Situado na Serra da Mantiqueira, Camanducaia é um município bastante visitado por turistas pelo seu popular distrito Monte Verde, principalmente na temporada de inverno, quando as temperaturas despencam e se torna um refúgio para os amantes deste período do ano. Mas engana-se quem acredita que este destino é atrativo somente nos dias de frio – Camanducaia oferece um clima ameno por todo ano, ideal para a prática de aventuras locais, e ainda saborear a deliciosa gastronomia mineira feita no capricho. Neste post você conhecerá todo o charme desta charmosa cidade, e certamente colocará Camanducaia em seu radar como o próximo destino de sua viagem.

Onde fica Camanducaia?

Camanducaia está localizada na região sul de Minas Gerais, e está a 460 km de Belo Horizonte. É por isso que o município é muito visitado por paulistanos, já que fica a apenas 135 km da cidade de São Paulo, levando apenas 2 horas para chegar ao destino. 

O que fazer em Camanducaia?

Além do ecoturismo conhecido na região, Camanducaia também reserva atrações bastante intimistas, ideais para fazer a dois ou com toda a família. Confira as opções:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Foto: TripAdvisor

Ao visitar a praça central de Camanducaia, não deixe de dar uma passadinha na Igreja Nossa Senhora da Conceição, erguida em homenagem a padroeira da cidade. De arquitetura simples, seu interior é decorado por esculturas de madeira no estilo barroco. Aproveite o passeio para curtir a tranquilidade de uma cidade pequena, tomar um sorvetinho, e se estiver no clima, quem sabe até assistir à uma missa?

Orquidário MV

Para os admiradores da exótica planta que marca presença na região da Serra da Mantiqueira, o Orquidário MV é um passeio obrigatório a ser incluído em seu roteiro de viagem. Fundado pelo biólogo José Mauricio Piliackas, o local conta com mais de 1500 espécies de orquídeas para a apreciação de seus visitantes, e algumas espécies também estão a venda. Aproveite para pegar algumas dicas de cultivo e cuidado, e se o tempo permitir, é possível até participar de palestras e workshops.

Parque Ecológico Verner Grinberg

Foto: Wikimedia Commons

Incluir este parque ecológico em seu roteiro implica em reservar roupas leves e tênis para uma aventura em meio à natureza – no Verner Grinberg há 5 trilhas para desbravar, e o melhor de tudo: a entrada é totalmente gratuita.

A trilha da Pedra Redonda é a mais fácil de todas, e até dispensa a necessidade de um guia durante o percurso. O percurso de ida e volta leva 1h30min, e o destino reserva uma vista encantadora. Já a trilha da Pedra Partida, embora não seja de grandes dificuldades, precisa que você esteja com maior disposição, já que a ida e volta levam aproximadamente 3 horas para serem percorridas, e também é uma das trilhas mais altas. A trilha do Chapéu do Bispo é ideal para toda a família, incluindo crianças, pois o percurso é de apenas uma hora (e também a trilha mais visitada por turistas). Mas se a ideia é testar os seus limites, o ideal é escolher a trilha do Pico Selado: um percurso bastante difícil de 5 km, que leva aproximadamente 3 horas para ser concluído, e ideal para ser realizado com a companhia de um guia.

Fazenda Radical

Se mesmo depois de uma trilha você ainda não estiver com a satisfação garantida, a Fazenda Radical promete resolver este problema. O local oferece diferentes atividades e experiências, cobradas individualmente, em que toda a família poderá se divertir, como tirolesa, arco e flecha, slackline, parede de escalada, entre outros.

Queijaria Finabel

Minas Gerais é conhecida não só por sua gastronomia, mas também por sua iguaria mais desejada: o queijo. Na Queijaria Finabel, a mais conhecida da cidade, você encontrará diferentes opções artesanais, além de compotas e doces, perfeitos para o consumo próprio ou presentear pessoas queridas. A loja fica aberta diariamente, das 8h às 18h.

Monte Verde

Foto: Wikimedia Commons

Preencher ainda mais o seu roteiro de atrações requer uma esticadinha à famosa Monte Verde, a 30km de Camanducaia. Por lá você encontrará centenas de lojas e restaurantes, já que o distrito é o principal ponto turístico do município. A avenida Monte Verde é um dos locais mais movimentados por turistas durante todo o ano.

Onde ficar em Camanducaia

Entre pousadas e chalés, em Camanducaia há uma certeza: em qualquer hospedagem que você escolher, encontrará uma tranquilidade única, assim como a paisagem do entorno. Aqui vão algumas sugestões:

  • Chalés Boa Vista: a 22km do centro de Camanducaia e 17km de Monte Verde, essas acomodações dispõem de wi-fi, café da manhã e estacionamento gratuitos. Alguns chalés possuem cozinha equipada e todos eles contam com banheiro privativo e toalhas.
  • Chalé Recanto da Cachoeira: quem passou por esta hospedagem garante – o café da manhã oferecido gratuitamente é fantástico. O local ainda conta com acomodações com jardim, terraço e serviço de quarto, e trilhas nas proximidades.
  • Pousada Cabana na Floresta: aqui você estará muito bem localizado, pertinho de diversas atrações de Monte Verde e Camanducaia. As cabanas ainda contam com hidromassagem e uma bela vista para as montanhas.
  • Pousada Opas Haus: esta é mais uma acomodação que oferece trilhas nas redondezas para os hóspedes se divertirem, além do trivial: café da manhã, wi-fi e estacionamentos gratuitos. Cada cabana do Opas Haus possui uma decoração belíssima e uma vista privilegiada da natureza do entorno.
  • Pousada Pinho Bravo: a vegetação nativa que cerca as instalações desta pousada é o ponto alto da hospedagem, pois proporciona uma vista única da janela de cada cabana. Conte ainda com um café da manhã perfeito incluso na diária, lareira e varanda.

Onde comer em Camanducaia?

Aproveitar o melhor da culinária local é uma das principais atividades de qualquer cidade mineira, e Camanducaia não ficaria de fora. Confira as sugestões mais elogiadas por viajantes:

  • Pizzaria Nápoles: escrevendo de uma maneira bastante pessoal, essa redatora que vos escreve pode afirmar que esta foi uma das pizzas mais gostosas que já comi na vida. Você pode aproveitar o ambiente extremamente charmoso e acolhedor ou fazer um pedido delivery diretamente da sua hospedagem.
  • Fazenda Esperança: provar uma bela comida mineira e caseira faz com que sua ida a Fazenda Esperança seja obrigatória. O local ainda oferece outras atividades perfeitas para passar o dia todo por lá.
  • Saint Thomas Becket: localizado em Monte Verde, este restaurante conta com culinária européia, ambiente com carinha de pub e um ótimo atendimento. Durante a alta temporada, é necessário fazer uma reserva para garantir uma mesa.
  • Casa do Strudel: este é aquele local que você sempre fica de olho durante o passeio na avenida Monte Verde, pois os strudels tem hora para sair! O sabor mais pedido é o de maçã com sorvete de nata – outro local testado e aprovado pela redatora aqui.

Para curtir Camanducaia da melhor maneira, reservar 4 dias para a sua viagem é mais do que suficiente para desbravar as novidades da região sem pressa – mais que isso seria mesmo para relaxar em meio à natureza e se desligar da agitação do nosso dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.