Um dos carnavais mais tradicionais e divertidos no interior paulista atrai em média 100 mil turistas todos os anos que desejam cair na folia. O Carnaval em São Luiz do Paraitinga, a 180 km de São Paulo, tem tudo que o folião gosta: marchinhas, blocos, bonecos gigantes, fantasias e muita alegria!

Durante os 4 dias de festa, ninguém fica parado e a música corre solta do centro histórico até a Praça de Eventos, onde a festa não tem hora para acabar.

carnaval sao luiz do paraitinga
Foto: Divulgação/São Luiz do Paraitinga

Mas, nem sempre foi essa animação toda, isso porque a cidade passou quase todo século XX sem Carnaval. Em 1916, Monsenhor Ignácio Gióia em São Luiz do Paraitinga e proibiu qualquer tipo de manifestação considerada, por ele, profana. Foi justamente por causa disso que a lenda de que o Carnaval causava “rabo e chifre” apareceu!

Em 1981, as coisas começaram a mudar, porque neste mesmo ano, o Jornal Nacional, da rede Globo, fez uma reportagem, que tratava da cidade com ironia por não ter festas de Carnaval por medo de “pragas religiosas”. Mal sabiam eles que esse era o estopim que São Luiz do Paraitinga precisava, já que a partir de 1982, blocos foram organizados e o resto, bem, o resto é essa festa linda que acontece até os dias de hoje!

Blocos, bonecos gigantes e marchinhas no Carnaval de São Luiz do Paraitinga

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Destino Mundo (@destinomundo_) em

A festa mais popular do país tem um toque especial em São Luiz do Paraitinga. Aproveitando essa zoeira com as lendas que faziam parte do imaginário local, o surgimento do Bloco Encuca a Cuca foi um divisor de águas para a cidade e desde 1982 segue trazendo marchinhas e bonecos gigantes.

Mais de 25 blocos arrastam multidões para as ruas do centro histórico com suas lindas casinhas coloniais. Os principais os blocos: Juca Teles, Barbosa, do Saci, Maria Gasolina, Maricota, Pipoca, Pé na Cova entre outros.

O repertório musical nos bloquinhos é composto apenas por marchinhas carnavalescas, não vai ter funk, axé ou sertanejo do meio desse agito — esses outros estilos musicais que combinam com a folia são tocados nas festas complementares na Praça de Eventos da cidade!

Se a fome bater, na rua ao lado onde os blocos passam, os foliões encontram várias barracas de lanches e bebidas para fazer uma pausa e repor as energias.

Regras para curtir o Carnaval

A Prefeitura de São Luiz do Paraitinga divulgou uma série de restrições para que o Carnaval de rua na cidade aconteça da melhor maneira possível. Essas recomendações, na verdade, valeriam para qualquer festa de rua, sendo elas:

  • Fica vetado o uso de coolers e caixas térmicas;
  • Ninguém pode usar spray de espuma;
  • Copos e garrafas de vidro estão proibidos de serem comercializados em toda a cidade;
  • Os foliões não podem fazer as necessidades nas ruas da cidade;
  • Não cometa atos obscenos.

Quem for pego pela polícia infringindo alguma dessas restrições será multado.

Apesar de não estar na lista da prefeitura como regra, cuide dos seus pertences pessoais porque furtos podem acontecer nessa época. E mulherada: mesmo deixando bem claro que “não é não”, tem muito cara babaca que puxa as mulheres pelo braço, achando que vão conquistar alguém desse tipo… Adoramos festa e com amor, respeito e moderação tudo fica ainda melhor!

Programação do Carnaval em São Luiz do Paraitinga 2020

A programação do Carnaval em São Luiz do Paraitinga 2020 já foi liberada. Está sujeita a alteração de acordo com a organização do evento, mas foi definida da seguinte maneira:

Sábado, 22 de fevereiro

10h00 – Show com a Grande Banda do Sertão **Local: Largo do Rosário / 12h00 – Bloco Juca Teles

13h00 – Show com a Banda Quar’ de Mata (Part. Especial do Bloco Juca Teles)

15h00 – Bloco Maria Gasolina / 16h00 – Show com a Banda Los Cunhados / 17h30 – Bloco da Saúde / 19h00 – Bloco Bicho de Pé

20h30 – Bloco do Etesão / 20h30 – Show com a Banda Sincopado / 22h00 – Bloco da Coruja / 00h00 – Show com a Banda Estrambelhados

Domingo, 23 de fevereiro

16h00 – Show com a Banda Lume de Paraitinga / 16h00 – Bloco da Maricota

17h30 – Bloco do Misto Quente / 19h00 – Bloco do Saci / 20h30 – Show com Paulo Baroni e a Loukomotiva Kabereka

20h30 – Bloco Pé na Cova / 22h00 – Bloco do Balacobaco / 00h00 – Show com o Grupo Paranga

Segunda-feira, 24 de fevereiro

15h30 – Concurso Pai do Troço de Fantasia / 16h00 – Bloco Pai do Troço

16h00 – Show com a Charanga do Quadô / 17h30 – Bloco do Caipira

19h00 – Bloco Cruis Credo / 20h30 – Bloco do Caetê / 20h30 – Show com a Banda Confrete

22h00 – Bloco Encuca a Cuca /00h00 – Show com Tânia Moradei e Banda

Terça-feira, 25 de fevereiro

14h00 – Bloco do Barbosa / 15h00 – Show com a Banda do Barbosa (Part. Especial do Bloco do Barbosa)

15h30 – Bloco da Pipoca / 17h00 – Bloco do Espanta Vaca /19h00 – Bloco do Casarão

20h30 – Bloco Pé na Cova / 22h00 – Bloco Bico do Corvo / 00h00 – Show com a Banda Despirocadas

Quanto custa curtir o Carnaval em São Luiz do Paraitinga 2020?

Poderíamos ser clichê e dizer que não tem preço curtir o Carnaval em São Luiz do Paraitinga de tão bom que ele é rsrsrs. Mas você terá que investir uma graninha para ir até a cidade, para se hospedar, se alimentar etc.

Tem bastante gente que faz um bate e volta de São Paulo com agências de turismo para curtir uma noite intensa de folia e depois voltar dormindo “desmaiado” no ônibus. Isso é importante porque, você já sabe: se beber não dirija!

Esses bate e volta geralmente custam na faixa de R$ 200 por pessoa e oferecem open bar dentro do busão (é outro padrão, você já chega fervendo para o Carnaval).

Também encontramos pacotes para o Carnaval em São Luiz do Paraitinga 2020 com transporte saindo de São Paulo, hospedagem com café da manhã em dormitório compartilhado e até entrada para duas festas temáticas com preços a partir de R$ 1.089 por pessoa.

Quem vai por conta própria pode procurar hospedagens em São Luiz do Paraitinga, mas deve fazer isso com MUITA antecedência. Agora, em janeiro de 2020, 92% das acomodações estão indisponíveis para reserva no Booking no período do Carnaval — todo mundo ama essa folia!

Ao se planejar com mais tempo, veja para ficar na CasAzul Cidade Histórica, bem no coração do agito! Ok, prefere tentar dormir? A Pousada Asa do Vento é uma fofurinha e bem confortável. A Pousada Chique na Roça também é uma boa alternativa de hospedagem, assim como a Pousada Araucária que fica 10 minutos a pé do centro da cidade.

Você vai curtir o Carnaval 2020 em São Luiz do Paraitinga ou em outra cidade? Já participou de alguma edição no passado? Conta aqui nos comentários como foi sua experiência 😉

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *