Cajón del Maipo fica a 100 km de distância de Santiago, no Chile, sendo uma opção de passeio PERFEITA para quem adora natureza e busca uma experiência inesquecível de ecoturismo no Chile.

Esse pedaço do paraíso que fica na Cordilheira dos Andes encanta os turistas que visitam, especialmente, o destino mais famoso de Cajón del Maipo: Embalse El Yeso, um reservatório de água que abastece 98% dos lares de Santiago com seus 253 milhões de metros cúbicos de água.

cajón del maipo
Foto: Gandalf Blanco – Flickr

Sabe aquelas fotos de paisagens que parecem que foram editadas no Photoshop, de tão inacreditáveis que são? É exatamente isso, ao vivo, que você encontra em Embalse El Yeso em Cajón del Maipo.

Encontre aqui passagens aéreas para Santigo no Chile com os melhores preços

Como ir de Santigo a Cajón del Maipo para ver a Embalse El Yeso

cajón del maipo
Foto: Deensel – Flickr

A maneira mais tranquila e segura de ir até Cajón del Maipo, para poder apreciar a represa, é fazendo uma excursão de um dia inteiro.

Esses passeios são ofertados por agências e buscam, bem cedinho, os turistas na porta de seus hotéis em Santiago e partem para Cajón del Maipo. No fim do dia, as vans retornam, deixando os visitantes novamente em seus hotéis.

Excursão de dia inteiro para grupos pequenos por Cajón del Maipo e piquenique – saiba mais aqui!

É ideal ir com uma excursão porque as estradas são bem sinuosas, com trechos com ribanceiras que nem sempre possuem mureta de proteção.

O que fazer em Cajon del Maipo?

Descubra o que encontrar nesse paraíso na Cordilheira dos Andes.

Onde se hospedar em Santiago? Confira as melhores opções aqui!

Embalse El Yeso

cajón del maipo
Foto: Wikimedia Commons

O passeio top e procurado por 99% dos turistas é para visitar Embalse El Yeso. Esse reservatório, construído em 1964, foi formado a partir do represamento do Rio Yeso, o principal afluente da região, e possui 8 km de extensão.

O cenário é de encher o coração de esperança: simplesmente lindo, intocado e inspirador! No inverno, fica com o cume coberto de gelo. No verão, a neve diminui e a água ganha maior destaque.

cajón del maipo
Foto: Christian Córdova – Flickr
cajón del maipo
Foto: Deensel – Flickr

23 lugares imperdíveis para conhecer no Chile

cajón del maipo
Foto: Wikimedia Commons
cajón del maipo
Foto: Kathleen – Flickr

Esportes de aventura

Os fissurados por trekking encontram no Monumento Natural El Morado uma trilha perfeita para se aventurar. No ponto mais alto do percurso, os turistas podem ver a Geleira San Francisco, um cenário de encher os olhos e acalmar o coração.

Mas é bom saber que a caminhada é puxada, isso porque muitos trechos são bem inclinados e a pernada é de aproximadamente 5 horas.

cajón del maipo
Foto: Wikimedia Commons

Na Cascada de Las Ánimas existe uma tirolesa que atravessa o Rio Maipo e atravessa uma floresta de pinheiros e eucaliptos.

Sem dúvidas, quem gosta de atividades repletas de adrenalina vai adorar sentir o vento batendo no rosto enquanto aprecia uma bela vista.

Tour privado com guia: manhã com tirolesa e dossel na Cascada de Las Animas em Cajón del Maipo, almoço em San José del Maipo e tour e degustação de vinhos à tarde

Já quem gosta de algo mais light, como cavalgada, também encontra esse tipo de passeio para fazer por lá.

Saiba mais: passeio a cavalo pela manhã e excursão e degustação de vinhos à tarde

cajón del maipo
Foto: MaxPixel

Se o clima permitir, faça rafting no rio Maipo, uma atividade perfeita para quem adora sentir adrenalina.

