O Estado de São Paulo reúne, atualmente, 645 cidades de todos os portes, com uma variedade imensa de oferta para o turismo e cada uma com um traço único para fazer você se apaixonar. Para te ajudar a planejar sua próxima viagem, aqui vai uma lista nada básica com mais de 40 cidades turísticas em SP para você conhecer o que oferecem, o que tem para fazer por lá e colocar o pé na estrada na próxima oportunidade que tiver.

Nesta lista de cidades turísticas em SP tem destinos para todos os gostos e bolsos: tem cidades turísticas em SP voltadas para o ecoturismo, turismo de aventura, natureza, tranquilidade, praia, lugares românticos e muito mais.

O Estado é bem completo e possui muito mais que 47 cidades turísticas em SP incríveis, mas aqui vão excelentes opções de destinos para você colocar no roteiro das próximas viagens. Vem conferir abaixo mais dicas de cada lugar, o que você pode fazer em cada uma das cidades turísticas em SP e onde ficar por lá.

Cidades turísticas em SP para você conhecer

1. Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal

cidades turísticas em SP
Foto: Pixabay

Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal são duas das cidades turísticas em SP mais buscadas pelos viajantes! Com inspiração na arquitetura alemã, Campos do Jordão é mais cara e mais badalada durante os dias frios, atraindo casais em busca de conforto, belezas naturais, fondues e chocolates de boa qualidade. 

Em Santo Antônio do Pinhal não deixe de visitar o Jardim dos Pinhais, um lindo jardim que vai te encantar.

| Encontre aqui opções de hotéis em Campos do Jordão!

2. Holambra

Uma das cidades turísticas em SP mais buscadas por casais que querem fazer ensaios de casamento, a cidade é a capital das flores do país e se inspira na Holanda desde sua arquitetura até os costumes culturais. O destino encanta a todos com sua variedade botânica, além dos coloridos e vibrantes edifícios que compõem seu centro histórico. O lugar é lindíssimo e vale a pena visitar os diversos campos floridos de tulipas, rosas e muito mais.

| Saiba onde se hospedar em Holambra 

3. Serra Negra

Serra Negra é um destino certeiro para quem busca cidades turísticas em SP com clima mais ameno!

Por lá, o final de semana pode ser tranquilo em hotéis fazenda ou mais animado em parques com fontes de água mineral e passeios de teleférico. Além disso, é um polo de moda de inverno, com bom custo benefício.

| Confira uma lista de hotéis em Serra Negra

4. São Luiz do Paraitinga

Se você acha que o Carnaval só é agitado na capital paulista, está muito enganado! São Luiz do Paraitinga entra na lista de cidades turísticas em SP com um dos feriados mais animados do estado! A cidade a 171 km de São Paulo é uma ótima opção no Carnaval e também fica agitada na temporada de inverno, quando acontece o festival local, focado na cultura, tradição e folclore regional.

Localizada no Vale do Paraíba, a cidade de São Luiz do Paraitinga conta não só com atrativos naturais e festivos, mas também com um belo patrimônio arquitetônico e uma culinária imperdível.

| Planeje sua viagem e já garanta sua hospedagem

5. Brotas

Foto: Pixabay

Se você gosta de ecoturismo e turismo de aventura, não pode deixar de conhecer Brotas, onde a adrenalina vai literalmente para as alturas. Esta é a mais indicada entre as cidades turísticas em SP para quem curte este tipo de atividade.

Com mais de 30 cachoeiras em seu território, é um dos principais destinos paulistas para se aproximar da natureza e praticar esportes radicais como trekking, rafting em Brotas, rapel e mountain-bike. É um dos lugares para conhecer no interior de São Paulo mais incríveis da lista. 

Confira nosso guia de hospedagem em Brotas

6. Águas de Lindóia

Foto: Rosanetur

Águas de Lindóia é um dos mais importantes centros hidro climáticos do mundo e considerada a “Capital Brasileira do Termalismo”. Assim, atrai turistas por conta das propriedades medicinais atestadas de suas fontes e estâncias entre os vales da Serra da Mantiqueira, além do clima ameno bem gostoso!

| Conheça os hotéis e pousadas da cidade

7. Atibaia

Entre as cidades turísticas em SP que tem um dos melhores climas do Brasil está Atibaia, que oferece lugares bem aconchegantes para passar o fim de semana, desde pousadas charmosas a spas de luxo. Além disso, o teleférico que passa acima do Lago do Major é uma das principais atrações locais.

| Em Atibaia fica um dos mais famosos hotéis de luxo do país, que recebe convenções, eventos e viajantes do Brasil todo, o famoso hotel é o Bourbon Atibaia Resort.

8. Socorro

Já conhece Brotas e quer outras cidades turísticas em SP para se aventurar? Na fronteira com Minas Gerais, a 132 km da capital, Socorro é conhecida como a Cidade Aventura no interior paulista, sendo um dos melhores destinos para a prática de esportes radicais, com 17 modalidades disponíveis entre terra, água e mar: arvorismo, escalada, rafting, rapel e asa delta são apenas algumas delas. A cidade inclusive tem uma tirolesa que liga São Paulo a Minas Gerais!

| Veja onde se hospedar em Socorro

9. São Roque

Foto: Pixabay

Para quem busca cidades turísticas em SP onde é possível encontrar bons vinhos, São Roque é uma das melhores pedidas! São Roque é o lugar ideal para provar uvas diferentes, e não por acaso é chamada de Terra do Vinho. A apenas 65 km da capital paulista, é um dos principais destinos de enoturismo do país, reunindo vários vinhedos na chamada Estrada do Vinho, onde há passeios e degustações.

| Confira as 10 melhores acomodações da cidade

10. Cunha

Foto: Wikimedia

Uma das cidades turísticas em SP que reúne outros campos floridos, Cunha tem um dos lavandários mais famosos do país, que relembra os campos de lavanda franceses. É um dos lugares para conhecer no interior de São Paulo com clima bucólico e paisagens incríveis, além de ter boas opções para comprar cerâmica! Confira nosso guia de Cunha.

| Hospede-se nos melhores lugares de Cunha

11. Monte Alegre do Sul

Este é mais um destino dentro do Circuito das Águas Paulista. Entre montanhas, cachoeiras e com clima ameno, Monte Alegre do Sul é um reduto charmoso onde é possível admirar a preservada arquitetura colonial do século 19 e a natureza que a contorna.

Os melhores hotéis da cidade estão aqui

12. Embu

Entre as cidades turísticas em SP mais próximas da capital está Embu, também chamada de Embu das Artes, a cidade é bem movimentada aos fins de semana e tem o artesanato como base turística. Nas ruas de paralelepípedos são expostos trabalhos de artesãos, além de reunir lojas de decoração, doces, móveis e roupas artesanais. 

| Saiba onde ficar em Embu

13. Sete Barras

cidades turísticas em SP
Foto: Wikimedia

Mais uma dica para os aventureiros de plantão, a cerca de 210 km da capita fica Sete Barras, que reúne atrativos naturais em meio ao trecho remanescente da Mata Atlântica, englobando o parque Estadual Dr. Carlos Botelho – na divisa com a vizinha São Miguel Arcanjo – e o Parque Estadual Intervales. Cachoeiras bem preservadas, poços e trilhas fazem parte do roteiro ecoturístico, atraindo mochileiros e aventureiros.

| Guia de hotéis e pousadas em Sete Barras

14. Luís Carlos

Cadê o pessoal que gosta de trens? Luis Carlos é uma vila que fica a 79 km de São Paulo e após uma revitalização voltou a receber os passeios com a locomotiva Maria Fumaça e agora conta com programações turísticas, comércio e opções de gastronomia altamente recomendados para quem é adepto à alimentação saudável.

15. Mairiporã

Foto: Booking

Esta é uma das cidades turísticas em SP que além de coisas para fazer, se você quiser, ainda pode investir em uma das melhores hospedagens do país. É lá que fica o Unique Garden, um hotel cinco estrelas e que possui diversas amenidades, muita infraestrutura e uma decoração e arquitetura que impressionam à distância. Muita gente viaja para o destino apenas para conhecer o hotel.

Parte da Serra da Cantareira, o município a apenas 40 km da capital está rodeado pelas maravilhas da natureza, que podem ser vistas de pertinho em trilhas do Parque Estadual da Cantareira, o Parque Estadual Juquery e o Pico do Olho D’Água, também chamado de Morro do Juqueri, que atrai campistas em busca de aventura e um exuberante pôr do sol nas alturas.

