmes.

O circuito oferece um tour incrível, muito indicado para o começo da viagem e para aqueles que ainda não desbravaram o local, para ver várias paisagens e pontos turísticos com calma.

A cidade, onde fica esta e muitas outras atrações, é uma das favoritas dos brasileiros, que costumam inundar a região durante a temporada prolongada de neve, que se estende de junho a setembro, sendo uma opção imperdível bem pertinho de nós.

Confira um guia completo para organizar sua visita ao Circuito Chico em Bariloche.

Confira aqui passagens aéreas para Bariloche.

Conheça o Circuito Chico em Bariloche

Se é a primeira viagem à cidade, o Circuito Chico em Bariloche é uma das melhores maneiras de dar o pontapé inicial de dias incríveis: paisagens estonteantes aguardam o viajante.

O circuito é um city tour que dura aproximadamente 4 horas e passa por 65 km na margem sul do lago Nahuel Huapi, lago de origem glacial com 550 km², situado a cerca de 700 metros acima do nível do mar, bem pertinho da fronteira com o Chile.

O Circuito Chico em Bariloche é uma boa pedida para aqueles que preferem atrações contemplativas e nem tanto de aventura. Apesar de terem algumas paradas que envolvem descer do transporte e fazer as atividades disponíveis no espaço (como teleférico), não requer tanto esforço.

O passeio passa por alguns pontos da cidade de Bariloche, depois por vastos bosques, lagos, montanhas e mirantes, que integram as paisagens da patagônia argentina.

Visual dos mirantes de Cerro Campanário/Foto: Flickr

Ao longo do tour, serão feitas algumas paradas. Algumas são tradicionais e “fixas”, outras podem variar conforme o clima, o grupo e o tempo de passeio. As ordens também podem sofrer variação, então não se preocupe se começar por um lugar diferente do que imaginou.

Entre as principais paradas estão Cerro Campanário, Punto Panorámico, Capela de San Eduardo, Hotel Llao Llao e Fábrica de Rosa Mosqueta. Todos pontos imperdíveis, com paisagens deslumbrantes.

Paradas do Circuito Chico em Bariloche

Em Cerro Campanário, a principal atração do Circuito Chico em Bariloche, existe um teleférico imperdível (que dá tempo de subir), que custa aproximadamente 150 pesos por pessoa (não está incluído no valor do tour) e no topo tem uma confeitaria e mirantes para ver toda a paisagem e também a Cordilheira dos Andes.

No Punto Panorámico, será mais um ponto para contemplação da região e onde tirar aquela foto que é o cartão postal de Bariloche, que tem vista para o lago e o hotel Llao Llao.

A Capela San Eduardo é uma tradicional capela local feita totalmente de madeira, no estilo montanhês, construída em 1938.

A capela já fica do ladinho do hotel Llao Llao, o mais tradicional e luxuoso da cidade (e do mundo).. Um super cartão postal também.

Hotel Llao Llao/Foto: Pixabay

No circuito geralmente é possível tirar fotos com cachorros da raça São Bernardo, que também são “um ponto de parada” quase que obrigatório para os viajantes.

A planta rosa mosqueta é um pequeno frutinho presente por toda a região, tanto que um dos pontos de parada do Circuito Chico em Bariloche é na Fábrica de Rosa Mosqueta, onde é possível conhecer vários produtos feitos a partir deste fruto e comprá-los se quiser.

Como fazer o passeio

O Circuito Chico em Bariloche é oferecido por diversas agências de viagem, que costumam trabalhar com mais de uma saída por dia, geralmente às 09h ou 15h, proporcionando experiências diferentes ao viajante (em um dos horários, por exemplo, será possível ver o pôr do sol).

O tour costuma sair do hotel do viajante ou de algum ponto de encontro previamente determinado e ao fim do passeio, retorna para o mesmo local.

Vale lembrar que o viajante deverá levar dinheiro para almoço e outras experiências que possam ser ofertadas no local, mas não estão previamente incluídos nos tours das agências (como o teleférico e a doceria).

Na Viator, empresa parceira do Quanto Custa Viajar, o tour custa a partir de R$230 por pessoa e pode ser reservado diretamente pelo site, sem burocracias. Todas as informações deste e outros passeios, podem ser encontrados neste link, clicando aqui. Ainda é possível solicitar um guia que fale português, inglês ou espanhol. Preço consultado em maio 2022.

É importante frisar que é possível fazer o passeio por conta, sem agências, embora exista um mito que não é liberado para turistas.

Embora seja permitido, não é recomendado. Isso porque o visitante deverá prestar bastante atenção em uma estrada desafiadora, dirigir em um local desconhecido, que ainda pode estar com neve, gelo e outras variáveis.

Algumas pessoas optam por contratar guias particulares e outros, que já conhecem a região, e assim conseguem fazer o passeio de forma privativa.

Já de ônibus não é possível fazer o Circuito Chico em Bariloche completo. O ônibus número 20 da região faz uma parte do circuito, mas não contempla todas as paradas clássicas e nem inclui as informações do local, além de ser difícil retornar depois.

Dicas para o Circuito Chico em Bariloche

Para a atividade, será recomendado um certo condicionamento físico para descer nas paradas e pequenas caminhadas, por isso pode não ser muito indicado para gestantes, pessoas que tenham problemas cardíacos, de coluna e também não há acessibilidade no local.

O Circuito Chico em Bariloche é a porta de entrada das principais atrações da cidade, por isso vale sim voltar para fazer alguma atração que tenha ficado pouco tempo ou mesmo se apaixonado. É aquela opção perfeita para dar um gostinho do local.

Outra dica sobre o tour, leve dinheiro em espécie (pesos argentinos). Não são todos os locais que aceitam cartões de crédito. Também vale levar roupas mais pesadas para os momentos em que sair do ônibus e tiver contato com a neve, fugindo do quentinho do ônibus.

Leve também água, óculos de sol e uma roupa apropriada para o tour (isso vale da cabeça aos pés, viu?).

Confira aqui várias opções de hospedagem para sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.