Já imaginou acordar com o cheirinho de ervas aromáticas na montanha? Neste campo de lavandas em Cunha, a cerca de três horas de São Paulo, além de visitar é possível agendar hospedagem e mirar a bela paisagem ao redor a cada manhã. 

A cidade a 1.100 metros acima do nível do mar é uma estância climática de temperaturas amenas, ideais para cultivo de cogumelos, olivas, pinhão e lavanda. Não por acaso existem muitos sítios na região que proporcionam vivências entre as plantações, além de garantir degustação dos produtos fresquinhos. 

No Contemplário, o público é convidado a contemplar campos de lavanda, alecrim, capim limão e outras espécies aromáticas. Aberto em 2015, o espaço conta com dois segmentos de visitação.

As pessoas podem caminhar entre as flores em uma determinada parte da plantação, tomando os devidos cuidados para não prejudicá-la. Algumas mesas e platôs oferecem lugares confortáveis para contemplar a paisagem.

Foto: divulgação/Guido Nietmann

O outro núcleo está localizado numa parte mais alta da área rural. Após a subida íngreme de uma estrada, o visitante não pode andar entre as plantas mas ganha de presente uma vista impressionante do vale. Mesas e bancos oferecem o merecido descanso lá em cima, onde o pôr do sol parece ainda mais bonito. 

O campo de lavanda em Cunha permanece florido ao longo do ano pois é cultivado em regime de rodízio, deixando o cenário sempre propício para fotos. Porém, vale lembrar que os ensaios fotográficos profissionais precisam ser agendados previamente. Aos finais do semana não são permitidos. 

Foto: divulgação/Guido Nietmann

As mesas espalhadas no Contemplário podem ser utilizadas para piqueniques. Há também uma cafeteria que oferece bebidas como café, chá de lavanda e cervejas artesanais, além de uma loja onde são vendidos produtos próprios, como sabonetes, aromatizadores e velas, além de artesanato regional. 

As perfumadas lavandas são muito mais do que “um rostinho” bonito. A aromaterapia e os serviços de estética se beneficiam bastante dessa plantinha terapêutica.

Vindas da Europa, são conhecidas por suas propriedades medicinais relaxantes e utilizadas em tratamentos de ansiedade, insônia, depressão, dor de cabeça, acne e outras irritações na pele.

A lavanda é consumida in natura, em chás e como óleo essencial. 

Foto: divulgação/Guido Nietmann

Conheça cidades ideais para fazer um bate-volta em São Paulo

Foto: divulgação/Guido Nietmann

Hospedagem no campo de lavandas

Apenas um concorrido chalé é oferecido como acomodação no Contemplário. Construído em madeira e vidro, o espaço é equipado com uma pequena cozinha possibilitando o preparo de pequenas refeições sem sair do conforto do quarto.

A cama fica de frente para as plantações, possibilitando que os dias sejam observados do início ao fim. Os dias mais frios contam com um aquecedor a lenha, trazendo mais conforto e aconchego para o ambiente. Outra opção para se manter quentinho e relaxar é o ofurô, que fica nas dependências do chalé. 

O café da manhã, com pão, bolo, suco, café e outras delícias caseiras, pode ser desfrutado no terraço ao ar livre, que aproveita do visual da natureza como pano de fundo. 

Reservas disponíveis apenas a partir de janeiro de 2021. As diárias custam a partir de R$ 490,00 para duas pessoas, com exigência de estadia mínima de duas noites. 

Foto: divulgação/Guido Nietmann
Foto: divulgação/Guido Nietmann
Ofurô tem vista para o campo de lavandas – Foto: divulgação/Guido Nietmann

Vai lá!

  • O Contemplário fica na Rodovia Vice Prefeito Salvador Pacetti, KM 61,5
    Cunha — SP.
  • Horários de visitação: segunda, quinta, sexta, sábado e domingo das 10h às 18h; terças e quartas está fechado.
  • Entrada gratuita.
  • Reservas para se hospedar e/ou realizar ensaios fotográficos: +55 (12) 98107-7614 | +55 (12) 99702-4231 (WhatsApp)
Foto: divulgação/Guido Nietmann
Foto: divulgação/Guido Nietmann

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.