Apesar da Europa ser conhecida como “Velho Continente” e encantar a todos com seus símbolos arquitetônicos, o Brasil também não vai mal quando o assunto é das antigas. Há várias cidades históricas no Brasil que preservam marcos importantes da colonização, além de serem charmosas e super coloridas.

Sabia que Angra dos Reis foi descoberta em 1502 no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a descoberta do país? Colonizada em 1556 pelos europeus, antes era habitada por tribos indígenas tupinambás. Já Olinda, em Pernambuco, foi fundada em 1535 e atualmente nos encanta com seus marcos históricos, tombados e ressaltados pela Unesco.

Descendo para Minas Gerais tem Ouro Preto, que a partir de 1711 ganhava suas formas das quais permanecem até hoje, e muitas outras cidades como Mariana e Serro. Chegando ao Centro-Oeste está Goiás Velho, uma das mais importantes cidades coloniais na América do Sul durante o século 18, e Pirenópolis, considerada Patrimônio Nacional por manter resquícios de sua fundação, em 1832.

Indo para o lado de São Paulo temos São Luís Paraitinga e Cananéia, considerada a cidade mais antiga do país. Movendo-se para o Sul, está Lagoa Santa, fundada em 1676 em Santa Catarina, e Pelotas, de 1758. Outros destinos nacionais, como Belém do Pará e Vitória, no Espírito Santo, infelizmente estão com seus patrimônios culturais em situações um tanto degradantes, mas também possuem um lado histórico marcante.

Dados alguns exemplos, vamos a nossa lista de destaques:

Cidades históricas no Brasil

1. Petrópolis, RJ

Fundada por Dom Pedro II em 1843, esta é não só a maior da região serrana do Rio de Janeiro, mas também a segunda cidade projetada do país. A arquitetura bem preservada revela traços da época do império, vista em casarões, no Museu Imperial, no Palácio de Cristal e no Palácio de Quitandinha, considerado o maior do Brasil.

cidades históricas no Brasil Petropolis

2. São Luís, MA

Patrimônio Mundial pela Unesco, a capital do Maranhão foi fundada por franceses em 1612, passando ainda por uma invasão holandesa e colonização portuguesa, que marca a arquitetura local. A região foi restaurada, tem belos edifícios antigos e mantém tradições culturais, como a folclórica apresentação do Bumba-Meu-Boi.

cidades históricas no Brasil Sao Luis

3. Tiradentes, MG

Uma verdadeira viagem no tempo permeia a cidade fundada no sul de Minas Gerais. Considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem igrejas do século 18 que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio. Charretes e Maria Fumaça estão presentes até hoje no local.

cidades históricas no Brasil Tiradentes

4. Iguape, SP

Junto com Cananéia, esta é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 1538, Iguape está repleta de raridades. As casas coloniais do centro histórico, feitas com taipa de pilão, marcam o potencial econômico do destino durante os séculos XVI e XIX, se mantendo em bom estado após reestruturação e recuperação.

cidades históricas no Brasil Iguape SP

5. Porto Seguro, BA

Nem só de axé e viagens de formatura vive Porto Seguro. A cidade foi o primeiro local a abrir os olhos de Pedro Álvares Cabral no Brasil assim que chegou aqui, em 1500. As construções históricas surgem em 1534, quando a região foi enfim fundada, e estão presentes até hoje, como se vê na Igreja de Nossa Senhora da Pena e na Praça Pero Campos de Tourinho.

cidades históricas no Brasil Porto Seguro

6. São Francisco do Sul, SC

No sul do Brasil, São Francisco do Sul se caracteriza por seu patrimônio histórico de forte influência europeia, além do charme sem igual. Fundada em 1504, é a terceira cidade mais antiga do país e a primeira a ser encontrada em Santa Catarina. Para se ter uma ideia do tanto que há para ver, são 400 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

cidades históricas no Brasil sao francisco do sul

 

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *