As flores são capazes de despertar encantamento em qualquer mortal. Apesar de não serem tão propagadas no Brasil, as plantações floridas merecem mais atenção, como mostramos anteriormente no post sobre o Lavandário de Cunha, que era desconhecido por muita gente. Agora o que tem se espalhado são campos de girassóis, presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

O girassol requer solo úmido para que floresça com sucesso, portanto, é mais fácil encontrá-los durante a época de chuvas, entre janeiro e março. As sementes demoram de 50 a 70 dias para gerar flores, que podem chegar a 2 metros de altura. Assim, é mais fácil encontrá-las durante os meses de maio a agosto.

Recentemente, o bairro Parque Prado em Campinas, interior de São Paulo, ganhou notoriedade na mídia por conta da invasão de girassóis num terreno de 20 mil m². A iniciativa de plantar flores no terreno da Rua São Miguel Arcanjo veio de uma construtora, com o intuito de recuperar a área que acumulava lixo.

Foto: Pxhere

A cidade de Pindamonhangaba também teve seu momento de glória quando, por acaso, um campo florido surgiu na Avenida Manoel César Ribeiro. Alvo de ensaios fotográficos e muita curiosidade, o plantio de 7 mil sementes da  Fazenda do Polo APTA Vale do Paraíba servia para alimentar os gados na época da seca e aparentemente já não está mais lá. Pelo menos por enquanto.

Ainda em São Paulo, rodovias como a Anhanguera costumam ter plantações, assim como na MG 444, em Minas Gerais, sentido Capitólio. Ainda em terras mineiras, na BR 050 – entrada de Uberaba – sentido São Paulo também tem terra fértil para os girassóis, mais precisamente na propriedade da empresa Alta Genetics.

A cidade de Campo Novo do Parecis é a maior produtora de girassóis do país, portanto, deve ser mais fácil encontrar as flores amarelas por aquelas bandas. Por enquanto, esse é o jeito de ver essas flores lindas de perto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.