Apesar da Europa ser conhecida como “Velho Continente” e encantar a todos com seus símbolos arquitetônicos, o Brasil também não vai mal quando o assunto é das antigas. Há várias cidades históricas no Brasil que preservam marcos importantes da colonização, além de serem charmosas e super coloridas.

Sabia que Angra dos Reis foi descoberta em 1502 no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a descoberta do país? Colonizada em 1556 pelos europeus, antes era habitada por tribos indígenas tupinambás. Já Olinda, em Pernambuco, foi fundada em 1535 e atualmente nos encanta com seus marcos históricos, tombados e ressaltados pela Unesco.

Descendo para Minas Gerais tem Ouro Preto, que a partir de 1711 ganhava suas formas das quais permanecem até hoje, e muitas outras cidades como Mariana e Serro. Chegando ao Centro-Oeste está Goiás Velho, uma das mais importantes cidades coloniais na América do Sul durante o século 18, e Pirenópolis, considerada Patrimônio Nacional por manter resquícios de sua fundação, em 1832.

Indo para o lado de São Paulo temos São Luís Paraitinga e Cananéia, considerada a cidade mais antiga do país. Movendo-se para o Sul, está Lagoa Santa, fundada em 1676 em Santa Catarina, e Pelotas, de 1758. Outros destinos nacionais, como Belém do Pará e Vitória, no Espírito Santo, infelizmente estão com seus patrimônios culturais em situações um tanto degradantes, mas também possuem um lado histórico marcante.

Dados alguns exemplos, vamos a nossa lista de destaques:

Cidades históricas no Brasil

1. Petrópolis, RJ

lugares para viajar a dois no Brasil Petrópolis Rio de Janeiro
Foto: Flickr / Rodrigo Soldon

Fundada por Dom Pedro II em 1843, esta é não só a maior da região serrana do Rio de Janeiro, mas também a segunda cidade projetada do país. A arquitetura bem preservada revela traços da época do império, vista em casarões, no Museu Imperial, no Palácio de Cristal e no Palácio de Quitandinha, considerado o maior do Brasil.

2. São Luís, MA

Foto: Roberto Tietzmann

Patrimônio Mundial pela Unesco, a capital do Maranhão foi fundada por franceses em 1612, passando ainda por uma invasão holandesa e colonização portuguesa, que marca a arquitetura local. A região foi restaurada, tem belos edifícios antigos e mantém tradições culturais, como a folclórica apresentação do Bumba-Meu-Boi.

3. Tiradentes, MG

cidades legais para conhecer em Minas Gerais
Foto: Wikimedia Commons

Uma verdadeira viagem no tempo permeia a cidade fundada no sul de Minas Gerais. Considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem igrejas do século 18 que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio. Charretes e Maria Fumaça estão presentes até hoje no local.

4. Iguape, SP

Foto: Wikipedia

Junto com Cananéia, esta é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 1538, Iguape está repleta de raridades. As casas coloniais do centro histórico, feitas com taipa de pilão, marcam o potencial econômico do destino durante os séculos XVI e XIX, se mantendo em bom estado após reestruturação e recuperação.

5. Porto Seguro, BA

Imagem de Frederik Christiansen por Pixabay

Nem só de axé e viagens de formatura vive Porto Seguro. A cidade foi o primeiro local a abrir os olhos de Pedro Álvares Cabral no Brasil assim que chegou aqui, em 1500. As construções históricas surgem em 1534, quando a região foi enfim fundada, e estão presentes até hoje, como se vê na Igreja de Nossa Senhora da Pena e na Praça Pero Campos de Tourinho.

6. São Francisco do Sul, SC

Foto: Wikipedia

No sul do Brasil, São Francisco do Sul se caracteriza por seu patrimônio histórico de forte influência europeia, além do charme sem igual. Fundada em 1504, é a terceira cidade mais antiga do país e a primeira a ser encontrada em Santa Catarina. Para se ter uma ideia do tanto que há para ver, são 400 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *