Para os viajantes curiosos que adoram fotografar lugares sinistros, aqui uma uma dica das boas. Localizada na Mongólia Interior, Ordos é uma cidade fantasma na China que, mesmo após US$ 161 bilhões investidos em sua infraestrutura, que inclui prédios futuristas, não conseguiu a proeza de atrair moradores. Planejada para ser uma “Dubai chinesa“, alcançou o fracasso e o abandono mesmo dentro do país mais populoso do mundo.
Com capacidade para abrigar 1 milhão de pessoas, a cidade foi erguida de forma assustadoramente rápida, com edifícios de arquitetura marcante e imponente. A questão é que os preços para viver lá não eram nada convidativos, fazendo com que a população da China não criasse interesse pelo local. Assim se mantém praticamente deserta desde meados de 2001, quando foi fundada, tendo apenas 2% de ocupação.
Ordos é o retrato de um plano ambicioso que deu muito errado, com seus prédios inacabados e outros tantos que estão impecáveis, mas sem público. Com 98% de áreas desocupadas, fica fácil entender o título de “fantasma”. A população solitária não consegue preencher tamanho vazio com seus sonhos. Visitas? Só para uma foto e nada mais.
Fotos: Raphael Olivier
Fotos: Darmon Richter
Partiu? 🙂
2 comentários