Trompaço, relancina, peleia, gaudério e entrevero são palavras de uso comum numa região brasileira. Será que você sabe de qual estamos falando? Separamos cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul na sua próxima viagem. Com essas opções turísticas, você vai voltar sabendo tudo a respeito das gírias gaúchas!

Região farta em enoturismo, o sul do Brasil é parada obrigatória para quem curte degustar bons vinhos e contemplar belas paisagens. A 120 km de Porto Alegre, está o chamado Vale dos Vinhedos, que se divide entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Degustações gratuitas, passeios por vinícolas e até tratamentos de beleza com vinhos estão à disposição dos viajantes.

Encontre aqui passagem aérea para Porto Alegre

Outra sugestão é seguir pela Rota Romântica, que passa pela maior estrada do Brasil: a BR-116. O trecho que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis está rodeado por paisagens encantadoras. Ele atravessa diversas cidades do RS, como Picada Café, Morro Reuter, Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Novo Hamburgo. Aproveite para conhecer, também, um pedacinho do Tibet no meio do percurso.

De fevereiro a maio — ou entre agosto e outubro — é possível aproveitar o que há de melhor na Serra Gaúcha. Os preços caem nesses meses fora da alta temporada, ficando até 40% mais em conta na hora de explorar cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul. Vale a pena visitar o parque de neve Snowland e todas as atrações de Gramado, além de participar das celebrações temáticas, como a Festa Nacional da Música de Gramado.

Cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul

1. Gramado

Cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul
Foto: Alex Portes

Colonizada por alemães e italianos, a romântica Gramado mantém suas raízes europeias por meio da arquitetura bávara, da vegetação e da gastronomia. O clima predominantemente frio da cidade, que fica a 120 km de Porto Alegre, faz com que ela se torne um dos principais destinos no Rio Grande do Sul para viajar.

Os turistas se encantam com a cultura local, as casas com estilo enxaimel e seus belos parques. Sem dúvidas, Gramado é uma das cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul e você deve incluí-la no seu roteiro de viagens. Confira aqui as diversas atividades que você pode fazer em Gramado

Para se hospedar: Locanda Casa D’Oro – Hotel Boutique | Buona Vitta Gramado Resort & Spa by Gramado Parks | Hotel Colline de France

2. Canela

cidades legais para conhecer no rio grande do sul
Foto: Wikimedia Commons

Além de abrigar a mais alta cascata do Rio Grande do Sul, dentro do Parque do Caracol, a vizinha de Gramado é cercada de flores em jardins bucólicos, matas nativas, morros e vales. Na gastronomia, o tradicional churrasco, o fondue e o chocolate caseiro são especialidades que agradam os turistas.

Tranquila, Canela é uma cidade ideal para quem quer descansar, além de apreciar as belezas naturais da vida. É uma ótima opção dentre as cidades no Rio Grande do Sul para viajar. Em Canela não deixe de conhecer a atração Sky Glass.

Para se hospedar: Cammino Della Serra | Pousada Flor De Canela | Jangal das Araucárias Swan Design Hotel Canela

3. Porto Alegre

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: Glauco Umbelino

Como não falar de Porto Alegre? Quem conhece, sabe. Apesar de ser grande em seu território e número de habitantes, POA preserva a tranquilidade que vemos em destinos interioranos. A cidade tem bons índices de qualidade de vida, além de contar com ruas arborizadas e parques agradáveis. O que mais a gente quer, não é mesmo?

Porto Alegre se destaca em cultura e lazer, que estão entre seus principais atrativos. A programação cultural, gastronomia admirável e atividades ao ar livre fazem com que a capital seja uma das cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul. Não deixe de fazer um tour pela cidade.

Quer dicas sobre onde se hospedar? Veja aqui onde ficar durante uma viagem para a cidade de Porto Alegre.

4. Bento Gonçalves

cidades no rs para viajar
Foto: Wikimedia Commons

Colonizada por italianos, Bento Gonçalves resguarda todo o charme, tradição, culinária e arquitetura do país europeu. A cidade está repleta de paisagens que lembram a região da Toscana. Sem sombra de dúvidas, ela deve ser incluída no seu roteiro de cidades no Rio Grande do Sul para viajar.

