O Castelinho Caracol em Canela é mais uma atração incrível para conhecer durante a viagem ao Rio Grande do Sul, sendo mais uma parada indispensável para se apaixonar ainda mais pela região.

A bela casa de madeira de araucária, pinheiro típico da região, impressiona com sua bela arquitetura, sua gastronomia (muitos viajantes vão só pelo apfelstrudel com creme de nata famosíssimo) e também pelos belos jardins, cuidados e criados ao melhor estilo alemão.

Um lugarzinho com cara de castelinho de conto de fadas na floresta, o Castelinho Caracol em Canela é uma graça e super instagramável. Confira tudo sobre o local!

Foto: Reprodução Instagram @castelinhocaracoloficial

Castelinho Caracol em Canela

O Castelinho Caracol em Canela já é bem famoso na região, fica localizado na estrada Caracol (daí o nome), foi construído no comecinho do século XX e, diferente do que muitos pensam, seu nome castelinho não é apenas um apelido fofo. 

É uma referência ao tamanho do local e sua estrutura, que é um verdadeiro castelo com nada mais nada menos do que 18 cômodos nada básicos, que recuperam os costumes e tradições dos imigrantes alemães na região. A casa foi uma das primeiras residências do município de Canela.

Uma curiosidade sobre a construção é que a madeira utilizada foi tratada durante seis meses antes de ser aplicada na casa, para que ficasse mais resistente e duradoura, e também não foi utilizado nenhum prego, apenas encaixes e parafusos na montagem. A casa demorou dois anos para ficar pronta.

Foto: Flickr

O castelinho foi construído para que a família que construiu a casa se sentisse mais perto da terra natal, e a moradia foi a forma de aproximar os dois locais. 

No local já foram gravadas algumas novelas brasileiras da TV Globo e também cenas de filmes.

O que ver e fazer no Castelinho Caracol em Canela

O Castelinho Caracol em Canela é um museu, com jardim e cafeteria que reconta um pouco da história alemã, da família de Pedro Carlos Frazen e sua esposa Luiza Sommer, que fizeram o castelo, ainda possuindo muitos móveis e itens da época de inauguração, praticamente intactos.

O local possui um aspecto bem bucólico, uma verdadeira viagem no tempo para a época de sua construção.

Tudo é muito bem cuidado e é na Sala de Chá do Castelinho que as delícias da cafeteria são servidas. Durante a visita, aproveite o apfelstrudel com creme de nata (strudel de maçã) ou com sorvete. A receita original alemã é assada na lareira da casa, de 1915.

Apfelstrudel/ Foto: Reprodução Instagram @castelinhocaracoloficial

Ainda é possível comer wafell salgados e doces e levar tortas para casa.

Além da construção principal, o Castelinho Caracol em Canela, o local conta praticamente com uma verdadeira vilazinha da época, que ainda tem a primeira casa da família (bem mais humilde), a antiga serraria, galpões, armazém e uma ponte coberta.

A parte da serraria e dos galpões são museus por si só, cheio de maquinários antigos no melhor estilo alemão.

Encontre passeios em Canela para sua viagem

Horários e ingressos para o Castelinho Caracol em Canela

O Castelinho Caracol em Canela funciona diariamente, das 9h às 13h e das 14h20 às 17h30.

O ingresso custa R$15 por pessoa, maiores de 60 anos pagam metade do preço e crianças até seis anos acompanhadas dos pais entram de graça. Crianças em idade escolar pagam R$7,50.

Uma dica é que, se o turista quiser ir apenas para comer no restaurante, precisará também pagar o ingresso.

Outra observação é que não tem Wi-fi no local e cartões não costumam funcionar pela falta de sinal das maquininhas.

Confira aqui mais dicas do que fazer em Canela.

No local não é permitido animais e nem piqueniques. Quem tiver interesse em fazer ensaios fotográficos, deverá entrar em contato solicitando previamente.

Para conhecer tudo sobre o local, conheça o site oficial, o instagram e para dúvidas, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3278 3208 ou [email protected].

Foto: Reprodução Instagram @castelinhocaracoloficial

Como chegar

Uma vez na cidade, o Castelinho Caracol em Canela fica na  estrada do Caracol Km 03 s nº (Estrada RS-466), Parque dos Pinheiros, na cidade de Canela (Serra Gaúcha) , no Rio Grande do Sul (e se alguém precisar, o CEP é 95680-000).

Já para quem vem de fora do estado, o aeroporto mais próximo de Canela é o de Porto Alegre. Encontre passagem aérea barata para Porto Alegre

De Porto Alegre, o visitante pode alugar um carro e fazer o trajeto de 130 km de carro, em aproximadamente 2h30. Uma das vantagens é que assim também dá para passar em Gramado e outros destinos imperdíveis pertinho de Canela.

Também é possível fazer o trajeto até Canela de ônibus com a viação Citral, que tem muitas opções de horário saindo da rodoviária de POA.

O local é um pouco distante do centro da cidade, a uns 6km. Para referência, fica a 4,9 km do Museu do Automóvel de Canela, 9,4 km da Cascata do Caracol e a 12 km de Gramado.

Confira onde se hospedar em Canela com ótimos preços e várias opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.