O filósofo Hipócrates dizia “que seu remédio seja seu alimento, e seu alimento seja seu remédio“. Levando a teoria para a prática, esse café em Montevidéu, no Uruguai, aproveita a estrutura de uma antiga farmácia para servir comida saudável e colorida, conforme manda a bula. 

É numa esquina da Cidade Velha que a extinta Farmácia Deli teve seus dias de glória a partir de 1870. Tombado como Patrimônio Histórico e conservado de maneira praticamente intacta, o comércio é hoje o La Farmacia Café, uma das cafeterias mais deslumbrantes e interessantes do mundo.  

Ao tocar os puxadores em bronze das portas se abre um portal do tempo. O ambiente nostálgico que amanhece com a entrada de luz natural pelas vitrines parece perfeito para uma pausa no dia.

Foto: divulgação

Pesquise aqui passagem para Montevidéu

Foto: divulgação

Café em Montevidéu

A decoração neogótica e Art Nouveau precisou de restauro, mas de quase nenhuma adaptação. O charme fica a critério dos antigos balcões e prateleiras de madeira, belíssimas, que sobem em direção ao pé direito alto e tocam o colorido piso em mosaico geométrico. As gavetas ainda estão etiquetadas com especialidades farmacêuticas.

Hoje, ainda assim, o espaço também pode ser considerado um laboratório, que manipula cafés especiais de um jeito profissional, em métodos variados, e distribui doses diárias a quem não vive sem cafeína nas veias. O menu tem opções de desjejum, brunch e lanchinho da tarde. 

Entre os destaques da casa estão as tostadas, servidas de dois jeitos: como bruschettas, com avocado e tomatinhos em cima do pão, ou como lanches no estilo tostex, com presunto cru e queijo ou queijo gouda e pesto, entre outras variações. 

Salada de frutas com grãos e iogurte, sopas e pratos com pegada mais saudável resgatam no espaço o mesmo objetivo do passado, que é o cuidado com a saúde dos clientes, mas usando o alimento como medicamento. 

As alquimias da equipe ficam expostas na antiga vitrine de fármacos. São geleias, conservas fermentadas e outras delícias artesanais vendidas em potes de vidro, como num pequeno empório. 

Depois de conhecer o La Farmacia Cafe, dá para entender que o cafezinho também pode ser um santo remédio. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Vai lá! 

O café em Montevidéu fica na via Cerrito, 550 — Ciudad Vieja. 

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado das 9h às 19h

Instagram: @cafelafarmacia 

Encontre aqui hospedagem em Montevideú

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.