Conhecida por suas vinícolas (saiba mais sobre elas por aqui), a produção artesanal e as charmosas casas de pedra estão presentes no roteiro “Caminhos de Pedra”. Essa rota de Bento Gonçalves, inclusive, conta com 12 km de extensão e foi qualificada como museu vivo pela preservação do patrimônio histórico material e imaterial. Confira aqui outros passeios que você pode fazer pela região.

Esteja preparado para viver uma verdadeira viagem no tempo. Para se hospedar confira as opções: Dall’Onder Planalto Hotel Bento Gonçalves | Farina Park Hotel | Pousada Capanna del Vale – Vale dos Vinhedos

5. Torres

cidades legais para conhecer no rio grande do sul
Foto: Wikimedia Commons

Nem só de Gramado e Canela vive o Rio Grande do Sul! Pouco se fala sobre as praias da região, mas Torres promete vistas fantásticas. O cartão-postal é a praia da Guarita, com penhascos em seu território e surfistas disputando suas ondas agitadas. Essa é, definitivamente, uma das cidades legais no Rio Grande do Sul para viajar.

Aproveite para subir no Parque da Guarita para alcançar o topo da Torre Sul, onde a visão do entorno compensará todos os seus esforços. Nos arredores, conheça a reserva ecológica Ilha dos Lobos ou programe uma viagem durante a Páscoa, quando acontece o Festival de Balonismo. São cinco dias de apresentações que enfeitam o céu. Encontre aqui os passeios em Torres que você pode reservar online.

Para se hospedar em Torres: Pousada Vivenda da Barra | BALUARTE POUSADA

6. Três Coroas

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: Wikimedia Commons

Três Coroas é uma cidade que está localizada na divisa com a região da Serra Gaúcha. O município do RS, com cerca de 25 mil habitantes, se destaca pelas suas opções turísticas, principalmente devido aos parques de aventura e às construções históricas. Sobre as montanhas do Vale do Paranhama, está o templo budista tibetano da América do Sul, inclusive com tibetanos vivendo em seus arredores.

A construção principal é uma réplica do templo de Guru Rinpoche, o grande mestre iluminado que levou o Budismo Vajraiana ao Tibete no século VIII. A visitação é gratuita e aberta de quarta a domingo. Ao longo desse passeio, o público pode passar pelos belos jardins, participar de retiros e, claro, aprender os ensinamentos budistas. Três Coroas é, com certeza, uma das cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul, confira aqui os passeios que você pode fazer por lá.

Em Três Coroas você pode se hospedar nesse chalé próximo ao templo ou no Hotel Caminhos da Serra

7. Cambará do Sul

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: Wikimedia Commons

Mais uma das cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul! A 200 km de Porto Alegre, Cambará do Sul é conhecida como “capital dos cânions”, já que abriga 36 formações rochosas distintas. Saiba mais sobre elas por aqui. Entre os principais está o cânion do Itaimbezinho, um abismo verde que existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil.

Sua extensão atinge 5.800 metros, além de ter uma largura que varia entre 200 e 600 metros dentro do Parque dos Aparados da Serra. Com sorte, é possível ver até neve no município ao longo do período de inverno. Então, recomendamos que você coloque, desde já, Cambará do Sul no seu roteiro de cidades no Rio Grande do Sul para viajar!

Para ficar por lá, procure as hospedagens: Parador Cambará do Sul | Parador dos Canyons | Pousada&Camping Nativos dos Canyons

8. São Miguel das Missões

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: Wikimedia Commons

A 486 km de Porto Alegre, o pequeno município de São Miguel das Missões é visitado por turistas de toda a América Latina e da Europa. Isso porque o conjunto de ruínas antigas é um dos principais vestígios das Missões Jesuítas dos Guarani, sendo considerado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

No Museu das Missões, é possível admirar estátuas de imagens sacras feitas pelos indígenas. Ao cair da noite, um espetáculo de som e luz narra a história do lugar. Essa é uma daquelas cidades legais no Rio Grande do Sul para visitar inúmeras vezes.

9. Antônio Prado

cidades legais no rio grande do sul
Foto: Prefeitura de Antônio Prado

A pequena cidade a 185 km de Porto Alegre se destaca por seu cenário bucólico e seu conjunto arquitetônico, que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico. Construídas entre os séculos 19 e 20, as casas de madeira e alvenaria são parte do legado da Itália.

