Que tal passar um dia na companhia de cabrinhas que, além de serem o puro creme da fofura, oferecem leite para queijos premiados? A fazenda Capril do Bosque possui um charmoso bistrô em Joanópolis (SP), oferecendo experiências em turismo rural no meio da Serra da Mantiqueira.

A mestre-queijeira Heloisa Collins começou sua produção de queijos em meados dos anos 1970, a partir do leite de vaca. Cerca de 10 anos depois, mudou um pouquinho de rumo com a chegada das cabras, que passaram a oferecer a matéria-prima ideal para alguns dos queijos mais premiados e reconhecidos do Brasil. 

Foto: divulgação

Capril do Bosque em Joanópolis

O local produz artesanalmente 13 receitas de queijos desenvolvidos ao longo de 40 anos. As texturas são variadas, indo dos frescos aos maturados, passando por versões cremosas, mofadas, meia cura e até coalhada seca. Alguns são inspirados em queijos famosos de outros países, outros são queijos de autor, com gostinho do terroir da Mantiqueira Paulista.

Uma das recentes criações foi premiada com medalha de ouro no II Prêmio Queijo Brasil: o Cacauzinho, maturado com mofo branco e cacau. Destacam-se ainda o Caprino do Embaixador, maturado por mais de um ano, e o Azul do Bosque, feito com mofo azul. 

O Bistrô do Bosque funciona como um pequeno restaurante temático, sob os cuidados da chef Ju Raposo. Por lá, os pratos do couvert à sobremesa são elaborados com um toque dos queijos de cabra e com ingredientes da horta local ou de produtores da região. Vinhos, sucos e drinks podem acompanhar a refeição.

O ticket médio da refeição é de R$ 130,00. Uma degustação de queijos para uma pessoa (10 queijos, marmelada caseira, frutas e pão fresco) custa R$48,00.

Foto: divulgação

O menu de inspiração camponesa é alterado semanalmente, com três entradas, três pratos principais e três sobremesas. Entre as opções mencionadas como exemplo do que pode ter na mesa estão figos frescos grelhados no azeite, regados com mel da Mantiqueira e servidos com Rolinho do Bosque; peixe do Padilha ao molho de maracujá com arroz de castanhas; e sorvete de queijo com calda e farofa.

Na fazenda é possível fazer o Tour da Criação, onde os visitantes acompanham a produção, a ordenha das cabras e saboreiam o leite artesanal. Esse passeio, porém, está temporariamente suspenso devido a estação de parição. As mamães cabras precisam de atenção redobrada nesse período. Consulte no site oficial quando será o retorno da atividade. 

Enquanto o tour não retorna, o público pode apreciar a natureza local, passear ao redor do capril, observar cabras, bodes e acariciar os cabritinhos. As crianças possuem uma área segura para brincadeiras no Parquinho dos Cabritos.

Foto: divulgação

 Vai lá!

O Capril do Bosque fica a 120 km de distância da capital paulista, no km 3 da Estrada da Terra Preta — Joanópolis. O caminho se dá pela saída 2 da Rodovia Fernão Dias e em seguida pela Estrada Entre Serras e Águas km16.

Funcionamento: almoço e passeios aos sábados, domingos e feriados das 12h às 17h. Em feriados de um dia no meio da semana, é necessário ligar antes de ir para saber se a fazenda está aberta.

Venda de queijos todos os dias das 10h às 16h.

É recomendável fazer reservas. Maiores informações pelo telefone: (11) 95555 9232.

  • Fotos por Johnny Mazilli e Lucas Terribili
Foto: divulgação
Foto: divulgação

 Para esticar a viagem

Se você quiser passar uns dias a mais em Joanópolis, descubra aqui os atrativos da cidade! A localização também é próxima de Extrema (20km), São Francisco Xavier (50km) ou Monte Verde (60km).

Separamos abaixo algumas sugestões de hospedagens aconchegantes pra você:

Foto: divulgação

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.