Antes de começar o dia, muita gente recorre a uma bela dose de café quentinho, tirado na hora, que espalha seu aroma onde quer que esteja. Quem ama a bebida encontra em São Paulo uma verdadeira perdição, já que as opções são inúmeras e certamente surgem dúvidas na hora de escolher. Separamos nesse post uma lista de cafés em São Paulo para você visitar!

Na procura da xícara perfeita, o Quanto Custa Viajar ajuda na hora da escolha, sugerindo abaixo alguns dos melhores e mais legais cafés da metrópole, que vão além da bebida. Os locais abaixo oferecem ao visitante uma verdadeira experiência, num ambiente agradável e aconchegante, como uma boa tiragem que o café pede. Entre, sente-se e fique à vontade:

1. Coffee Lab

Este é um lugar para quem realmente ama café e não dispensa boas combinações. Além de servir o básico com muita qualidade, tem também no cardápio os chamados rituais, que misturam blends para o cliente comparar. Fica na Vila Madalena e permite a entrada de cachorros.

cafesp11

Confira dicas de alimentação em São Paulo!

cafesp12

2. Isso É Café

Depois de fazer sucesso no Mirante 9 de Julho e mudar de casa, o Isso É Café se instalou no Beco do Batman, um dos maiores pontos turísticos de São Paulo, no mesmo espaço do coworking Vivei.ro. Os cafés são preparados com grãos plantados, colhidos, selecionados, torrados e empacotados pela própria equipe. A bebida é servida em métodos variados, desde coada até por aeropress (similar a uma seringa que separa pó e líquido). No cardápio tem algumas comidinhas, como pão de queijo e iogurte com granola.

3. UM Coffee Co.

A região do Bom Retiro é conhecida por conta das confecções e dos restaurantes coreanos que se espalham por ali. Porém, é no UM Coffee Co. que a xícara de café é garantida com um trabalho primoroso dos baristas. Com grãos de fabricação própria, oriundos da fazenda da família coreana em Minas Gerais, a cafeteria prepara desde o cold brew, que é extraído a frio, até o típico espresso. Também servem almoços, lanches, doces e opções para brunch num ambiente bem bonito e organizado. Há ainda uma unidade no bairro Itaim e uma no Paraguai.

4. Sofá Café

De longe você já cria uma certa curiosidade com o Sofá Café. Com três endereços na cidade, tem um ambiente confortável até demais, onde há a chance de realizar um dos maiores prazeres da vida: tomar café sentado num bom sofá. Serve café da manhã, almoço, lanche e ainda tem happy hour.

cafesp10

cafesp9

5. Torra Clara

Em meio a Oscar Freire, quando mais próxima do metrô Sumaré, o Torra Clara também é um bom ponto para quem ama a bebida, trazendo variações da torra (clara, média ou escura) e versões frias. Também é possível escolher o modo como o café é feito, de maneira French Press, Chemex e outros jeitos.

cafesp

Compre aqui sua passagem aérea para São Paulo

cafesp1

6. Botanista

São Paulo agora abraça cada pedacinho de verde que tem com todas as forças! Unindo cafeteria com loja de plantas e de peças de arte produzidas por mulheres, a Botanista ocupa uma charmosa casa no bairro de Pinheiros. Entre as folhagens há mesinhas para um café sem pressa, acompanhado de um bolinho ou tostadas. O brunch é lindamente enfeitado com flores comestíveis.

7. Nano Cafés Especiais

Dentro da Casa Jardim Secreto, no bairro Bixiga, a Nano divide espaço com uma loja colaborativa de artistas independentes e criativos. Comandado por um simpático casal, o espaço prepara bons cafés com o grão do dia e bebidinhas, como o baunilha ice coffee e o chocolate quente com gotas de chocolate belga. Deixe um espacinho na barriga para provar ainda o cookie de laranja e especiarias acompanhado ou não com sorvete, croissants e dadinhos de tapioca.

8. Coa Café

Antes instalado numa garagem da Consolação, o Coa ganhou um espaço para chamar de seu, próximo a estação Barra Funda. O menu conta com cafés (R$ 5 a R$ 7) de produtores pequenos, que se alternam semanalmente, e feitos por métodos diversificados, como aeropress, clever e hario. As bebidas podem ser acompanhadas por bolos caseiros, brownie, stroopwafel (biscoito holandês, um tipo de waffle recheado com calda de mel), brioche e pão de queijo.

9. Por Um Punhado de Dólares

Com nome inspirado num filme dos anos 1960, a descolada cafeteria reúne grãos, que em sua maioria resultam em torras mais escuras, vindos de vários lugares diferentes, como Bahia e Etiópia. Os métodos também são distintos, podendo ser espresso ou coado. No menu ainda estão inclusos alguns lanches e quitutes.

cafesp20

cafesp19

10. Café Colombiano

Próximo ao metrô Tiradentes, o Café Colombiano, como o nome sugere, serve café feito com grãos vindos da Colômbia, além do tradicional brasileiro. O menu conta com variações da bebida, como frapuccinos e shakes gelados, além de comidinhas e opções de pratos para o almoço, incluindo delícias colombianas.

cafesp4

cafesp5

11. Takkø Café

Antes chamado de Beluga, o Takkø já é bem conhecido em São Paulo e muito bem falado. Pequenino, o endereço na Vila Buarque, região central, aposta na curadoria de grãos vindos de pequenos produtores, resultando em cafés especiais. Para quem quer algo diferente e mais tropical, opte pelo Espresso Tônica ou o Affogato. A bebida pode ser acompanhada de bagels, waffles, lanchinhos, cookies ou o pão de banana com ricota e mel.

12. HM Food Café

Com grãos selecionados, o HM Food Café é uma boa pedida para quem gosta de manhãs preguiçosas e brunch, servido sempre no último domingo do mês. O deck na calçada é convidativo para tal compromisso. Para conhecer uma coisinha diferente, peça o café no coador de cerâmica Z, elaborado por um taiwanês que vive no Brasil. Se quiser adoçar o paladar, tem novidade no menu: galete de pêssego e morango.

13. Clemente Café

Uma pequena portinha abriga um ótimo café nos arredores da Vila Mariana. No espaço de 7m² cabe uma pequena mesa, alguns banquinhos e um banco maior, a beira da árvore na calçada. Do balcão saem cafés moídos na hora, filtrados por métodos como o Aeropress, Hario V60 e prensa francesa. Para comer, recomendamos o pão de queijo vindo da Serra da Canastra e o pão de queijo vegano.

14. 89ºC Coffee Station

A primeira cafeteria oriental do bairro Liberdade fica numa esquina bem movimentada. O nome faz alusão à temperatura ideal do café, servido em grãos arábica vindos diretamente da Fazenda Serra Negra – de Mitsuo Nakao -, no cerrado mineiro. Aproveite o local e a experiência para provar a torra japonesa e um dos 15 doces orientais, como o carro-chefe Choux Cream, semelhante ao profiterole.

15. KOF

O King of the Fork, apelidado KOF, é figurinha conhecida entre os ciclistas e frequentadores da região de Pinheiros. Com mesas internas e ao ar livre, o lugar já se consolida como tradição em bons cafés, selecionados e bem preparados pela equipe. Para fugir da mesmice, aposte na bebida servida em métodos diversificados ou no cold brew, a versão gelada e refrescante feita pela casa. Para quem anda de bike, há uma pequena loja de acessórios.

Fotos: divulgação

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *