A partir das 00:00 do dia 23 de novembro, estará permitida a entrada de viajantes do mundo todo no Chile, através do Aeroporto Arturo Merino Benítez localizado em Santiago. Há porém algumas medidas que devem ser tomadas:
- Todos os turistas estrangeiros devem cumprir três requisitos: um PCR feito 72 horas antes de embarcar no avião, um seguro de saúde obrigatório que cubra os benefícios associados à COVID-19 e seu Passaporte de Saúde que deve ser preenchido em www.c19.cl.
- A utilização de bocal e/ou máscara é obrigatória em todo o país.
- Informe-se aqui sobre o estatuto das regiões para onde pretende viajar
- Lembre-se que no Chile existe atualmente um recolher obrigatório noturno das 00 às 5 da manhã, no caso de ser necessário solicitar um salvo-conduto à chegada. Excepcionalmente, em algumas áreas, o toque de recolher é aplicado das 20h às 5h. Descubra antes de viajar.
- Prefira serviços turísticos com um Certificado de Compromisso “Confiança Turística”, uma vez que cumprem os protocolos de saúde. Mais informações aqui
(Informações retiradas do site Chile Travel)
O Passaporte de Saúde é uma “Declaração de viajantes” que deve ser completa 48 horas antes do embarque e está disponível online.
Há um aviso no site de que durante os dias 23 de novembro e 7 de dezembro, quem chegar ao país vindo de um local de transmissão comunitária (o caso do Brasil), deverá cumprir quarentena de 14 dias. Após essa data, não é necessária a quarentena, apenas os requisitos acima.
Ainda segundo informações, é permitido apenas viajar entre comunas que estão na fase de retomada 3 ou superior. Para viajar por diferentes regiões do país é necessário preencher uma declaração disponível online. Deverá também ter a autorização da Esquadra Virtual disponível em www.comisariavirtual.cl. Ambos devem ser solicitados com 24 horas de antecedência. Terá de declarar a data de partida e de regresso e só poderá viajar fora do horário de recolher obrigatório.
A grande região de Santiago e cidades vizinhas turísticas, assim como o Deserto do Atacama já se encontram na fase 3. Já no Sul, algumas regiões ainda estão no nível 1 onde ainda há quarentena. Confira mais sobre a situação do destino desejado aqui.
Caso você esteja planejando viajar para o Chile na reabertura, leia esse documento e confira todas as informações no site oficial de turismo para que não haja problemas na sua chegada!