Para os viajantes curiosos que adoram fotografar lugares sinistros, aqui uma uma dica das boas. Localizada na Mongólia Interior, Ordos é uma cidade fantasma na China que, mesmo após US$ 161 bilhões investidos em sua infraestrutura, que inclui prédios futuristas, não conseguiu a proeza de atrair moradores. Planejada para ser uma “Dubai chinesa“, alcançou o fracasso e o abandono mesmo dentro do país mais populoso do mundo.

Com capacidade para abrigar 1 milhão de pessoas, a cidade foi erguida de forma assustadoramente rápida, com edifícios de arquitetura marcante e imponente. A questão é que os preços para viver lá não eram nada convidativos, fazendo com que a população da China não criasse interesse pelo local. Assim se mantém praticamente deserta desde meados de 2001, quando foi fundada, tendo apenas 2% de ocupação.

Ordos é o retrato de um plano ambicioso que deu muito errado, com seus prédios inacabados e outros tantos que estão impecáveis, mas sem público. Com 98% de áreas desocupadas, fica fácil entender o título de “fantasma”. A população solitária não consegue preencher tamanho vazio com seus sonhos. Visitas? Só para uma foto e nada mais.

ordos10

ordos8

ordos9

ordos11

ordos7

ordos5

ordos4

ordos3

ordos2

Fotos: Raphael Olivier

ordos13

ordos12

ordos

Fotos: Darmon Richter

Partiu? 🙂

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.