Se os livros são seus companheiros de viagem e aventuras, então anota aí mais um destino para conhecer: a Escaramuza Libros. O café, espaço cultural e livraria em Montevidéu é um dos pontos de encontro mais charmosos da cidade, atraindo leitores despertos de todo o mundo.

Um elegante e antigo casarão de 1903, localizado em Pablo de María y Charrúa, uma das ruas mais pitorescas e tranquilas do bairro Cordón, abriga o comércio literário de variados propósitos desde 2016. Boa parte da arquitetura original foi mantida, como um belo vitral decorado no teto, as janelas e portas enormes, o pé direito bem alto e os pisos de azulejo hidráulico.

Foto: divulgação/escaramuza
Foto: divulgação/escaramuza

As prateleiras reúnem livros nacionais e estrangeiros de gêneros variados, como filosofia, poesia, arte, gastronomia, viagem, graphic novels e histórias em quadrinhos. A literatura infanto-juvenil não foi esquecida, tendo até mesmo uma sala destinada aos pequeños grandes pensadores que ali se debruçam sobre as histórias e participam de atividades. 

Mais do que vender títulos a livraria em Montevidéu se propõe a ser um ponto de encontro, com programação de cursos, exposições, lançamentos de livros, debates, contação de histórias e apresentações musicais. 

Museu romântico em Montevidéu, confira no post!

Livraria em Montevidéu tem espaço kids – Foto: divulgação/escaramuza

A área do café tem entrada de luz natural por uma claraboia, que deixa o ambiente ainda mais charmoso. Uma porta de vidro bem bonita dá acesso às mesas externas, que ficam num agradável pátio, cheio de plantas. 

Mas o mais importante é que a arte da cozinha também é celebrada e muito bem servida, afinal, a cafeteria é comandada pelos mesmos chefs Alejandro Morales e Florencia Courreges, do La Huella (no litoral de José Ignacio), que já foi premiado como o melhor restaurante uruguaio e figura entre os mais prestigiados da América do Sul.

Foto: divulgação/escaramuza

Com um time afiado e um lugar desses, não precisa de muito esforço para ser bom, né. Existe uma preocupação em manter ingredientes frescos, orgânicos e sazonais, adquiridos de pequenos produtores da região. O restaurante da Escaramuza também produz a própria gengibirra (cerveja de gengibre) e a kombucha, bebida probiótica fermentada.

O menu tem opções que vão do café da manhã ao jantar, sempre com sugestões de pratos e de livro para degustar anotados numa lousa. Saladas, tortas, sanduíches, sopas, grelhados e as milanesas acompanhadas de batatas fritas, um clássico uruguaio, estão entre as ofertas. Apesar da apresentação mais gourmet, a comida é simples, mas bem preparada.

Encontre aqui sua hospedagem em Montevidéu

As sobremesas são muito bem faladas, como o vulcão de doce de leite, semelhante ao petit gateau, no qual um bolinho super recheado é servido ao lado do sorvete de banana.

O valor médio de uma refeição para duas pessoas é de 700 pesos, com direito a um ou dois pratos cada e sobremesa. Um pequeno empório vende vinhos, pães rústicos, bolos e doces artesanais para levar pra casa.

A casa não faz reservas e pode ter uma pequena fila de espera, mas nada que um bom livro não resolva na hora de se distrair. 

Foto: divulgação/escaramuza
Foto: divulgação/escaramuza

Vai lá!

Escaramuza Libros y Café
Rua Doctor Pablo de María, 1185 – esquina com a Charrúa – Montevidéu
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 21h.

Comece a planejar sua viagem para Montevidéu aqui!

Foto: divulgação/escaramuza
Foto: divulgação/escaramuza
Foto: divulgação/escaramuza
Foto: divulgação/escaramuza
Foto: divulgação/escaramuza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.