Houve um período, entre os anos 1920 e 1930, em que a arte passou por intensas mudanças, assumindo um caráter decorativo, elegante, funcional e moderno para os padrões da época. O que restou desse movimento foram alguns exemplares de sua existência, como os belíssimos cinemas Art Déco da Califórnia, uma das preciosidades intocadas pelo tempo no Estados Unidos.

A chamada arte decorativa avançou da Europa para a terra do Tio Sam entre 1930 e 1940, mesmo período em que começa a vir para o Brasil. O estilo se inspira no cubismo, no exotismo, de caráter geométrico e linear em suas formas. Se aplica dentro da arquitetura, do design industrial e mobiliário, na moda e na decoração.

O movimento percorreu as mais variadas cidades californianas, mantendo raízes mais fortes em Los Angeles, São Francisco e Oakland. Um dos mais tradicionais é o Paramount Theatre, em Oakland, finalizado em 1931 e restaurado em 1973 após períodos de decadência. O local é palco para shows, peças de teatro e exibição de filmes até hoje. Na mesma cidade está o The Grand Lake Theatre, de 1926.

The Paramount Theatre

Abaixo você consegue ver diversos exemplares destas joias artísticas espalhadas pelo estado. Em L.A, vale a pena conhecer o The Crest Westwood, aberto em 1940 e o The American Cinematheque, no Egyptian Theatre. Em SanFran, uma das relíquias é o The Alameda, de 1932 e o Brava Theater Center, de 1926.

Confira abaixo as lindas fotos de Franck Bohot, que também clicou cinemas antigos em Nova York e Connecticut. Definitivamente uma viagem cinematográfica!

The Paramount Theatre

Encontre aqui sua passagem para Los Angeles e programe essa viagem!

The Paramount Theatre

The Paramount Theatre

[+] 5 hotéis para fanáticos por cinema

Brava Theater Center

The Crest, Westwood

[+] Inspiração para o filme ‘O Grande Gatsby’, Castelo Hearst encanta visitantes na Califórnia

The Crest Westwood

 

The American Cinematheque at the Egyptian Theatre

[+] Secret Cinema leva o público para experiências cinematográficas imersivas e curiosas em Londres

The Alameda Theater

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.