No centro, está o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à imigração italiana no Brasil. O artesanato, a cultura popular e a culinária também foram herdados do berço europeu, além do vestuário e do dialeto Vêneto, fazendo de Antônio Prado uma das cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul.

Para se hospedar procure o Tri Hotel Antônio Prado

10. Caxias do Sul

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: Governo do Rio Grande do Sul

Conhecida por sua qualidade em vinhos e espumantes, Caxias do Sul reúne vinícolas, cantinas e locais históricos interessantes. Entre seus principais atrativos, está a Festa Nacional da Uva, no mês de fevereiro, quando acontecem as colheitas, eventos com música, dança e degustações.

É por lá que também fica o Château Lacave, o único castelo a ter uma vinícola na América Latina. Com arquitetura do século 11, oferece um belo passeio pelo período medieval. Coloque Caxias do Sul no seu roteiro de cidades no RS para viajar e seja feliz! Aqui você pode conferir os passeios que você pode fazer na região e reservar online!

Em geral, as diárias das acomodações têm valores partir de R$ 192. Como opção de hospedagem, conheça o Hotel Blue Tree Towers Caxias ou o Partner Hotéis Caxias do Sul

11. Pelotas

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: nannirios

Fundada em 1758, Pelotas ganhou fama e riqueza em razão das charqueadas, fazendas que produziam carne seca e que, hoje, são atração turística. O açúcar também fortalece o turismo, já que a cidade de RS produz ótimos doces, especialmente os de origem portuguesa. Essas delícias podem ser consumidas nos comércios ou durante a Fenadoce, a maior feira do ramo de docerias do país.

Os parques e a arquitetura do século 19 também caem nas graças dos visitantes, fazendo com que Pelotas seja uma das cidades legais no Rio Grande do Sul para viajar e explorar! Encontre os melhores hotéis em Pelotas, com diárias a partir de R$ 65, para uma hospedagem confortável e econômica.

12. Nova Prata

cidades legais no rio grande do sul
Foto: TripAdvisor

Nova Prata está localizada na Serra Gaúcha e se destaca pela preservação da natureza, com cascatas e inúmeras trilhas. Seu principal ponto turístico diz respeito ao Complexo Hidrotermal Caldas de Prata, já que atrai várias pessoas que buscam desfrutar das piscinas abertas e cobertas com água corrente. Quer outro motivo para que Nova Prata faça parte de seu roteiro de cidades no Rio Grande do Sul para viajar?

Então lá vai: o município pitoresco conta com uma variada rede de restaurantes, cafés e lancherias. Isso proporciona uma ótima experiência gastronômica. Também vale a pena passar pelos casarios do início do século passado, visitando a Igreja Matriz São João Batista, o Museu Municipal Domingos Battistel e o Parque da Gruta.

Como opções de hospedagem em Nova Prata, confira o Hotel Prata Villaggio.

13. Caçapava do Sul

cidades no rio grande do sul para viajar
Foto: Wikimedia Commons

Caçapava do Sul é uma daquelas cidades no RS para viajar e explorar todos os pontos turísticos possíveis. Afinal de contas, o município conta com uma rica arquitetura histórica, além de belezas naturais para lá de encantadoras. As suas formações rochosas, tanto acima como abaixo da superfície, fazem com Caçapava do Sul seja considerada como a capital gaúcha da Geodiversidade.

Vale a pena conhecer a Cascata de Salso, que tem uma linda queda d’água superior a 20 metros. Na sua parte superior, é possível encontrar a barragem de cimento de uma antiga hidroelétrica.

14. Santa Maria

cidades legais no rio grande do sul
Foto: Wikimedia Commons

Santa Maria é a quarta cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, já que contempla quase 300 mil habitantes. Com arquitetura influenciada por imigrantes portugueses, o município oferece um roteiro repleto de atrações turísticas, como construções típicas em madeira, igrejinhas e fábricas de facas artesanais.

Para os aventureiros de carteirinha, a cidade garante inúmeras opções de caminhada (trekking), escalada, rapel, canoagem e balonismo. Há, inclusive, trilhas que passam por impressionantes cachoeiras e piscinas naturais. Vale a pena incluir Santa Maria no seu roteiro de cidades no Rio Grande do Sul para viajar.

A chamada Rota Turística e Gastronômica é uma experiência à parte e envolve outras nove cidades: Silveira Martins, Ivorá, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Agudo e Restinga Seca.

Para se hospedar em Santa Maria, confira o Hotel Dom Rafael Premium e o Hotel Gabriel

15. Derrubadas

cidades legais no rio grande do sul
Foto: Wikimedia Commons

Derrubadas fica na região Noroeste do Rio Grande do Sul, com distância aproximada de 490 km em relação à capital, Porto Alegre. A cidade comporta um dos maiores atrativos do estado: o Salto Yucumã, que fica no interior do Parque Estadual do Turvo e possui quedas d’água com 1.800 m de extensão. É ou não é uma das cidades no Rio Grande do Sul para viajar? Os encantos de Derrubadas são inquestionáveis!

No município, os visitantes também podem passar alguns dias em dois balneários. Os ambientes contam com pesque-pague, cabanas, área de camping, piscinas com tobogãs e pedalinhos.

16. Marcelino Ramos

marcelino ramos
Foto: Termas de Marcelino Ramos

Marcelino Ramos é cidadezinha gaúcha que faz divisa com o estado de Santa Catarina, localizada a 48 km de Erechim (RS) e 40 km de Concórdia (SC). O que tem de legal na cidade? As Termas de Marcelino Ramos que atraem turistas o ano inteiro que desejam aproveitar as piscinas com águas quentinhas, sempre em torno de 39°C.

Algumas opções de hospedagem: Hotel BalneárioHotéis Thermas ClassicHotel Villa das Termas

17. Machadinho

águas termais no rs machadinho
Foto: reprodução / Booking.com

Outra cidade para conhecer no Rio Grande do Sul é Machadinho também por conta das suas águas termais que você pode curtir no Parque Aquático Termas de Machadinho que faz parte do Machadinho Thermas Resort. O complexo conta com nove piscinas com águas termais.

Confira outras dicas de destinos com águas termais no Rio Grande do Sul

18. São Francisco de Paula

Foto: Divulgação Mátria Parque

A cidade gaúcha de São Francisco de Paula é uma cidade serrana próxima de Gramado e Canela. São Francisco de Paula conta com lindas paisagens serranas, trilhas ecológicas, cachoeiras, mirantes e recentemente foi inaugurado na cidade o Mátria Parque das Flores com 135 hectares para o visitante poder entrar em contato com a natureza, relaxar e se divertir em jardins inspirados da Áustria, Suíça e Itália.  Encontre aqui sua hospedagem em São Francisco de Paula

19. Bagé

Foto: Reprodução / via

A pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul entra nessa lista por conta do Rincão do Inferno, um paraíso natural. Lugar de aventuras, peregrinação e mistérios, o Rincão do Inferno fica entre os municípios de Bagé e Lavras do Sul. Para além das caminhadas, banho e descidas de caiaque são permitidas no rio, assim como pernoitar em barracas de camping, o que permite outra visão mágica: o céu forrado de estrelas brilhantes. Que tal se hospedar em um trailer em Bagé?!

20. Morro Reuter

Foto: divulgação/Caminho das Serpentes Encantadas

Morro Reuter é uma cidade do Rio Grande do Sul a 65 km de Porto Alegre que faz parte da Rota Romântica e fica no início ou fim de Aparatos da Serra. Você irá encontrar lá o lindo Caminho das Serpentes Encantadas, parque que reúne obras em mosaicos coloridos e mirantes impressionantes, juntando arte e natureza.

Além do Caminhos das Serpentes Encantadas a cidade tem diversos ateliês de artistas, cafés e deliciosas pousadas!

Opções de hospedagem: Pousada CamponesaEcopousada FrezzaPousada Bauernhof Nova PetrópolisVila do Arquiteto Nova Petrópolis

21. Nova Petrópolis

Foto: Miron Neto

A pequena cidade gaúcha é um charme puro e é lá que fica o Parque Aldeia do Imigrante, um parque com atrações temáticas da cultura alemã, muito presente da colonização da região aos dias atuais. Confira mais sobre o parque Aldeia do Imigrante aqui.

Mas não é só a cultura germânica que tem seu espaço na cidade, o complexo de entretenimento Cidade Zaandam promete trazer um pedaço da Holanda para Nova Petrópolis. Confira onde se hospedar em Nova Petrópolis.

