Campanópolis: conheça a surpreendente vila medieval perto de Buenos Aires

Se você está com uma viagem programada a Buenos Aires ou já foi e pensa em voltar, é hora de conhecer tudo sobre a vila medieval Campanópolis que fica pertinho da capital argentina e pode agregar um dia diferente, muito legal e com certeza surpreendente para o seu roteiro de viagem! Afinal, quem espera encontrar uma vila baseada na Idade Média do lado de uma capital bem moderna (e que não seja na Europa né)?

Campanópolis é uma vila medieval que foi construída a partir de 1976 pelo empresário Antônio Campana (argentino filho de italianos) – que dá o nome ao local – após ele ter descoberto uma doença e quis dedicar seu tempo para construir um espaço para aproveitar momentos com a sua família e aí surgiu Campanópolis, uma vila toda inspirada no estilo medieval que tem construções realmente impressionantes e parece uma vila mesmo, com vários edifícios com arquitetura clássica dos tempos que ele quis remontar.

Encontre aqui sua passagem aérea barata para Buenos Aires!

Campanópolis
Foto: Wikimedia Commons

Campanópolis parece que saiu de um cenário de filme de épocas, com castelos, vitrais, chaminés, pequenas ruazinhas, torres de pedra e moinhos que vão te fazer esquecer por um momento que está na Argentina.

O destino tem caído cada vez mais no gosto dos viajantes e um dos motivos é a sua proximidade. Quando falamos que fica pertinho de Buenos Aires, é pertinho mesmo! Aproximadamente 37 km separam a capital de Campanópolis então não é um daqueles passeios que você gasta um tempão no deslocamento, dá para ir facilmente até lá sem gastar o dia todo no transporte.

Com um espaço de 12 hectares, a vila medieval foi construída a partir de rascunhos do empresário que nada sabia de arquitetura ou engenharia, mas queria colocar o sonho em prática e a partir de seus rabiscos, contratou uma equipe para colocar tudo em prática.

Além da doença, o empresário precisou combater outro contratempo: a terra comprada para destinar a Campanópolis foi tomada durante a ditadura e foi transformada em um lixão a céu aberto. Depois, Campana conseguiu reaver suas terras e fez um longo projeto para conseguir recuperar a fertilidade do solo – que hoje é responsável pelo crescimento de árvores, plantas e gramados que compõem a paisagem do local.

São vários cenários encantadores e super instagramáveis, mas vários prédios de Campanópolis servem apenas para propósito decorativo, sem a possibilidade de entrar neles.

Campanópolis
Foto: Reprodução Facebook

O que mais você vai encontrar em Campanópolis 

Em Campanópolis o viajante vai encontrar a vila dividida entre três áreas diferentes. A primeira é de fato o que apelida Campanópolis de vila medieval, a segunda com casinhas em um bosque (bem parecidos com aqueles saídos dos contos de fadas) e a área Villa Nueva, com construções diferentes em uma pegada surrealista que rende várias fotos incríveis e engraçadas.

+ Ainda não tem hospedagem em Buenos Aires? Pesquise aqui!

O que saber antes de ir

O viajante que decidir incluir Campanópolis no seu roteiro de viagem deve programar a visita antecipadamente, nada de inventar de chegar lá na hora pessoalmente para tentar comprar ingressos, pois não há bilheteria no local.

Portanto, você tem duas opções para conhecer Campanópolis. A primeira é comprando o ingresso que dá acesso a todas as áreas pelo site e ir com transporte próprio (ou uber) ou comprando um passeio com agência de viagem que já inclui o transporte e o ingresso, como é o caso da nossa parceira que oferece esse passeio completo a partir de R$ 268,50 por adulto.

Quem fechar o passeio com agência terá a vantagem de fazer a visita guiada a Campanópolis que dura cerca de seis horas entre ida e retorno, que além de permitir a contemplação dos seus edifícios, vai indicar as melhores ruelas, passagens e lugares secretos e tudo isso com guia em português.

Para quem quiser comprar o ingresso antecipadamente pelo site oficial (que garante somente a entrada, sem transporte) vai encontrar tickets a partir de 8 mil pesos, o que daria cerca de R$ 109 na cotação de dezembro de 2023.

Já os horários de funcionamento são variáveis. De quarta a sexta, as visitas acontecem das 13h às 17h. Já aos sábados, das 9h às 13h. De domingo a terça o local não abre.

Para quem ainda não decidiu se vai ou não conhecer Campanópolis, saiba que o passeio é bem avaliado e recebe boas avaliações no Tripadvisor.

Para conferir todas as fotos e reposts de viajantes, é só seguir a página oficial da vila mais fofa da Argentina no Instagram!

+ Lugares secretos em Buenos Aires para conhecer em sua viagem

Izabella Miranda
Izabella Miranda

Jornalista por profissão e planejadora de viagens nas horas vagas.

Artigos: 761

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *