O Brasil não deixa de nos surpreender dia após dia. Se você nunca esteve na cidade de Suzano, interior de São Paulo, saiba que esta é a capital nacional do Pokémon, anime de sucesso nos anos 2.000, que inspirou alguns monumentos públicos.

A história das estátuas no município é um tanto curiosa, visto que surgiram misteriosamente. A princípio, uma escultura de Pikachu surgiu em meados de 2016 em Nova Orleans, nos Estados Unidos, o que pode ter inspirado o (a) brasileiro (a) por trás da ideia.

A moda pegou tanto em Suzano, que em um curto período, mais precisamente a partir de março de 2018, surgiram três monumentos Pokémon na Praça dos Expedicionários: Bulbassauro, Celebi, Mew e Charizard foram as criaturas escolhidas para a grande homenagem. Na sequência, Skirtle, Evee e Pikachu se juntaram às amigas de pedra.

Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

Em junho daquele mesmo ano, mais uma estátua apareceu, porém no Parque Ibirapuera, em São Paulo capital. Esculpida em pedra com o personagem Larvitar, a obra de arte tinha uma menção à Suzano em seu pedestal, dando a entender que a autoria provavelmente vinha da mesma fonte.

Encontre aqui hospedagem e Suzano

A razão disso tudo ainda permanece um mistério, mas vale lembrar que, nessa época, o jogo Pokemon Go estava em alta, tirando muitos adultos e crianças de casa para “caçar” Pokémon em diversos lugares do mundo, incluindo nas ruas de Suzano.

Entre as teorias, dizem que as respectivas figuras estavam, na mesma época, em alta no jogo. Cada um deles teria um motivo para aparecer, embora nada consiga fazer tanto sentido ou justifique por que foi em Suzano que se instalaram os famosos e inusitados monumentos.

Mas, para a nossa surpresa, o caso não parou por aí! Em fevereiro de 2020, pokemons voltaram a surgir na cidade. Um Larvitar foi instalado em frente a uma hamburgueria na região central.

Foto: Regiane Bento/Divulgação

Em uma reportagem do UOL, a prefeitura alega que as estátuas foram motivadas por um grupo de fãs e devidamente autorizadas. Porém, eles pediram anonimato. Não queriam fama, queriam apenas trazer um pouco de animação, literalmente, para a vida dos moradores.

A medida foi até mesmo um incentivo ao turismo, no caso atraindo em maior número nerds e geeks em busca de uma foto ao lado das simpáticas criaturinhas.

Um ponto a ser considerado em termos de motivação para o feito é o alto número de imigrantes e descendentes japoneses na cidade, chegando a aproximadamente 16 mil habitantes. A influência cultural dos orientais se respalda no gosto dos munícipes pela franquia.

Os fãs suzanenses costumavam se reunir em grupos para falar do jogo, derrotar monstros, planejar eventos e dividir dicas de mangás.

Foto: Reprodução/Pokémon Blast News

Em Sorocaba

No ano pandêmico de 2020 também surgiu um colorido Bulbassauro em Sorocaba. Às margens do Córrego da Água Vermelha foi criado um jardim comunitário pelos próprios moradores, para incentivar a preservação de áreas verdes.

O Pokémon, que é um dos mais queridos do anime, está ali como guardião. Nas costas, ele cultiva uma planta, semelhante a uma flor de lótus, que se desenvolve ao longo de sua evolução.

Foto: Tiago Rodrigues/Arquivo pessoal

Na “vida real”, foi colocada uma planta de verdade, que será cuidada por todos os que visitarem o local. Um código QR traz mensagens de conscientização, mostrando que a brincadeira também alerta sobre coisas sérias.

O espaço, aberto ao público e conhecido popularmente como Jardim do Bulbassauro, conta com hortinha, árvores frutíferas, flores e Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs).

Foto: Tiago Rodrigues/Arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.