Os vulcões são aquele tipo de coisa que, independente de sua última atividade ou erupção, você pensa: “melhor não mexer com isso”. Mesmo em situação sob controle ou dormência, dá pra ficar um tanto quanto desconfiado pelos estragos que estas crateras já fizeram. Se sua curiosidade é maior do que o medo, confira abaixo algumas cidades para observar vulcões, fazer trilhas entre eles e garantir umas belas fotos.
Algumas cidades ficam próximas, enquanto outras foram totalmente construídas acima de vulcões, como é o caso de Auckland, na Nova Zelândia, que está acima de sete deles, em meio a um campo vulcânico. A última atividade dos dois vulcões principais, o Monte Wellington e o Rangitoto, foi há 250 mil anos atrás e atualmente o governo calcula que há 0,001% de chance de erupção.
A charmosa cidade de Puerto Varas carrega consigo dois vulcões, o Osorno e o Cabulco, e ambos podem ser vistos de longe. À beira do lago Llanquihue, o vulcão Osorno costuma receber turistas e funciona como estação de esqui durante o inverno. E não há com o que se preocupar, pois a última erupção foi em 1850.
2. Hakone, Japão
O Monte Hakone, numa estação termal próxima a Tóquio e entre as províncias de Shizuoka e Kanagawa, começou a emitir fumaça em maio de 2015, o que já causou dois terremotos de pequena intensidade mas a região costuma atrair cerca de 20 milhões de pessoas ao ano porque oferece uma bela vista para o Monte Fuji, símbolo do Japão.
3. Catânia, Itália
O Etna é vulcão mais ativo da Europa, em constante erupção, fazendo com que o aeroporto de Catânia seja fechado e as autoridades fiquem sob alerta. Tem 3.340 metros de altura e pode ser avistado das cidades próximas, como Taormina e Catânia, mas não é aconselhável chegar perto.
O pico nevado de Cotopaxi, a cerca de 35 km de Quito, esteve adormecido desde 1660 e acordou em 1999, para a surpresa de todos. A cidade ficou coberta com até duas polegadas de cinzas! Atualmente, está tudo sob controle e o vulcão é considerado dormente.
A cidade de Arequipa está próxima ao vulcão El Misti, que caso desperte, traria sua enxurrada de cinzas, além de uma avalanche que poderia causar terremoto. Mas não há muito com o que se preocupar, porque ele é um dos menos ativos do mundo, tendo sua última erupção, que foi leve, em 1985.
6. Puerto de La Cruz, Ilhas Canárias
A cidade de Puerto de la Cruz, na Espanha, tem vista para o Monte Teide, o mais alto do país. Antiga vila de pescadores e agora atração turística, o destino fica sob alerta pelo fato deste ser um dos vulcões mais destrutivos da Terra. A última erupção foi em 1909 e atualmente ele é tido como dormente, mas, fica em observação.
7. Legazpi, Filipinas
A cidade de Legazpi tem atraído turistas por conta de suas belas paisagens e trilhas até o Monte Mayon, um dos vulcões mais ativos das Filipinas. Este requer maior cuidado: em 2013, cinco alpinistas morreram por conta de uma pequena erupção, quando estavam próximos ao topo. Cerca de 900 mil pessoas vivem em sua base e às vezes têm dificuldades para respirar por conta de suas cinzas tóxicas.
8. Shimabara, Japão
No sul da ilha japonesa de Kyushu, a cidade de Shimabara é um antigo reduto samurai do século 17, com arquitetura tradicional bem preservada. Em 1792, uma erupção do Monte Unzen, a 40 km de distância, enviou um tsunami à baía e matou 15 mil habitantes da cidade vizinha. O último despertar dele foi em 1991, mas ele continua sendo monitorado.
Uma das cidades mais ameaçadas por vulcões, Nápoles fica próxima ao enorme campo vulcânico Campi Flegrei e ainda ao vulcão Vesuvius. Caso acontecesse alguma coisa, a evacuação poderia levar mais de 72 horas por causa da estrutura local, mas a população não se preocupa muito com isso, porque os ventos sopram para o nordeste, longe da cidade.
10. Pasto, Colômbia
O mais ativo da Colômbia, o vulcão Galeras fica próximo a cidade de Pasto, na Colômbia. O local, a apenas 9 km do vulcão, foi coberto por cinzas durante vários anos por conta das erupções. A população de 450 mil pessoas está sempre alerta, sempre pronta para evacuar a cidade. Em 2005, após explosão vulcânica, foram obrigados a usar máscaras e óculos de proteção.
Falta, sem dúvida, incluir o Pico com 2351m (7,713 ft) de elevação em alto mar, que em condições meteorológicas favoráveis, é visível em todas as ilhas do Grupo Central dos Açores. No Faial ou mesmo em São Jorge, as ilhas mais próximas, a vista é indescritível!
Moro na Guatemala e nunca vi tanto vulcão na vida! É lindo de ver! Faltou então a Guatemala!
Na cidade de Arequipa no Perú, não há apenas um vulcão mas, sim três enormes vulcões (Misti, Chachani e o Pichu Pichu) sendo o menor com mais de 5500 metros de altitude, aqui próximo a nós no Brasil. Todos podem ser avistados simultaneamente em diversos pontos da cidade de Arequipa.