16. Joanópolis

A 130 km de São Paulo, a dica de cidade para quem adora ter contato com natureza e tomar banhos de cachoeira é Joanópolis, um destino que reserva surpresas e encantos para os turistas que visitam o local.

| Veja onde se hospedar aqui

17. Águas de São Pedro

aguas de sao pedro
Foto: divulgação Thermas Water Park

Uma das opções mais tranquilas entre as dicas de cidades turísticas em SP, Águas de São Pedro tem grande destaque da região são suas fontes com águas termais e hidrominerais de valor medicinal.

| A cidade tem vários bons hotéis para receber os viajantes

18. Barra Bonita

Um dos passeios mais surpreendentes nas cidades turísticas em SP é o passeio a bordo de uma eclusa, em Barra Bonita, que percorre as belas paisagens da cidade ao longo de 40 km de praias fluviais. São dois roteiros distintos, que podem ou não incluir almoço.

| Aproveite para passar a noite na cidade

19. São José do Barreiro

cidades turísticas em SP
Foto: Flickr Carlos Ramalhete

A cidade é tombada como Patrimônio Histórico, reunindo edifícios em bom estado de conservação, que nos levam para séculos passados, quando serviu de parada para descanso de D. Pedro I quando o imperador viajava para proclamar a independência do Brasil.  

A cidade reúne antigas fazendas cafeeiras que se incluem nas opções de passeios, sendo que algumas delas funcionam também como pousadas.

20. Jundiaí

Jundiaí é uma das cidades turísticas em SP com mais variedade do que se fazer por lá, já que a cidade ganhou novo fôlego econômico com a criação de cinco rotas turísticas: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva & Vinho, e Terra Nova. Não deixe de conhecer o bairro italiano de Traviú. Confira o que for do seu gosto na próxima viagem!

| Confira os 10 melhores hotéis da região aqui

21. Bananal

Foto: Wikimedia

Uma cidade histórica que foi responsável por 50% da produção de café do país, Bananal tem vários monumentos históricos conservados e além da parte cultural, a cidade também desenvolveu muito bem o ecoturismo. 

Por lá os aventureiros percorrem a Trilha do Ouro na Mata Atlântica, que requer três dias de caminhada e camping ao longo do trajeto. A estação ecológica de Bananal é considerada patrimônio mundial pela Unesco, onde vivem animais ameaçados de extinção, como a onça parda e o cachorro do mato, além de cachoeiras abertas ao público.

22. Caminho do Queijo

Aqui estamos roubando a seu favor, leitor, já que o Caminho do Queijo inclui várias cidades turísticas em SP! O Caminho do Queijo Artesanal Paulista surgiu em setembro de 2017 quando um grupo de 10 produtores de queijo se uniram para criar esse projeto que vem conquistando o coração dos paulistas. Fazem parte da rota queijarias das cidades de Joanópolis, Amparo, Porangaba, Itapetininga, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Pardinho, Cabreúva, Bofete e Porto Feliz.

| Hospedagens em qualquer destino do Brasil e do mundo? Aqui!

23. Espírito Santo do Pinhal

Foto: Wikipedia

Quer dicas de cidades turísticas em SP com carinha de Itália? Então conheça Espírito Santo do Pinhal, cidade que já foi apontada como “Toscana brasileira” devido a seu clima propício para a viticultura, ao charme que invade as vinícolas e a boa mesa. Ela fica imersa na Serra da Mantiqueira, uma das mais bonitas e cobiçadas que passa por trechos da capital paulista.

| Confira pousadas na Serra da Mantiqueira

24. São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí faz divisa com o município de Campos do Jordão, aí você pode até fazer um combinado para visitar mais de uma das cidades turísticas em SP de uma vez! Por lá, conheça a bela Pedra do Baú, pico com 1.950 metros de altitude que faz os olhos dos montanhistas brilharem. O visual lá do alto é alucinante e causa até vertigem. Rapel, trekking e voo livre integram as atividades aventureiras da região. Não deixe de visitar o Restaurante Trincheira com um visual espetacular.

| Guia de hotéis e pousadas você encontra aqui

25. Pirajú

A estância turística de Piraju é uma das cidades turísticas em SP para conhecer, tem rios, cachoeiras, parques, florestas e um montão de atrativos para o visitante sair da rotina e aproveitar momentos de lazer durante um final de semana. 

Hotel Fazenda Monte Alegre é uma ótima opção de hospedagem. Oferece chalés simples e tranquilos, bem como uma sauna, piscina coberta e ao ar livre, quadra de futebol e salão de jogos com bilhar e pebolim.

27. Nova Odessa

Foto: Wikimedia

Nova Odessa fica a pouco mais de 100 km de São Paulo e tem um dos jardins mais lindos do estado no Jardim Botânico Plantarum. Nele está o maior acervo de plantas da América Latina com quase 4 mil espécies vegetais numa área de 80 mil metros quadrados. Se você gosta deste tipo de passeio, aposte em visitar Nova Odessa!

| Veja pousadas na cidade

28. Ribeirão Preto

Terra do calor e do maior número de cervejarias do estado em um mesmo lugar, Ribeirão Preto é uma das cidades turísticas em SP que vem ganhando cada vez mais destaque por seus restaurantes, pontos turísticos e claro, cervejarias artesanais incríveis.

| Além dos atrativos acima, a cidade ainda tem uma lista de hospedagem de respeito

28. Itú

Itú é uma das cidades turísticas em SP conhecida pela cidade dos exageros, onde tudo lá é grande, você vai poder ver vários itens gigantes pela cidade enquanto passeia, mas o destaque aqui vai para um passeio de trem super gostoso que você pode fazer por lá, que liga as cidades de Itu e Salto. O atrativo conta com acessibilidade e vagão petfriendly, para ninguém ficar de fora.

| Lista com as melhores hospedagens de Itu

29. Guararema

Uma das cidades turísticas em SP mais surpreendentes é Guararema, que reúne muita natureza, construções históricas, gastronomia deliciosa e muitos lugares novos para conhecer. 

| Se você busca bons valores em hospedagens vem aqui

30. Paranapiacaba

Mais uma opção sossegada e com contato com a natureza, Paranapiacaba ficou conhecida por seu passeio de trem, pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba para fazer as trilhas da Pontinha, do Mirante e da Água Fria.

| Ainda não sabe onde ficar na cidade? Segue aqui com dicas de hotéis e pousadas

31. Águas de Santa Bárbara

Uma das cidades turísticas em SP que já caiu na boca dos viajantes, a encantadora Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara tem banhos de imersão, águas com propriedades medicinais e ainda proporciona bastante contato com a natureza.

| Fique pertinho da estância hidromineral nessas hospedagens

32. São Francisco Xavier

Com uma proposta de turismo rural, São Francisco Xavier fica na Serra da Mantiqueira, oferecendo assim uma porção de paisagens entre grutas, cachoeiras, picos, trilhas e ranchos que oferecem passeios a cavalo ou na gastronomia típica de roça.

| Confira uma seleção de hospedagem em São Francisco Xavier

33. São Pedro

Apesar do nome semelhante, não vamos confundir com Águas de São Pedro, ok? Essas são cidades diferentes apesar de uma colada na outra, cada uma com seu charme. Em São Pedro você pode fazer atividades radicais, como voos de parapente!

| Hotéis bons, bonitos e baratos aqui

34. Águas da Prata

A Estância Mineral localizada a 238 km da capital faz divisa com o Estado de Minas Gerais e integra o circuito Café com Leite. É conhecida pela água mineral existente em 11 estâncias hidrominerais devido à vegetação da Mata Atlântica, e pela topografia, rodeada de montanhas, muitas trilhas e mais de 58 cachoeiras. 

| Encontre aqui hospedagem na região

35. São Lourenço da Serra

Uma das cidades turísticas em SP mais próximas da capital paulista, a apenas 55 km, em São Lourenço da Serra é possível curtir a natureza e suas atrações naturais, como cachoeiras e lagos!

| Veja onde ficar na cidade aqui

36. Iporanga

cidades turísticas em SP
Foto equipe Quanto Custa Viajar

Quase na divisa com o PR está localizada a cidade de Iporanga que é a porta de entrada para o incrível PETAR, parque com cachoeiras e cavernas. Ele é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga mais de 300 cavernas, sendo 12 delas abertas ao público, além de muitas cachoeiras. É um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

A melhor hospedagem para conhecer o PETAR é o Glamping Mangarito

37. Olímpia

Foto: Divulgação Comunic

Mais uma na lista de cidades turísticas em SP que tem águas termais. Em Olímpia fora irá encontrar o Thermas dos Laranjais, parque aquático mais visitado da América Latina. Lá você pode desfrutar o ano inteiro com muita diversão nas piscinas de águas quentinhas.

