Entre as curvas e relevos de Cunha, no interior de São Paulo, se esconde o pitoresco Armazém Café e Relíquias, um cantinho tranquilo para aquela pausa durante a viagem, seja ficando na cidade ou seguindo caminho rumo à Paraty (RJ).

No km 64,3 da Estrada Real, que é uma das mais belas do país, se avista no meio do nada um tipo de celeiro moderninho. Passando a porteira, o cenário é um tanto bucólico: centenas de antiguidades penduradas, nas prateleiras e forrando as paredes, já encantam o público.

Encontre aqui sua hospedagem em Cunha

Este é apenas um pequeno sinal de aconchego de casa de vó, que vai se alastrando a medida em que os clientes vão sendo tomados pela magia local. As relíquias, quando não estão a venda, são permeadas por afeto, como é o caso do triciclo de metal usado pela proprietária, dona Márcia, na infância.

O clima de nostalgia que paira no ar desperta doces lembranças. 

Foto: divulgação

Louças, lustres e itens decorativos do passado estão entre os principais objetos garimpados e comercializados. São peças únicas e muito bem conservadas. O espaço também conta com artesanatos novos e produtos artesanais, feitos dentro e fora de Cunha.

Depois de puxar uma das coloridas cadeiras ao redor da mesa, não desvie o olhar da torta de banana, receita da família e principal delícia do Armazém. Na companhia de um café coado na hora, fica perfeito. O menu conta ainda com tortas salgadas, bolos, pão de queijo, pão caseiro, sucos e chás.  

Na área externa, um convidativo redário para descanso no jardim e uma varanda onde também podem há mesas para quem vai consumir no local, mas ao ar livre. As crianças gostam de brincar lá fora, soltas, com apoio de bambolês, para a alegria dos saudosistas de plantão.

O espaço é petfriendly, acolhendo com carinho os melhores amigos do homem. Sem pressa, todo mundo consegue aproveitar esse lugar onde o tempo nunca corre. Vai devagar. 

Foto: divulgação

O Armazém Café e Relíquias está berto aos sábados, domingos e feriados de 9 às 18hs.

Foto: divulgação
https://www.instagram.com/p/CHd0E7ABZCw/
https://www.instagram.com/p/CIYX6rcBwcE/

Nos caminhos de Cunha

A estância climática de Cunha se tornou conhecida nos últimos tempos por conta das plantações de lavanda na paisagem d’o Lavandário e do Contemplário. Mas nem só das ervas aromáticas vive o município.

Desde 1975, a cidade mantém a tradição ceramista em seu DNA, com mais de 20 ateliês dedicados à arte de esculpir argila. Os artesãos costumam receber visitas e também oferecem cursos aos interessados.

Aos poucos, vem surgindo vinícolas e outras plantações abertas a visitantes, que passeiam entre uvas e oliveiras. A generosa natureza também é um atrativo a parte em cachoeiras e trilhas que levam a mirantes espetaculares, como na Pedra da Macela, a mais de 1800 metros de altitude.

Na hora da fome, além de charmosas cafeterias, Cunha tem muitos restaurantes e bares em agradáveis espaços. Confira abaixo nosso guia completo e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.