O nosso país é mesmo muito diverso. Se ainda restam dúvidas de que aqui tem de tudo um pouco, talvez está faltando conhecer essas cidades no Brasil que se parecem com a Europa. Seja na arquitetura, na gastronomia e nas tradições, garantimos que existe sim um cantinho europeu para chamar de seu, sem precisar colocar os pés no Velho Continente.

A região Sul é bastante conhecida por preservar as culturas alemã e italiana. Não à toa é lá onde fica o Vale Europeu, região turística do Vale das Águas que reúne os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó em seus 200 km. De bike ou a pé, o circuito reúne paisagens bucólicas que relembram a Europa, além de passeios de trem, gastronomia e turismo religioso.

Vem conferir hospedagens incríveis pelo Brasil com desconto!

Muitas cidadezinhas carregam consigo um ar europeu, que também se espalham por outras regiões do Brasil, chegando até o Nordeste. Vamos conhecê-las?

Cidades no Brasil que se parecem com a Europa na Região Sul

1. Pomerode, Santa Catarina

Foto: Wikimedia Commons

Colonizada por alemães, a cidade no Vale Europeu é rodeada pela cultura germânica em todos os seus cantos. A arquitetura ao estilo enxaimel de Pomerode dá o primeiro sinal de que existe um pedacinho da Alemanha dentro do Brasil. A presença também em forte na gastronomia, no artesanato e nas tradições. Além disso, 85% dos moradores falam a língua de Goethe.

2. Treze Tílias, Santa Catarina

Foto: Wikimedia Commons

Berço da cultura austríaca no Brasil e a única colônia da Áustria presente no país, a cidade de Treze Tílias carrega consigo a arquitetura, os trajes, a comida e as paisagens que revelam um pedacinho da região do Tirol. Construções típicas feitas com entalhes em madeira costumam encantar os turistas que estão distantes da Europa. Não deixe de incluir Banberg no roteiro, uma pequena porém significativa comunidade alemã.

3. Blumenau, Santa Catarina

blumenau
Foto: Wikimedia Commons

Outro trecho dominado por alemães, Blumenau é famosa por abrigar a 2ª maior Oktoberfest do mundo, ficando atrás apenas de Munique, que exportou a celebração regada à cerveja. Os edifícios da cidade revelam a arquitetura típica da Alemanha, especialmente na Rua XV de Novembro, onde estão alguns dos principais marcos locais.

4. Timbó, Santa Catarina

Foto:Fabrizio Neitzke

No Vale do Itajaí está a charmosa Timbó, a 184 km de Florianópolis. Rodeada de cachoeiras e cânions, a cidade agrada não só os aventureiros, mas quem gosta de clima de interior e quer conhecer os costumes europeus sem sair do Brasil. Colonizada por alemães e italianos, é marcada pela Festa do Imigrante, que traz bailes, comida típica e artesanato dos dois países.

5. Gramado, Rio Grande do Sul

Foto: alex portes

Também colonizada por alemães e italianos, a romântica Gramado mantém suas raízes europeias por meio da arquitetura bávara, da vegetação e da gastronomia. O clima predominantemente frio da cidade a 120 km de Porto Alegre ajuda os brasileiros a acreditarem que, por um momento, sequer estão em seu país tropical. Saiba mais sobre Gramado aqui. Aproveite para dar um pulinho em Canela, cidade vizinha e com essa mesmo atmosfera fofinha.

6. Colônia Witmarsum, Paraná

Foto: Andressa Xavier Pellanda

A paisagem pitoresca, rural e tranquila da Colônia de aproximadamente 1.500 habitantes mostra um pouco do clima dos campos europeus. Colonizada por alemães, a cidade no município de Palmeira, a 60 km de Curitiba, é conhecida pela gastronomia tipicamente alemã, que inclui opções caseiras de apfelstrudel (torta de maçã), eisbein (joelho de porco) e chucrute. Saiba mais sobre Witmarsum aqui.

7. Prudentópolis, Paraná

prudentopolis
Foto: Wikimedia Commons

A 173 km de Curitiba, a cidade de Prudentópolis preserva a cultura trazida por imigrantes ucranianos ao Brasil. A presença deste trecho europeu é vista na arquitetura; na mesa, com pratos típicos como o khrin (conserva de raiz-forte e beterraba), os pierogi (pastéis recheados com batata e nata) e a famosa borcht (sopa de beterraba); no artesanato, incluindo pêssankas, ovos pintados à mão; e nos costumes, que mantém até hoje a reza da missa da principal igreja em ucraniano.

8. Castrolanda, Paraná

Foto: Wikimedia Commons

Fundada por imigrantes holandeses, a colônia no município de Castro é um importante pólo agrícola. Para resgatar e reviver as origens neerlandesas, a comunidade fundou o  Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda em 1953 e o Museu dos Imigrantes, em 1991. Além de conservar o artesanato típico da região, também possui um dos maiores moinhos de vento do mundo, assinado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra.

9. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Foto: Wikipedia

Com paisagens que lembram a região da Toscana, na Itália, Bento Gonçalves foi, por acaso, colonizada por italianos. Conhecida por suas vinícolas (saiba mais sobre elas aqui), a produção artesanal e as charmosas casas de pedra que cercam o roteiro Caminhos de Pedra, a cidade também promove passeios de Maria Fumaça rumo a Garibaldi, fornecendo uma verdadeira viagem no tempo.

10. Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Foto: Wikimedia Commons

A 40 minutos de Gramado fica Nova Petrópolis, considerada berço da colonização alemã no Sul do Brasil. A Aldeia do Imigrante é um parque que busca preservar a história dos imigrantes alemães que colonizaram a região. Outro atrativo da cidade é o Labirinto Verde, localizado em uma praça municipal. Trata-se de uma cerca viva plantada em círculos que faz a alegria de crianças e adultos que visitam o destino.

Cidades no Brasil que se parecem com a Europa na Região Sudeste

11. Domingos Martins, Espírito Santo

Foto: Rosanetur

A 80 km de Vitória, a charmosa cidade foi colonizada por alemães, que deixaram para trás algumas histórias e tradições, eternizadas no Museu da Colonização Alemã. Mas, também carrega consigo parte das culturas portuguesa, francesa e italiana, sendo esta última a que mais faz sucesso dentro da gastronomia local. É muito procurada por seus produtos rurais e também pelas atividades que oferece aos aventureiros, como rafting no Rio Jucu e passeios a cavalo.

12. Paraty, Rio do Janeiro

cidades charmosas no brasil
Foto: Rodrigo Soldon

Réplica do bairro Almada em Lisboa, Paraty é um destino charmoso onde parece que o tempo parou. Casarões coloniais típicos dos portugueses, igrejas dos séculos 18 e 19, e calçadas com pedras são parte do charmoso centro histórico. Praias, piscinas naturais e cachoeiras coroam o passeio com recursos naturais, além da programação recheada, que conta com o Festival da Cachaça e a Feira Literária Internacional, Flip, lotando a cidade.

13. Holambra, São Paulo

Foto: Wikipedia

Nem parece que Holambra fica em São Paulo. A apenas 130 km da agitada capital, a cidade das flores encanta a todos com sua variedade botânica, além da arquitetura e cultura inspiradas na Holanda. O Moinho Povos Unidos é exatamente igual aos holandeses e, dentro da gastronomia, se encontram pratos típicos como joelho de porco, purê e torta de maçã. É um lugar tranquilo para quem ama passear, contemplar e, é claro, presentear com belas flores.

14. Campos do Jordão, São Paulo

Foto: Rodrigo Soldon

Com arquitetura ao estilo alpino – de influência suíça e alemã -, muitas boutiques, restaurantes aconchegantes e baladas animadas, Campos do Jordão é um dos principais refúgios dos paulistanos quando as temperaturas caem.  É na pequena cidade que acontece um dos maiores festivais de inverno da América Latina, em julho.

15. Penedo, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Penedo não é só um lugar encantador com natureza espetacular, história de colonização finlandesa e rede de hotéis, restaurantes e lojas de alta qualidade. O gracioso vale é a principal colônia finlandesa no Brasil, com cultura que se espalha por sua arquitetura no estilo escandinavo e pelas ótimas opções para os chocólatras. Dentro da chamada Pequena Finlândia está a Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel), onde há chocolates de tudo quanto é tipo, incluindo mini fondues, que fazem um sucesso danado.

16. Petrópolis, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis fica a 65 km da capital fluminense, considerada um refúgio fluminense durante o inverno. Rodeada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é perfeita para descansar e também se aventurar entre cachoeiras, trilhas, rapel e mirantes naturais. O patrimônio arquitetônico é realmente uma joia da cidade que faz com que você se sinta na Europa. Destaque para o Palácio Quitandinha, construído em 1944 quando abrigava um cassino e um hotel de luxo.

17. Teresópolis. Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Os primeiro colonizadores que chegaram a Teresópolis foram os ingleses e fundaram em 1818 a a Fazenda March. Por isso, Teresópolis é considerada a única cidade brasileira de colonização inglesa. Uma das atrações da cidade é o Parque Magique em Teresópolis que conta com decoração decoração medieval, brinquedos para se divertir e muitas lojinhas.

18. Búzios, Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Cenários paradisíacos, praias ótimas para banho e vida noturna fantástica: assim é Búzios, um dos destinos mais encantados na Região dos Lagos. Com todo esse clima gostoso, é comum vermos Búzios sendo comparada com Saint-Tropez, cidade costeira da Riviera Francesa, no sudeste da França.

19. Monte Verde, Minas Gerais

monte verde minas gerais
Foto: Sabrinarck

Localizado na Serra da Mantiqueira e bem pertinho de São Paulo, o distrito de Camanducaia tem tudo para agradar os casais apaixonados. A arquitetura estilo colonial de Monte Verde faz com que você se sinta na Europa, ainda mais que o clima ameno deixa tudo ainda mais gostoso. A cidadezinha é rodeada por paisagens serranas e oferece muitos passeios para quem curte ter contato com a natureza.

20. Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

cidades para curtir o inverno
Foto: Wikimedia Commons

Este distrito de Resende, no Rio de Janeiro, atrai turistas, principalmente no inverno, que vem em busca de lugares charmosos com aquele friozinho gostoso típico de montanha. Os primeiro colonos que chegaram à região foram os suíços e, em seguida, os alemães. Os mais corajosos podem se aventurar em atividades como rapel e escalada, principalmente na Serrinha do Alambari que fica nas redondezas.

Região Nordeste

21. Penedo, Alagoas

Foto: Wikipedia

Não é apenas o Rio de Janeiro que tem um destino chamado Penedo! Fundada no século 16 por colonizadores portugueses, a Penedo de Alagoas possui um centro histórico charmoso e arquitetura rica no país, com igrejas dos séculos 17 e 18 junto com alguns museus.

22. Garanhuns, Pernambuco

Foto: Wikipedia

Conhecida como “Suíça Pernambucana”, a cidade a 240 km de Recife é famosa pelo relógio de flores na Praça Tavares Correia, criado em 1979. Apesar de estar em território nordestino, tem clima ameno, que pode chegar a 5ºC durante o Festival de Inverno, e está sempre rodeada de flores, um dos cultivos principais da cidade. Um dos principais pontos turísticos é o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, réplica do santuário de Schoenstatt, na Alemanha.

23. Gravatá, Pernambuco

Foto: Wikimedia Commons

Mais um reduto europeu em pleno Nordeste, Gravatá está a 450 metros acima do nível do mar, resultando em temperaturas amenas e baixas, que podem chegar a 10ºC. A apenas 80 km de Recife, está marcada por fazendas e edifícios históricos charmosos, e pela gastronomia italiana, suíça, gaúcha e regional. Mas o lugar encanta mesmo pelos recursos naturais, como piscinas naturais, mirantes e cachoeiras. Não à toa por lá se destacam esportes radicais como alpinismo, rapel e mountain bike.

24. Guaramiranga, Ceará

É inacreditável o quanto o Ceará consegue ser multifacetado. Pouca gente sabe, mas no Maciço de Baturité tem uma cidade nordestina que, apesar de ser colonizada por portugueses, é apelidada de “Suíça cearense” e “Cidade das Flores”. Guaramiranga é uma região serrana onde os termômetros marcam entre 15ºC e 23ºC, muito mais amenas do que o litoral. Para quem quer curtir o visual e relaxar, é o lugar ideal. Agraciado pela natureza, o lugar também é propício para o ecoturismo.

25. Alcântara, Maranhão

Foto: Wikimedia Commons

A cidade histórica, que preserva mais de 300 construções coloniais, fica a 100 km de distância de São Luís. A forte influência dos portugueses pode ser vista nas igrejas, casas e palácios, onde alguns, inclusive, ainda possuem azulejos importados de Portugal que foram utilizados no século 18.

Conhece outras cidades no Brasil que se parecem com a Europa? Conta aqui nos comentários 🙂

Texto em colaboração com Andressa Xavier Pellanda.

25 comentários

    1. Que legal saber disso, Cleo! Estamos aqui para incentivar os viajantes a desbravarem novos horizontes 😀
      Entre no nosso site e comece a planejar sua próxima parada!

      Abraços!

    2. Eu também…conheço Campos do Jordão, Gramado,Canela,Curitiba, agora quero conhecer as outras que não tive o privilégio de conhecer AINDA.

    1. Oi Neusa,

      Que bom que curtiu!
      Quando você abre a página do post, tem um sininho vermelho no canto inferior esquerdo da tela. Clique nele para receber notificações do Quanto Custa Viajar 🙂

      Abs

  1. Faltou a cidade de Martins, no Rio Grande do Norte.
    Lá é muito lindo, e o clima é uma Delícia!!!!

  2. Porque nao entrou Natal as dunas de Genipabu que tem os Dromedarios que tem cenario Marroquino visto do alto parece com costa norueguesa com falecias …isso é q sao inteligentes em saber o que estou falando……

  3. Realmente são lugares em que a gente sente prazer em estar. Dessas 20 estive em 10: Blumenau, Gramado, (Canela), Nova Petrópolis, Domingos Martins, Holambra, Penedo-RJ, Petrópolis, Teresópolis, Búzios e Monte Verde.
    Aqui em Minas Gerais eu incluiria como típicas da colonização portuguesa: Diamantina, Serro, Ouro Preto e Tiradentes.

  4. Olá. Apenas minha observação como luso-brasileiro e residente deste 2015 em Portugal, a cidade de Paraty não se trata bem de uma réplica, trata-se de uma arquitetura colonial típica da época, assim como Ouro Preto, Goiás Velho, entre tantas outras mais, contudo, caso pretenda uma comparação, o correcto seria dizer bairro de ALFAMA na Baixa de Lisboa, não ALMADA, sendo que este último é um outro concelho (município) na margem sul do rio Tejo. Cumprimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.