Entre as formações mais curiosas da Terra estão os cenotes, que são como buracos de águas profundas entre rochas, semelhantes a grutas. Um dos mais surreais do mundo é o cenote Ik Kil, em Cancún. A poucos quilômetros das ruínas maias de Chichen Itzá, ele está entre os mais belos de todo o México e um dos mais buscados entre os viajantes!

O Cenote Ik Kil tem 26 metros de profundidade em sua cavidade e, para quem quiser mergulhar, saiba que o poço pode chegar até 40 metros de profundidade. Suas águas eram consideradas sagradas pela civilização maia, que ali faziam sacrifícios humanos para a deusa da chuva.

Cenote Ik Kil
Foto: Flickr

Hoje é possível entrar com maior segurança nos cenotes, há uma escadaria bem construída que leva até a água e os viajantes podem nadar nas águas geladas e lindas do cenote. Saiba que você será obrigado a usar colete salva vidas para acessar a água, já que é tão fundo.

O cenário exótico proporcionava, há muitos anos atrás, sítios de vida e morte, sendo também uma fonte de água. Cientistas e arqueologistas chegaram a encontrar ossos e joias imersas no local. Entre as principais curiosidades, acredita-se ainda que os cenotes estejam interligados entre si e deságuam no mar.

A Península de Yucatán possui cerca de 7 mil cenotes e o Cenote Ik Kil é certamente um dos mais visitados. Há boa infraestrutura turística por ali, com restaurante e pousadas próximas, para o conforto dos visitantes.

Para quem pretende visitar o Cenote Ik Kil, a principal atração é a oportunidade de nadar em suas águas refrescantes. Elas são incrivelmente claras, com tons de azul profundo. Há plataformas de onde os visitantes podem pular para a água, fazendo saltos altos com mais emoção! Para quem tem medo, sempre tem uma escadinha para ir entrando na água aos poucos.

Cenote Ik Kil
Foto: Flickr

Vale muito a pena nadar no Cenote Ik Kil porque é o tipo de experiência única! Você vai olhar para cima e ver metros e metros de distância da superfície e vai nadar em um ambiente único. O viajante também pode explorar a área ao redor, que tem jardins bem cuidados, locais para relaxar e tirar fotos.

Passeio ao Cenote Ik Kil

Quem quiser fechar excursões e passeios ao Cenote Ik Kil (uma das formas mais comuns de ir), a Civitatis oferece o passeio e é possível reservar em reais antes mesmo de viajar. Nesse passeio é oferecido um pacote completo, com saída do seu hotel em Cancún, uma visita ao Chichén Itzá e depois passando no dia no Cenote Ik Kil. Como o deslocamento até Cancún é grande, vale a pena contratar passeios que já incluem o transporte, porque você chegará exausto no final do dia e eles te deixam direto no hotel.

Chegando no mais famoso cenote da península do Yucatán, o viajante terá 45 minutos de tempo livre para nadar em suas águas azul-turquesa, chegará o momento de recuperar as energias. Duvidamos você não nadar depois de fazer a visita ao Chichén Itzá, um dos locais mais quentes da região.

[+] 10 motivos para visitar o México o quanto antes

Como chegar

Como falamos, devido ao Cenote Ik Kil ficar quase 2 horas de carro de Cancún, uma das formas mais comuns é contratar passeios que já incluem a ida e a volta para o Cenote Ik Kil, mas saiba que é possível fazer sua visita de carro alugado, caso prefira.

De carro, saindo de Cancún, o viajante deve pegar a Carretera 180D, que é uma rodovia de pedágio em boas condições e conecta Cancún a Valladolid e Chichén Itzá. Siga as placas em direção a Chichén Itzá e depois ao Cenote Ik Kil, que está a apenas 3 km do sítio arqueológico.

Também é possível ir de ônibus pela Viação ADO, a principal empresa de ônibus no México. É possível pegar o transporte para Chichén Itzá e de lá pegar um táxi.

Melhor época para visitar o Cenote Ik Kil

É possível visitar o Cenote Ik Kil na maior parte do ano, com a principal exceção sendo durante a época de furacões do país, que acontece geralmente em setembro, então não recomendamos nem planejar sua viagem nessa época.

Fora setembro, se conseguir programar, o ideal é visitar o local durante a estação mais seca, que vai de novembro a abril. Nesse período, o clima é mais agradável, com dias ensolarados e pouca chuva, ideal para nadar e curtir todos os cenotes e as praias.

Se você quiser evitar multidões, visite o cenote nas primeiras horas da manhã, independentemente da época do ano, para que possa ter uma experiência mais tranquila e especial. O local é bem cheio no período da tarde, já que é quando as excursões levam os viajantes, e é quase impossível fazer uma foto sozinho na paisagem.

Para quem quer baixa temporada, bons preços, sem lotação, sem chuva e calor, vale a pena marcar sua viagem em novembro ou abril, já que dezembro e janeiro tem férias escolares, fevereiro tem carnaval e muitos viajantes aproveitam para ir até o México e em março é o feriado de Spring Break dos americanos, que lotam Cancún e região.

[+] Grutas de Tolantango, no México, têm piscinas naturais com vista privilegiada

Garanta esse passeio online! Tour Chichen Itza + Ik Kil Cenote

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.