O Velho Continente preserva curiosidades inusitadas que não giram só em torno da cultura local, mas também da história de todo o planeta, desde as primeiras civilizações, até vestígios de vilarejos não mais existentes. Mas neste artigo, você conhecerá as cidades mais antigas do mundo que ainda se mantém de pé, com sítios arqueológicos preservados comprovando onde e como tudo começou. Algumas dessas cidades não são destinos abertos para o turismo, devido aos conflitos religiosos ou políticos que sofrem, mas que deixam na gente a curiosidade sobre todo o histórico daqueles antigos povos. Confira:

Partiu viajar? Independentemente do seu destino, pesquise aqui sua passagem aérea barata

As cidades mais antigas do mundo

1. Jericó, Palestina

Com apenas 20 mil habitantes, este pequeno vilarejo próximo ao Rio Jordão foi reconstruída inúmeras vezes, e ainda mantém sítios históricos e religiosos muito populares entre os cristãos, como o Monte da Tentação, e Nabi Musa, a tumba de Moisés. Acredita-se que Jericó existe há mais de 9600 a.C, e escavações arqueológicas apontam que durante este período o vilarejo tinha aproximadamente 70 casas, abrigando um total de mil habitantes.

2. Damasco, Síria

Muito embora os registros das primeiras civilizações em Damasco sejam de 6300 a.C., escavações realizadas ao longo dos anos na região mostram que já existiam vestígios humanos na cidade em 9000 a.C. A apenas 80 km do mar Mediterrâneo, Damasco tornou-se uma importante rota comercial entre entre o Oriente e Ocidente, e por isso, se foi abrigo de diferentes povos, como romanos e gregos, influentes, inclusive, no planejamento urbano da cidade ao longo dos anos.

3. Rey, Irã

cidades mais antigas do mundo
Foto: Amin Noubahar – Wikimedia Commons

Mencionada como lugar sagrado na Avestá, livro sagrado do Zoroastrismo, Rey ainda mantém intacta algumas poucas preciosidades de seu passado, como a Torre Tuğrul e a Colina Cheshme-Al. As primeiras civilizações tiveram registros de surgimento em 6.000 a.C, mas escavações arqueológicas na região já encontraram artefatos datados de 7 mil anos.

4. Biblos, Líbano

Situada na costa do Mar Mediterrâneo, Biblos era conhecida originalmente como Gebal, e é onde surgiu o alfabeto fenício (que originou diversos outros alfabetos, incluindo o nosso). A 42 km ao norte de Beirute, Líbano, a cidade que tem suas origens datadas em 5000 a.C., chama a atenção de muitos turistas não só por suas atrações históricas, como o Castelo dos Cruzados, do século XII, e a Necrópole Real fenícia, mas também por suas praias.

Hospedagens em Biblos

Passagens aéreas para Biblos

5. Alepo, Síria

Antes de se tornar um destino isolado do mundo, esta cidade mais populosa da Síria já foi considerado um dos centros urbanos mais cosmopolitas da Idade Antiga. Apesar das pesquisas na região serem dificultadas não só por questões políticas, mas também por terem construído praticamente uma cidade inteira em cima destes antigos assentamentos, as primeiras civilizações em Alepo tem registros históricos datados de 5000 a.C.

6. Atenas, Grécia

Atenas é certamente uma das cidades antigas mais populares do mundo, justamente por ser uma das poucas que ainda é aberta para o turismo. A capital da Grécia existe há mais de 5000 a.C., e concentra preciosidades históricas de grande importância, tornando-se o berço da cultura ocidental por toda a sua importância política, artística e filosofal.

Hospedagens em Atenas

Passagens aéreas para Atenas

7. Faium, Egito

Faium tem seu primeiro registro civil datado de 4.000 a.C, sendo uma das cidades mais antigas da África e a mais antiga do Egito. Conhecida entre os turistas por seu oásis, Faium ocupa uma parte de uma antiga cidade chamada Crocodilópolis, na qual seus moradores veneravam Petsuchos, um crocodilo que habitava como um deus por ali. O local é demarcado para que os visitantes possam conhecer a lenda.

Hospedagens em Faium

Passagens aéreas para o Egito

8. Plovdiv, Bulgária

A segunda maior cidade da Bulgária surgiu há 4.000 a.C., quando ainda era somente um assentamento neolítico às margens do rio Maritsa. O local é um importante centro econômico, de transportes, cultural e educacional do país nos dias atuais. As ruínas do Antigo Estádio de Philipópolis, do Anfiteatro Romano e de Eumolpias ainda podem ser encontradas em Plovdiv, deixadas pelos gregos e romanos.

Hospedagens em Plovdiv

Passagens aéreas para Bulgária

9. Gaziantepe, Turquia

Conhecida também como Antep, a nona cidade mais antiga do mundo surgiu em 3650 a.C. e fica a apenas 120 km de Alepo. Essa área metropolitana a sudoeste da Turquia ainda preserva sítios históricos de grande importância, como as ruínas de Rumkale, o Forte de Gaziantepe e a Cidadela de Ravanda, que foram restaurados no século VI pelos bizantinos.

Hospedagens em Gaziantepe

Passagens aéreas para Turquia

10. Jerusalém, Israel

A caçula das cidades mais antigas do mundo data de 2800 a.C., mas sem dúvidas, é a que mantém até hoje as mesmas características de seus antepassados, principalmente pelos cercos e ataques à região. O Cristianismo, Judaísmo e Islã formam o grande centro religioso de Jerusalém, e mantém até hoje sítios históricos importantes para tais crenças, como o Monte das Oliveiras, a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha.

Hospedagens em Jerusalém

Passagens aéreas para Israel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.