Além do Thermas dos Laranjais você também pode curtir o outro parque na cidade, o Hot Beach Olímpia.

Dica de hospedagem? O Hot Beach Resort!

Cidades turísticas litoral SP

38. Guarujá

Agora vamos para uma parte da lista que muitos amam e só querem saber disso: as cidades turísticas em SP que ficam na praia! Bora começar por uma das mais bombadas, a cidade de Guarujá, uma das cidades litorâneas mais populares, oferecendo praias diversificadas, como Enseada, Pitangueiras, Pernambuco e Tombo! Além disso, lá é bem animado, com muitas festas e baladas!

| Quem quiser um ótimo hotel, pode apostar no Jequitimar Guarujá

39. Santos

Além de ser um importante porto do estado, Santos é uma cidade histórica com diversos atrativos, incluindo o Museu do Café, o Aquário Municipal, e o famoso Jardim da Orla. Ainda, a cidade é bem desenvolvida, com ótimas gelaterias, hotéis e claro, praias!

| Veja onde ficar em Santos (inclusive pet friendly)

40. Praia Grande

Foto: Flickr Rafael Carvalho

Quase uma extensão de Santos, a cidade de Praia Grande fica pertinho da cidade portuária e é uma das cidades turísticas em SP com maior desenvolvimento nos últimos anos, fazendo um trabalho contínuo de melhoria das praias, dos comércios e quem já foi faz muito tempo ou ainda não conhece, vale a pena voltar! As praias de lá estão competindo como algumas das mais bonitas do estado.

| Hospede-se em Praia Grande 

41. São Vicente

A segunda maior cidade do litoral paulista, São Vicente, abriga além das praias, muitas atividades culturais e também comerciais para os viajantes aproveitarem! 

| Dicas de pousadas em São Vicente

42. Bertioga

Bertioga é um destino bem bacana, com praias tranquilas e uma boa infraestrutura turística, além de ter uma das barracas de pastéis mais famosas do estado! Para quem quiser uma versão mais “chique”, a praia de Riviera de São Lourenço, localizada em Bertioga, é um dos destaques, oferecendo uma praia exclusiva com condomínios e opções de lazer.

| Confira uma seleção de pousada barata em Bertioga

43. São Sebastião

Além de suas belas praias, São Sebastião abriga a charmosa cidade histórica, com casarões preservados e um centrinho com lojas e restaurantes. Entre as melhores praias estão Maresias (onde ficam as melhores baladas e a praia mais agitada), Juquehy (linda e mais familiar) e outras praias incríveis!

| Em Maresias procure pela hospedagem Katmandu

44. Ilhabela

Localizada no litoral norte, Ilhabela é uma ilha paradisíaca com praias deslumbrantes, trilhas e cachoeiras. A região também é conhecida por sua vida noturna agitada durante a alta temporada, pelos famosos mosquitos borrachudos (que tem uma picada doída e são característicos da região) e tem um dos hotéis mais instagramáveis, o DPNY Beach.

Confira aqui nosso roteiro em Ilhabela

cidades turísticas em SP
Foto: Booking DPNY Beach

45. Ubatuba

Uma das mais buscadas cidades turísticas em SP, Ubatuba (também chamada de Ubachuva pelos íntimos) tem praias lindíssimas que mais parecem pertencer ao Nordeste do país e ainda tem uma estrutura impressionante, com várias pousadas, restaurantes e passeios para todos os gostos. Tem tanta praia por lá que você com certeza vai achar uma que agrade!

| Confira uma lista com sugestões de pousadas em Ubatuba

46. Caraguatatuba

Com praias movimentadas, Caraguatatuba é uma cidade turística com opções de lazer, como o Parque Estadual da Serra do Mar, que oferece trilhas e cachoeiras.

| Veja dicas de pousadas na região

47. Peruíbe

Para fechar as dicas de cidades turísticas em SP, conheça Peruíbe, no litoral sul do estado e que conta com diversas praias, cada uma com suas características únicas. Entre elas, destacam-se a Praia do Guaraú, Praia do Costão, Praia do Centro, e a Praia do Caramborê. Essas praias de Peruíbe atraem turistas em busca de sol, mar e natureza preservada.

| Confira hospedagens em Peruíbe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.