A contagem regressiva para um dos maiores feriados prolongados de 2024 já começou e os foliões mal podem esperar para comemorar o Carnaval, que neste ano acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro. Mas se você vai passar o Carnaval no Rio de Janeiro, tudo o que você precisa saber dessa festança que começa antes está aqui!

Um dos mais disputados do país, o Carnaval no Rio de Janeiro é referência em diversão, beleza, escolas de samba, festas e mais. 

Além de claro, a cidade maravilhosa por si só já é um grande atrativo para os foliões, que vão combinar as festas do Carnaval no Rio de Janeiro com as praias incríveis.

Então vem se preparar para o Carnaval no Rio de Janeiro e veja  tudo o que você precisa saber para aproveitar os desfiles de carnaval e principais blocos com nosso guia abaixo.

| Se por acaso você ainda não garantiu sua passagem aérea ainda dá tempo de comprar aqui

Carnaval no Rio de Janeiro: tudo o que você precisa saber

Desfile de Carnaval e escolas de samba

Um dos principais atrativos do Carnaval no Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, que vão acontecer no Sambódromo da Marquês de Sapucaí nos dias 11 e 12 de fevereiro. 

A primeira escola de samba do Carnaval no Rio de Janeiro entrará para o desfile tanto no domingo quanto na segunda às 22h e a última entre 03h e 03h50. No entanto, quem for acompanhar presencialmente poderá entrar a partir das 19h no Sambódromo.

Na primeira noite (11/02) os foliões vão poder acompanhar ao vivo no Sambódromo ou pela TV às seguintes escolas: Porto da Pedra, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense.

Já na segunda noite de desfiles (12/02), veremos: Mocidade de Padre Miguel, Portela, Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro.

Como chegar na Sapucaí: a prefeitura orienta que o público utilize o transporte público para evitar trânsito no Carnaval no Rio de Janeiro, mas é possível chegar até o Sambódromo de uber, táxi e metrô.

Quem for de metrô deve conferir o ingresso adquirido para descer a estação mais próxima ao seu portão. Para o lado par, vale descer na estação Praça Onze. Já os setores ímpares devem descer na estação Central do Brasil.

Também é possível ir de trem, com a estação mais próxima sendo a Central do Brasil, que fica a 17 min a pé do Sambódromo. De ônibus também é possível chegar ao local, descendo na linha de mesmo nome da estação de metrô.

Ingressos: o Carnaval no Rio de Janeiro tem várias modalidades de ingressos, pista, arquibancada, frisa e camarote. Alguns ingressos ainda estão à venda pelo site oficial do CarnavalRio aqui.

Na consulta realizada em 1º de fevereiro, ainda restam tickets nas arquibancadas pares e ímpares com valores a partir de R$ 290 (inteira) e R$ 145 (meia).

Idade mínima: para entrar no sambódromo, em 2024 a idade mínima será de cinco anos completos. 

| Veja onde se hospedar pertinho da Sapucaí

Blocos de rua no Carnaval no Rio de Janeiro: tudo o que você precisa saber

Carnaval no Rio de Janeiro
Foto: Flickr Fora do Eixo/ Thiago Diniz

Para quem pretende comemorar o Carnaval no Rio de Janeiro nos blocos de rua, vai ter muita opção para celebrar desde o começo de fevereiro. 

Pensando nos blocos do final de semana do Carnaval no Rio de Janeiro, já no dia 10 de fevereiro os foliões terão várias opções para celebrar com os blocos Amigos da Onça, Cordão da Bola Preta, Céu na Terra, Multibloco, Blocão da Barra, Olha Pá Mim, Verde de Branco do Zumbi e mais.

Já no dia 11 de fevereiro, domingo, a festa começa cedo com os blocos do Cordão do Boitatá, Toca Rauuuul!, Badalo de Santa Teresa, Laranjada Samba Clube, Divina Tretas (LGBTQUIAPN+), Fanfinha (infantil), Lidinho de Copacabana e muitos outros.

No dia 12 de fevereiro vários outros blocos famosos estão marcados, como o Que Pena, Amor, Bloco Exagerado, Bloco da InsanaRJ e Dinossauros Nacionais.

Para quem quer ver os famosos de pertinho, pode confeir o Monobloco, Bloco da Anitta e o Fervo da Lud. 

Dicas para aproveitar o Carnaval no Rio de Janeiro

Confira algumas dicas práticas para celebrar o Carnaval no Rio de Janeiro com segurança:

  • Aposte em pochetes internas dentro da roupa ou outras bolsas na frente do corpo para guardar o celular e documentos importantes;
  • Evite bebidas e drinks vendidos na rua que não estejam lacrados e de procedência duvidosa;
  • Não jogue lixo no chão! Guarde seus itens e não polua o meio ambiente;
  • Mantenha-se hidratado no calorzão que faz no Rio;
  • Escolha sapatos confortáveis para caminhar e pular durante os blocos;
  • Use roupas leves e confortáveis, já que os dias de Carnaval podem ser bastante quentes;
  • Não se esqueça do protetor solar, chapéu e óculos de sol para se proteger do sol;
  • Cuidado com pessoas que estejam se passando por motoristas de aplicativos nas ruas: prefira pegar apenas direto do app;
  • Leve dinheiro em espécie: nem todos os locais aceitam cartão de crédito ou débito e é mais seguro do que ficar passando seu cartão em maquininhas duvidosas;
  • Carregue seu celular: tenha sempre um power bank com você;
  • Leve um kit de primeiros socorros e higiene: nas ruas provavelmente você não vai encontrar papel higiênico, band-aid e outros itens, por isso carregue o que for possível com você, dentro da pochete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.