Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena.

Santiago – Segunda-feira, 21 de outubro de 2019 – A Subsecretaria de Turismo, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informou hoje que a atividade turística segue operando em grande parte do Chile, com os destinos mais visitados recebendo os turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine, entre outros.

Quanto à situação na capital, Santiago, o comércio funciona parcialmente, assim como o transporte público.

Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez está funcionando regularmente, no entanto, algumas companhias aéreas remarcaram suas operações em Santiago, causando atrasos nas partidas. Transfers e táxis para o aeroporto estão operando parcialmente, por isso é necessário considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos.

No caso de as autoridades restringirem o movimento nas vias públicas, a recomendação é manter sempre o seu passaporte e a cópia do cartão de embarque, de chegada ou de partida, ou o comprovante do bilhete, que serve como uma conduta segura para seus transfers de e para o aeroporto.

Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.

Ambas as instituições reiteraram a importância do turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais.

Da mesma forma, é recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur.

Links de interesse:
• Aeroporto: para saber sobre o reagendamento de voos, consulte os sites de cada uma das companhias aéreas.
• Transporte público: consulte o site do Ministério dos Transportes http://www.usuarios.subtrans.gob.cl/
• Rede de metrô em Santiago: https://www.metro.cl/
• Recomendações e procedimentos para entrar no Chile: consulte o site do Ministério das Relações Exteriores https://minrel.gob.cl/recomendaciones-para-ingresar-a-chile/minrel/2008-06-19/154047.html
• Informações turísticas: www.sernatur.cl e https://chile.travel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.