Ficou ainda mais fácil, barato e seguro viajar para a Argentina! O governo argentino anunciou uma medida para estimular o uso do cartão de crédito por turistas a fim de acabar com o famoso cambio paralelo que muitos viajantes fazem ao chegar no destino. Nessa nova medida, o cambio “dólar MEP” é muito mais favorável aos turistas.

Por conta da desvalorização do peso argentino, acabou-se criando uma cotação de dólar paralela conhecida como “blue” que costuma pagar até o dobro do câmbio oficial. Nessa cotação paralela, o governo acabava não concentrando os dólares do país no mercado oficial em um momento em que o país precisa melhorar suas reservas monetárias. Esse cambio era feito em casas não oficiais (chamadas de Cuevas) e o turista até corria risco de receber notas falsas.

Agora, fazendo uso do chamado “dólar MEP” que é mais uma cotação do dólar – mais parecida com o paralelo -, o turista que utilizar o cartão internacional em território argentino tem câmbio mais favorável, chegando a cerca de 295 pesos argentinos por dólar. Sob o regime anterior, os turistas pagavam a taxa de câmbio oficial de 160 pesos.

Como levar dinheiro para a Argentina

Essa medida já estava valendo desde o começo de dezembro para usuários de cartões da Mastercard, mas agora já está habilitada para Visa e American Express.

“O valor que usamos para calcular esse reembolso é um câmbio alternativo que recebemos diariamente da Câmara de Cartões de Crédito, a ATACYC. É um câmbio mais competitivo para estrangeiros, próximo ao MEP, conhecido como bolsa de dólar”, explicou Federico Cofman, gerente nacional da Mastercard para a Argentina e Uruguai.

IOF

É importante lembrar que qualquer operação feita em moeda estrangeira no cartão irá incidir o Imposto de Operações Financeiras do Brasil (IOF) no percentual de 5,38%.

Atenção: Estamos recebendo vários comentários sobre o uso de cartão na Argentina. Em alguns momentos na hora da compra ele já passa no câmbio MEP, em outros momentos ele passa no câmbio oficial e depois de 2-3 dias que vem a alteração de valor conforme o paralelo ou até o reajuste é feito apenas na hora do fechamento da fatura. A equipe do QCV utilizou cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard na Argentina e ambas fizeram a conversão para esse dólar MEP, uma foi feita na hora já, outra depois de 2 dias.

Partiu Argentina? Pesquise aqui sua passagem aérea barata para Buenos Aires e encontre sua hospedagem

10 comentários

  1. Ola, eu usei o Mastercard aqui, e não está essa cotação da repostagem, somente o visa está fazendo essa cotação

    1. A fatura do cartão já fechou? Pq temos informações que passa o valor do câmbio normal mas na hora de fechar a fatura ele devolve uma parte do dinheiro referente a cotação “paralela”.

  2. Novo câmbio mais vantajoso para turistas na Argentina que utilizam cartão de crédito – nesta matéria consta informação sobre o cartão american express. Pode informar onde conseguiu validar essa informação?

    Tenho este cartão mas não consegui confirmar dentro do banco se o cartão tem ou não o câmbio especial para turistas.

    1. Se o hotel foi feito reserva em sites tipo Booking, a cotação utilizada é em Dólar e por isso não há câmbio paralelo.

  3. Estive no final de janeiro na Argentina. Visa fez conversão automática. Mastercard precisei abrir uma reclamação e externo chegou em 3 dias. Agora cuidado com AMEX! Abri várias reclamações e a resposta oficial e de que a conversão utilizada (a oficial) estava correta. Seja por telefone, seja por e-mail. Seja por reclame aqui… AMEX NÃO ESTÁ USANDO O CÂMBIO MEP

  4. Boa tarde! O AMEX realmente não está usando o Câmbio MEP? Ou você recebeu um reembolso alguns dias depois? Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.