Quem adora, ama e venera os gatos não pode deixar de agendar uma viagem para o Oriente. Isso porque os cat cafés do Japão se tornaram mania nacional e se espalharam em grandes e crescentes proporções pelas cidades. Estima-se que em Tóquio exista em torno de 39 unidades atualmente e é lá que estão as nossas dicas.
Tanta popularidade fez com que os estabelecimentos virassem atração turística e assim possuem funcionários que falam inglês. Em ambientes confortáveis, com sofás, livros, jogos e uma porção de gatos circulando, muitos deles têm ganhado ares sofisticados que vão além dos ambientes lúdicos. A grande maioria serve bebidas, cobra um valor fixo por hora e também tem petiscos disponíveis para os pets, assim fica mais fácil quebrar o gelo.
Para quem ainda não sabe, cat café é um misto de cafeteria e espaço para circulação de gatos, disponíveis para adoção, como o Save Cat Café, em Osaka, que preza por animais resgatados, ou animais de raça – incluindo as mais exóticas e caras – que pertencem mesmo ao local.
Confira algumas opções em Tóquio e entregue-se a essa fofura toda! Se a ansiedade é demais, descubra Quanto Custa Viajar para as cidades no Japão.
Encontre aqui sua passagem aérea para Tóquio
Cat cafés do Japão
MoCHA (unidades em Harajuku, Shibuya e Ikebukuro)
O que tem: café, chás e docinhos

Como chegar no MoCHA de Harajuku: esta unidade fica próximo à movimentada Takeshita Street, uma das áreas mais icônicas de Harajuku. Você pode chegar lá de trem, para isso pegue a linha JR Yamanote e desça na Estação Harajuku, saia pela Saída Takeshita e por fim caminhe cerca de 5 minutos em direção à Takeshita Street. O MoCHA está em uma das ruas próximas ao final da Takeshita Street.
De metrô, você deve pegar a linha Chiyoda ou Fukutoshin e descer na Estação Meiji-Jingumae (Harajuku).
Saia pela Saída 3 e caminhe até a Takeshita Street. De lá, siga as direções para o MoCHA.
Endereço: Japão, 〒150-0001 Tokyo, Shibuya, Jingumae, 1 Chome−14−25 クロスアベニュー原宿 4F
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 20h
Regras: neste cat café você pode oferecer petiscos aos gatos, desde que sejam aqueles oferecidos pelo próprio estabelecimento (nada de levar coisas de fora) e tem um limite que eles podem comer, então acabou é isso! E eles só podem começar a comer a partir das 11h. Antes de entrar no local, você precisa higienizar as mãos com um spray de álcool oferecido e trocar seus sapatos por chinelos.
Temari no Ouchi
O que tem: cervejas importadas, drinks, chás variados e bebidas com café

Como chegar: a forma mais fácil de chegar é de trem. Para isso, pegue a linha JR Chuo-Sobu ou a linha Keio Inokashira e desça na Estação Kichijoji. Depois, use a saída Norte e caminhe cerca de 5 a 7 minutos até o café em direção à Sun Road Shopping Street.
Endereço: Japão, 〒180-0004 Tokyo, Musashino, Kichijoji Honcho, 2 Chome−13−14 3F
Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 20h
Regras: aqui você pode brincar com os 17 gatos por apenas 30 minutos e você pode participar da hora da refeição deles, que é às 18h30. Neste cat café você deverá entrar só de meias, nada de sapatos.
Calico
O que tem: além de café, chás e cervejas, serve massas, omeletes e sobremesas.
O Quanto Custa Viajar esteve no Calico Cafe quando estava no Japão 🙂
Como chegar: é fácil chegar ao Calico cat café de trem. Para isso, pegue qualquer linha que passe pela Estação Shinjuku (JR Lines, Tokyo Metro, Keio ou Odakyu Lines), saia pela Saída Leste (East Exit) e caminhe cerca de 5 minutos em direção à área comercial e de entretenimento de Kabukicho. O Calico está localizado no Fujii Building, nos andares 6 e 7.
Endereço: Japão, 〒180-0004 Tokyo, Musashino, Kichijoji Honcho, 1 Chome−8−2 2F
Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 21h
Regras: você deverá tirar seus sapatos e guardá-los em um armário local antes de entrar no café, crianças menores de 12 anos não podem entrar, você não pode acordar gatos que estejam dormindo e nem pegar no colo e nem tirar fotos com flash.
Neko Jalala
O que tem: café, chás e cerveja
Como chegar: este café fica perto da agitada Akihabara, então para chegar lá, pegue a linha JR Yamanote do trem, JR Sobu, ou Keihin-Tohoku e desça na Estação Akihabara. Saia pela Saída Electric Town (Denki-gai) e caminhe cerca de 5 minutos em direção à rua principal de Akihabara (Chuo-dori).
Endereço: 〒101-0021 Tōkyō-to, Chiyoda-ku, Sotokanda, 3 Chome−3−5−5 末広町ハイム
Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 20h
Regras: você pode pagar para alimentar os gatinhos, para isso basta comprar atum do próprio local e dar na mão, eles adoram, e as mesmas regras usuais se aplicam: sem foto com flash, sem acordar quem estiver dormindo, sem agarrar os bichinhos.
Monta
O que tem: cafés e petiscos
Como chegar neste cat café: o Monta fica em uma área residencial tranquila, perto da Estação Kameido. De trem, pegue a linha JR Sobu e desça na Estação Kameido, saia pela Saída Norte e faça uma curta caminhada em direção à rua Kameido 6-Chome. O café está localizado em um pequeno prédio com uma placa indicando “Cat Café Monta”. Também dá para ir de metrô, para isso use a linha Toei Shinjuku até a Estação Kameido e termine o trajeto à pé!
Endereço: Satellite Fuji Bldg 8F, 1-2-5 Hanagawa, Tokyo 111-0033
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 11h às 21h
Regras: o café tem um livro em inglês para os visitantes conferirem e aprenderem as regras básicas que já citamos antes, como não entrar de sapato, não pegar gatinhos à força, não tirar fotos com flash e mais.
Por que os cat cafés no Japão são tão famosos?
Apesar de ser claramente uma fofura, você pode estar se perguntando Por que os cat cafés no Japão são tão famosos e por que viraram um fenômeno. E a explicação é fácil: no Japão, a maioria dos apartamentos não permite pets.
Assim, para melhorar a solidão das pessoas e oferecer momentos com os bichinhos, os visitantes podem visitar os cat cafés no Japão e interagir com os animais. Outro motivo também é para conhecer raças famosas e exóticas, já que apesar da maioria dos gatos serem resgatados, alguns lugares possuem raças exóticas.
Post por Brunella Nunes e atualizado por Izabella Miranda em 2024
2 comentários