Tour partindo de Santiago: manhã Whitewater Rafting e tarde Wine Tour & Degustação

Águas termais

Foto: TripAdvisor

Cajón del Maipo ainda possui três estações de águas termais: Termas del Plomo, Baños Morales e Baños Colina. Elas são bem simples e com infraestrutura precária, sem chuveiros quentes e nem mesmo vestiários.

Sair de Santiago somente para ir até elas é um tiro no pé. Mas, se você combinar a visita com Embalse El Yeso, aí sim fica BEM interessante!

Excursão de um dia para Embalse El Yeso e Baños Colina: saiba mais aqui!

Melhor época para visitar Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Foto: PXHere

A melhor época para ir para Cajón del Maipo é entre os meses de outubro a maio, ou seja, fora do auge da temporada de inverno.

É melhor ir no verão porque quando neva forte alguns trechos ficam fechados (ou até inacessíveis) e seu passeio pode ser cancelado.

Passeios em vinícolas de Santiago para curtir ao máximo a cidade

Além disso, com o tempo mais firme:

  • A cor do lago em Embalse El Yeso fica MUITO bonita, com aquela coloração esmeralda apaixonante.
  • Os veículos não precisam de correntes nos pneus para evitar derrapagens.
  • Sem ser inverno, a garantia do parque estar aberto é muito maior.
  • Fica mais fácil caminhar por lá, especialmente quem for fazer trekking.
  • Provavelmente, você não vai precisar alugar roupas de inverno — mas não desmereça sua japona, sapato impermeável e roupas bem quentinhas, ok?
  • O acesso às águas termais está disponível.
  • As temperaturas em dezembro, janeiro e fevereiro são mais altas.
  • Dica: se você for em outubro ou novembro, por exemplo, você pega neve por lá.

Mas isso não impede que você viaje para lá no invernão, quando a temperatura média é de -10°C: o cenário será igualmente espetacular, com as montanhas inteiras cobertas por gelo, emoldurando o Embalse El Yeso.

No inverno, as vans não chegam até perto do Embalse El Yeso. Será necessário fazer uma caminhada na neve (e você precisa estar bem equipada para isso para se proteger do frio). Porém, novamente o aviso: dependendo da quantidade de neve, o parque pode estar fechado e você perder o passeio.

Dicas gerais para quem vai a Cajón del Maipo

cajón del maipo
Foto: Wikimedia Commons
  • Evite fazer o passeios aos finais de semana, porque a região fica muito lotada.
  • Mesmo podendo ir de carro, por questões de segurança, procure uma agência e vá com um motorista.
  • As vans de turismo param em estabelecimentos que alugam roupas de inverno. Nem sempre isso é necessário e você pode gastar dinheiro à toa, principalmente se já tiver jaquetas quentes e sapatos impermeáveis.
  • No verão, você pode ir até de shorts e camiseta, que a temperatura é alta e gostosa. De qualquer forma, sempre converse com a agência para entender como estão as condições climáticas no dia.
  • Os arredores do Embalse El Yeso são cheios de pedras escorregadias, cuidado ao caminhar por lá.
  • Tome um café reforçado no seu hotel, mesmo que a van vá te buscar cedinho.
  • Lá no Embalse El Yeso não tem banheiro e nem restaurantes.
  • As agências geralmente fazem algum lanche, mas leve alguma coisinha para tapear a fome.
  • Tanto na ida quanto na volta, as vans param em estabelecimentos com banheiros (pagos à parte) e em pequenos cafés para comprar lanches.
  • O passeio não é recomendado para crianças, já que as estradas são esburacadas, não tem infraestrutura e os almoços são lanchinhos rápidos. Os pequenos podem se cansar!

Se você quer fazer um passeio incrível perto de Santiago e que pouca gente ouvir falar, coloque Cajon del Maipo no seu roteiro. Com certeza, você vai voltar apaixonada pelo local <3

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.