Depois de cumprir com seus compromissos religiosos no Vaticano, os Papas seguem rumo a Castel Gandolfo, seu típico refúgio de Verão. A comuna a 24 km de Roma é considerada uma das mais belas da Itália e acabou caindo nas graças dos turistas que visitam a capital.

Os passeios começam na Praça da Liberdade e seus arredores medievais, onde se encontra a Igreja Colegiada de São Tomás de Villanova e uma fonte, ambos desenhados por Gian Lorenzo Bernini, um arquiteto e escultor barroco que fez história na região de Lazio. Seguindo para as Vilas Pontifícias de Castelgandolfo se encontra o principal atrativo local, o Palácio Apostólico, construído também com pitacos de Bernini por volta de 600.

Patrimônio e domínio extraterritorial da Santa Sede, o reduto de veraneio foi ganhando forma e melhorias ao longo dos anos. Cada Papa que passou por ali deixou sua marca, como João Paulo II e Bento XVI. Mas houve quem foi contrário à existência de uma casa de férias papal e se recusa a utilizá-la. Entre eles se inclui o Papa Bergoglio, ou Papa Francisco, que alega não admitir tamanha ostentação diante de um mundo cheio de necessidades.

Por sua iniciativa, os apartamentos suntuosos foram transformados em museu a partir de 2015 e abertos ao público. Pelos aposentos clássicos é possível acompanhar com intimidade a trajetória das santidades a partir do ano 1500, ver fotografias, inúmeros livros na biblioteca e objetos pessoais.

Entre os pontos altos desse roteiro estão os jardins de Villa Barberini, concentrados em 30 hectares. Ali estão magnólias, rosas, ervas aromáticas, carvalhos e exemplos de antigas ruínas romanas que remontam ao Imperador Domiciano. Tudo isso fica ainda mais lindo com a vista para o Lago Albano.

Há vários tours organizados pela própria igreja católica, com opções saindo e voltando para o Vaticano, com áudio-guias em três idiomas. Para informações oficiais, o contato é [email protected] – em inglês e ou italiano. É possível chegar em Castelgandolfo de carro ou de trem a partir de Roma. Você também pode comprar online esse passeio que sai de Roma para o Castel com guia!

[+] Que tal uma excursão a pé pelas atrações do Vaticano?

[+] Conheça a fabulosa biblioteca do Vaticano, onde é proibido entrar!

[+] Aproveite para ir até a Villa Borghese, um passeio verde e imperdível em Roma! 

Post por Brunella Nunes
Fotos via

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.