Houve um período, entre os anos 1920 e 1930, em que a arte passou por intensas mudanças, assumindo um caráter decorativo, elegante, funcional e moderno para os padrões da época. O que restou desse movimento foram alguns exemplares de sua existência, como os belíssimos cinemas Art Déco da Califórnia, uma das preciosidades intocadas pelo tempo no Estados Unidos.
A chamada arte decorativa avançou da Europa para a terra do Tio Sam entre 1930 e 1940, mesmo período em que começa a vir para o Brasil. O estilo se inspira no cubismo, no exotismo, de caráter geométrico e linear em suas formas. Se aplica dentro da arquitetura, do design industrial e mobiliário, na moda e na decoração.
O movimento percorreu as mais variadas cidades californianas, mantendo raízes mais fortes em Los Angeles, São Francisco e Oakland. Um dos mais tradicionais é o Paramount Theatre, em Oakland, finalizado em 1931 e restaurado em 1973 após períodos de decadência. O local é palco para shows, peças de teatro e exibição de filmes até hoje. Na mesma cidade está o The Grand Lake Theatre, de 1926.
Abaixo você consegue ver diversos exemplares destas joias artísticas espalhadas pelo estado. Em L.A, vale a pena conhecer o The Crest Westwood, aberto em 1940 e o The American Cinematheque, no Egyptian Theatre. Em SanFran, uma das relíquias é o The Alameda, de 1932 e o Brava Theater Center, de 1926.
Confira abaixo as lindas fotos de Franck Bohot, que também clicou cinemas antigos em Nova York e Connecticut. Definitivamente uma viagem cinematográfica!
Encontre aqui sua passagem para Los Angeles e programe essa viagem!
The Paramount Theatre
[+] 5 hotéis para fanáticos por cinema
The Crest, Westwood
[+] Inspiração para o filme ‘O Grande Gatsby’, Castelo Hearst encanta visitantes na Califórnia
[+] Secret Cinema leva o público para experiências cinematográficas imersivas e curiosas em Londres
5 comentários