22. São José dos Ausentes

Foto: Wikimedia

É em São José dos Ausentes que fica o deslumbrante Cânion da Boa Vista. São vários roteiros para os passeios na região, que podem começar na Pousada Ecológica dos Cannyons, a 43 km do centro da cidade. Outro ponto imperdível dos arredores é o Pico Monte Negro a 1.403 metros de altitude, o maior do Estado. Um cânion também se abre entre os morros, formando mais um visual de tirar o fôlego.

Com essa listinha, você consegue fazer uma viagem pelo Rio Grande do Sul que ficará na história – e guardada na sua memória também. Para isso, vale a pena alugar um carro para explorar os encantos das cidades sem quaisquer preocupações.

Você já visitou algum desses lugares? Conta aqui nos comentários como foi sua experiência. Aproveite para sugerir mais cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul!

34 comentários

  1. Apenas para informar que existe sim, ao menos mais um, templo Budista da mesma linha de Tres Coroas. Ele esta em Cotia e se chama Odsal Ling. E vale cada minuto de visita!

  2. A cidade de São Francisco de Paula não está citada nas 12 cidades, mas vale a visita pois há opções de parques para a prática de esportes, turismo de aventura, variadas hospedagens, cafés e inúmeras trilhas com belas cascatas e cachoeiras.

    1. Já fui inúmeras vezes lá, não achei nenhum atrativo tão relevante, o único diferencial é a grande faixa de areia, mas não torna uma opção melhor em relação à Torres por exemplo, devido à distância da capital.

  3. Gostaria de conhecer lugares historicos,turisticos e aconchegantes
    Sugestões de cidades no estado de Rio Grande do Sul.

  4. Visite a cidade de Machadinho RS , pelas belezas naturais, cidade limpa, e aconchegante, e de pessoas educadas, sem contar com as Termas de Machadinho, um encanto, quem vem , retorna.

  5. Boa tarde. Todas essas cidades estão em bandeira vermelha? Eu tinha uma ida para POA dia 26, mas só vejo que as coisas estão ruins por lá, então pensei em conhecer o estado. Mas pelo que vi, quase todo estado está com problemas com covid. Aí pergunto, existe alguma região que vale a pena visitar, mesmo com covid? Obrigado

    1. É necessário consultar quais cidades estão em bandeira vermelha, a maioria sim pois RS é um dos estados em que as mortes estão aumentando neste momento. Com isso tudo está fechado e não vale a pena a viagem.

  6. Para quem gosta da nossa história, sugiro ler sobre a Revolução Farroupilha (1835 a 1845, a revolta realizada pelos farrapos iniciou-se em 20 de setembro de 1835 e espalhou-se por parte considerável do território do Rio Grande do Sul. Entretanto, o anúncio da separação da província só aconteceu em setembro de 1836, dando origem à República Rio-Grandense, também conhecida como República de Piratini) e conhecer PIRATINI (1ª Capital Farroupilha) seus casarões, a arquitetura, hotéis fazenda… e as demais cidades que também fizeram parte desta história, você vai gostar.

  7. Existem inúmeras opções de hospedagem em Cambará do Sul, no centro ou hospedagem rurais, pousadas, cabanas e hotel., entretanto o texto fala em hospedagem na cidade de Praia Grande! Desconhecimento?

  8. Ótimas dicas. Rodo muito o RS e conheço quase todas as atrações sugeridas.
    Incluiria tambem Jaguarao no extremo sul, divisa com o Uruguai. Cidade muito agradável.

  9. Eu fiquei confuso! Falava em cidades, mas alguns são na verdade pontos turísticos, ou seja, não é a cidade em si, uma atração.

  10. Esse de Nova Prata não aconselho ir. Caro infraestrutura ruim. Minha mãe foi picada por uma cobra no caminho do restaurante para a piscina onde deveria ser um local limpo com mato alto (se fosse na trilha entenderia) não fecharam a passagem, não avisaram as pessoas, e o atendimento que revemos foi péssimo no momento e após tbm. Piscina pequena cheia nem tem como se mover. Realmente teria outras opções como Marcelino Ramos ou Machadinho.

  11. Cidade de Vespaziano Correa, para conhecer o Viaduro 13 também é uma ótima opção. Muitos viadutos, túneis, cachoeiras…local pequeno e muito acolhedor.
    Recanto Cascata V13 é uma ótima opção de hospedagem, camping e restaurante e condutores turísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.