Se você gosta de clima ameno, belas paisagens e boa comida, não pode perder essa oportunidade. Até o dia 8 de novembro de 2020 acontece o festival gastronômico Cervejas & Sabores, em três cidades serranas de São Paulo: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento de Sapucaí.

A iniciativa da Associação Cozinha da Mantiqueira reúne 29 associados, entre bares, cervejarias artesanais e restaurantes, que criaram petiscos e pratos para harmonizar com cervejas artesanais produzidas da região agraciada pela Serra da Mantiqueira.

Para assegurar que a retomada do turismo na região seja segura, o presidente da Associação, Luis Fernando Peretti, afirma que foi criada uma sinalização de cumprimento de condutas específicas. “Os participantes estão cumprindo rígidas medidas preventivas e criamos um selo de ‘Restaurante Responsável’, que está fixado já na entrada dos estabelecimentos”.  

A partir do final de novembro a associação lançará o Festival gastronômico de Frutas Vermelhas, que fará parte das celebrações de Natal e Réveillon, quando os restaurantes oferecerão opções de pratos com as deliciosas frutinhas produzidas na região. Já deixe anotado na agenda!

O que provar no Festival Gastronômico

📍 em Campos do Jordão

Restaurante Alto da Brasa – chef Michelle Peretti: pão de malte recheado com queijo camembert gratinado com mel e castanhas, harmonizado com Cerveja de Pinhão Caiová Campos do Jordão, cerveja feita com o pinhão, fruto da árvore nativa Araucária que é ícone da região.

Foto: divulgação

Dona Chica – chef Anderson Oliveira: o restaurante dentro do Horto Florestal preparou uma truta com pesto de ora-pro-nobis e pinhão tostado com aligot de inhame com Gard American Wheat  Beer. Essa cerveja de trigo leve e suave, com notas de lúpulos frutados americanos, apresenta coloração amarela e é levemente turva. Fácil de beber, é a versão americana da cerveja de trigo.

Foto: divulgação

Bar Vemaguet67: o bar sugere como opções de menu degustação o mix de salsicha alemã com cebola caramelizada na cerveja Bock acompanhado de cerveja Weiss; a panceta de rolo com geleia de pimenta, harmonizada com cerveja Pilsen; lascas de joelho de porco com cerveja Red Ale; picanha Vemaguet com molho de alcaparras, farofa de malte torrado e vinagrete, junto à cerveja IPA; bolo Vemaguet com calda de cerveja Bock, acompanhado de cerveja Bock.

Foto: divulgação

📍 em Santo Antônio do Pinhal

Donna Pinha – chef Anouk Migotto: alcachofra recheada com nhoque de batata roxa em azeite aromático com sálvia harmonizado com cerveja Bauzera com aroma de hibisco.

Foto: divulgação

Campos do Jordão: vocação cervejeira

Com fontes de água cristalina, Campos do Jordão está cada vez mais abraçando a vocação cervejeira que possui. Em qualquer época do ano você pode se programar para um tour pelas cervejarias da cidade. Separamos algumas opções bacanas para conhecer na sua próxima viagem:

  • Microcervejaria Caras de Malte – a pequena produção fundada em Campos do Jordão reúne hoje nova tipos de cerveja. Da mistura de malte, lúpulo, levedura e ingredientes especiais saem os rótulos Antimatéria (Munich Helles), Supernova (American IPA);Buraco Negro (Brown Porter);Radioativa (Vienna Lager);Asteróide (Belgian Dark);Chocolate Brown Porter com Cacau Sabor Chocolate;Nebulosa (Witbier);Djalminha (Índia Pale Lager) e Double IPA (Blazar). Para o festival, o chef Wellington preparou o prato Joelho de Porco Estelar.
Foto: Brunella Nunes/QCV
  • Micro Cervejaria Vemaguet67 – O bar temático foi fundado em 2014 e recebeu este nome em homenagem ao carro Vemaguet 67, que vai da decoração com objetos de época até a roupa dos atendentes, tornando o local um ponto de encontro descontraído e divertido. Neste ano uma microcervejaria foi integrada a um Brew Pub, agora num espaço bem mais amplo. Os clientes podem acompanhar a produção das cervejas artesanais, inspiradas nos anos 50. É possível provar as variações Pilsen, IPA, Weiss, Bock e Red Ale numa roda de degustação.
Foto: divulgação
  • Cervejaria Campos do Jordão – entre as montanhas da Mantiqueira foi instalado o Parque da Cerveja, onde fica a fábrica da cerveja artesanal Campos do Jordão. É possível andar livremente para conhecer a fábrica ou fazer uma visita técnica agendada com o sommelier. Sãos seis rótulos e cada um possui uma ilustração que representa os ícones de Campos do Jordão, em estilo moderno: Hasalaz (Avelã); Arbórea (Dunkel); Hanami (Ginger); Caiová (Pinhão) e Bruma (Weizenbock). A área também abriga um bar com jogos de diversão, um restaurante e um imenso jardim, onde é possível fazer piquenique.
Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.