Quem aqui já viu aquela trend no Instagram que compara lugares do Brasil com destinos internacionais?! Uma das fotos que mais chamou a atenção na rede social foi a do Caminho de Moisés um banco de areia que já virou uma das atrações turísticas mais procuradas no Alagoas.

Caminho de Moisés

O Caminho de Moisés é um banco de areia que aparece quando a maré está baixa e fica na Praia de Barra Grande em Maragogi, Alagoas. Quando o mar está raso, esse banco de areia aparece e é possível caminhar nele, tendo o mar azul lindo do Alagoas ao seu redor, parecendo mesmo que você está nas Maldivas 🙂

Confira sua localização exata no mapa:

É possível chegar na praia de Barra Grande através de táxi por aplicativo, buggy ou carro locado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maragogi Alagoas ☀️ (@maragogialagoas)

Quando conhecer

Visitar o Caminho de Moisés só é possível por conta da maré baixa, para que o caminho se forme é preciso que a maré esteja entre -0.1 até 0.2. Após isso é possível ainda caminhar mas com a água já na altura da canela.

Encontre aqui o melhor preço de passagem aérea no buscador da Turismocity

É necessário então que o viajante fique de olho na tábua de maré para não perder a viagem! Confira aqui a Tábua de Maré de Maragogi

Considerando apenas a probabilidade de chuva, de outubro até janeiro são os melhores meses para conhecer Maragogi e região, esticando um pouco até fevereiro e março. Já a partir de abril até julho, é o período com a maior probabilidade de chuvas, e agosto e setembro são meses de transição, em que pode ou não chover, lembrando que tudo isso é apenas uma previsão baseada na média de chuva dos anos anteriores e não uma ciência exata.

Portanto evite os meses com maior incidência de chuva pois ela faz com que a água do mar fique bem turva.

O local já é bastante famoso e você irá encontrar embarcações vendendo drinks e petiscos no mar. Só não perca o horário, lembre-se que o mar certa hora irá subir e o Caminho de Moisés, sumir! 🙂

Quer uma hospedagem INCRÍVEL para as suas férias nesse pedaço de paraíso? Confira o Resort Salinas Maragogi

Além do Caminho de Moisés – o que fazer na região

Um dos principais focos da região é o Caminho de Moisés, mas muitos viajantes vão viajar de vários locais do Brasil para testemunhar essa paisagem de pertinho então para aproveitar o deslocamento e também ajudar a preencher o roteiro de viagem, saiba o que fazer na região além do Caminho de Moisés – e saiba que tem muita coisa incrível e lugares tão lindos quanto para conhecer.

Praia de Barra Grande: A praia de Barra Grande é uma das mais bonitas de Maragogi e onde fica o Caminho de Moisés! Assim, quando for planejar sua visita ao caminho, aproveite para curtir o dia nesta praia lindíssima, que possui águas cristalinas, areia branca e fina, e uma ótima estrutura de bares e restaurantes. Vale a pena ficar mais de um dia nesta praia para poder curtir tudo que tem ali.

Caminho de Moisés
Foto: Flickr Otávio Nogueira

Praia Xareu: logo após o Caminho de Moisés e a Praia de Barra Grande fica a Praia Xareu, a apenas 2 km de distância, uma das mais sossegadas da região! Com águas bem tranquilas, na maré baixa é possível andar vários metros “dentro” do mar, uma curiosidade específica dessa praia. Além do mar calmo, o que faz a praia ser sossegada é que não existem comércios por ali, então você precisa levar todos os comes e bebes que tiver interesse para passar o dia lá, assim como canga, cadeira de praia, guarda-sol e outros detalhes. Mas justamente por isso a praia acaba sendo mais vazia e também mais privativa.

Praia de Antunes: seguindo a orla, após a Praia Xareu, temos a Praia de Antunes, um dos lugares mais “instagramáveis” da região com uma das praias mais bonitas de Maragogi e que com certeza vale incluir no seu roteiro após visitar o Caminho de Moisés. A praia não tem restaurantes, apenas algumas barraquinhas, que são suficientes para servir comidas e drinks ao longo dia. Essa é uma das praias mais procuradas pelos viajantes e por lá é possível fazer passeios de buggy!

Caminho de Moisés
Foto: Flickr Rosanetur

Piscina Natural Lagoa Azul: essa piscina natural era conhecida como piscina natural “Cachorro” e foi renomeada como Lagoa Azul em 2023, após muitas disputas sobre este território que fica em alto mar na praia de Barra Grande. Ela fica ao lado das piscinas da “Barretinha” e faz parte do maior conjunto de piscinas naturais de Alagoas, sendo possível contratar passeios que te levam até ali para ver de pertinho cardumes de peixes lindos em águas transparentes.

Praia de Burgalhau: mais uma opção lindíssima para conhecer além do Caminho de Moisés, essa praia é mais uma opção para quem curte uma vibe bem paradisíaca e tranquila. Em Burgalhau o visitante vai poder curtir uma faixa de areia branquinha enorme e um mar calmo que mais parece uma piscina pela sua cor e tranquilidade. Esta praia também não tem estrutura, então o viajante precisa levar tudo que for comer e usar durante o dia. Entrando frequentemente na disputa de melhores praias de Maragogi, a Praia de Burgalhau ainda conta com a foz de um rio!

Galés de Maragogi: outro lugar que precisa entrar no seu roteiro da região são as Galés de Maragogi, um conjunto de piscinas naturais localizadas a 6 quilômetros da costa, então você precisará contratar um passeio de barco/lancha para poder chegar até lá. Com muita vida marinha nadando próximo a superfície, você poderá colocar um snorkel e óculos de nadar e ver tudo no mar transparente. Reserve seu passeio online.

Piscinas Naturais de Japaratinga: a praia de Japaratinga e as suas piscinas naturais com certeza merecem destaque na sua viagem! Localizadas a apenas 10 km de Maragogi, as piscinas naturais são incríveis, com muita vida marinha e uma paisagem de tirar o fôlego. Inclusive em Japaratinga fica um hotel chiquérrimo all inclusive do mesmo grupo do Salinas, o Japaratinga Lounge Resort, que vale a pena comparar os valores e inclusões caso queira uma outra opção de resort para conhecer. Faça um passeio de barco por essas lindas piscinas!

Passeios de Buggy: um dos passeios mais famosos entre os viajantes são os passeios de Buggy, que se aventuram nas dunas das praias e proporciona além de emoção, a possibilidade de realizar um roteiro com paradas nas principais praias de região para conhecer um pouco de cada uma. Reserve o seu online para curtir Maragogi de buggy!

São Miguel dos Milagres: a 75 km do Caminho de Moisés fica a cidade de São Miguel dos Milagres, que está cada vez mais famosa e sendo buscada pelos viajantes! As suas praias competem facilmente pelo título de Caribe brasileiro por seu mar azul e tranquilo, piscinas naturais cheias de peixinhos e muita vida marinha. O local tem uma ótima estrutura – ainda que mais rústico que Maragogi – mas vale a pena conhecer mesmo que seja em um bate e volta para conhecer as suas praias. Quem ainda quiser pode dividir a hospedagem entre São Miguel dos Milagres e Maragogi, para poder curtir bastante os dois destinos. Reserve online esse passeio!

Foto: Flickr Rodrigo Soldon

Recife e Maceió: dependo da onde você vier do Brasil até Maragogi, muitos voos param em Maceió ou em Recife, já que em Maragogi não há aeroporto. Assim, vale a pena você reservar um ou dois dias da sua ida ou da sua volta de viagem para curtir essas cidades incríveis, independente se você tenha chego por Recife ou Maceió, ambas valem a pena o passeio!

Confira aqui as melhores hospedagens em São Miguel dos Milagres

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.