Os aventureiros de plantão estão sempre em busca de novos pontos para se explorar e as cachoeiras aparecem no roteiro de todos eles. Por sorte, há cachoeiras no Brasil incríveis, em todo o seu território para o deleite de turistas e brasileiros que querem estar mais próximos da natureza.

Com as praias lotadas durante o verão, explorar o ecoturismo e as cachoeiras no Brasil pode ser uma boa alternativa para se refrescar e se divertir gastando pouco. As cachoeiras no Brasil estão por toda parte, no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte do país, tornando seu acesso bastante fácil, já que fica difícil encontrar um estado que não tenha nenhuma delas.

Independente de onde você esteja, dá para admirar e nadar em exuberantes cachoeiras no Brasil, rodeadas por verde e o melhor: de água doce. Aproveite e anote algumas para conhecer:

Partiu VIAJAR? Pesquise aqui sua passagem aérea.

Cachoeiras no Brasil

1. Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu, PR

cachoeiras no Brasil
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Fazendo fronteira com a Argentina, as cascatas mais famosas do país ficam em Foz do Iguaçu, no Paraná e formam um conjunto de quedas d’água impressionante. São aproximadamente 275 metros de queda no Rio Iguaçu, observadas por milhares de turistas anualmente.

Como chegar: essa paisagem surreal fica localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Para chegar lá, primeiro você precisa chegar até Foz, e para isso tem passagens aéreas de vários aeroportos para lá aqui. Uma vez na cidade, você pode pegar um táxi, uber, ou ir de carro alugado até o parque, o trajeto é feito pela Avenida das Cataratas, uma via de fácil acesso e bem sinalizada.

O ônibus urbano “Parque Nacional” sai da Rodoviária Urbana de Foz do Iguaçu e passa pelo Terminal de Transporte Urbano (TTU). Ele deixa você diretamente na entrada do parque.

Onde ficar: Rede Andrade Vivaldi | Viale Tower Hotel

2. Cascata do Caracol – Canela, RS

cachoeiras no Brasil
Foto: Wikimedia Commons

Na Serra Gaúcha, a cascata de mais de 131 metros de queda livre conta com mirante e elevador panorâmico, ideal para quem não quer se molhar. A paisagem fica no Parque Estadual do Caracol, entre Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul.

Confira cachoeiras perto de Porto Alegre

Como chegar: para conhecer a Cascata Caracol você precisa pegar um voo até Porto Alegre ou Caxias do Sul, que é o aeroporto mais próximo da cidade de Canela, em RS. Chegando na cidade, a Cascata do Caracol está a apenas 7 km do centro de Canela, acessível pela RS-466 (Estrada do Caracol), e é possível ir de carro, táxi ou transporte por aplicativo. De Gramado, que está a apenas 10 km de Canela, o viajante pode ir de carro pela RS-235, que conecta as duas cidades, e a partir de Canela, é só seguir pela RS-466.

Onde ficar: Pousada Canela Garden | Grande Hotel Canela

3. Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros, GO

cachoeiras no Brasil
Foto: Wikipedia

Na exuberante Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é possível se deparar com muitos cenários surreais e uma das mais lindas cachoeiras no Brasil. Um deles fica em Cavalcante, onde há a intensamente azul cachoeira de Santa Bárbara, acessada após 5 km de trilha.

Como chegar: o aeroporto mais próximo com boa infraestrutura é o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), a cerca de 320 km de Cavalcante. É possível ir de Brasília até lá de carro, para isso siga pela BR-020 até Formosa, depois pela GO-118 até Alto Paraíso de Goiás. De Alto Paraíso, pegue a GO-241 até Cavalcante. A viagem dura cerca de 5 horas. É possível ir de ônibus para Alto Paraíso saindo de Brasília, mas o trecho de Alto Paraíso a Cavalcante geralmente exige transporte privado ou transfers locais.

Chegando em Cavalcante, a cachoeira pode ser acessada por uma estrada de terra, que pode ser percorrida com veículos 4×4. Em períodos de chuva, a estrada pode ficar mais desafiadora, então cuidado!

Onde ficar: Pousada Vilas Boas | Pousada Varanda da Serra

4. Cachoeira do Rio Mandi – Teixeirópolis, RO

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em Teixeirópolis, mas saiba que lá está a cachoeira mais alta de Rondônia. No rio Mandi, a queda d’água tem 32 metros de altura e fica dentro da pousada Vale das Cachoeiras, onde há ainda outras 10 cachoeiras menores e um parque aquático para o lazer dos turistas.

Como chegar: para começar sua viagem até essa cachoeira, primeiro precisamos chegar o mais perto possível dela, caso você seja de fora do estado. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira (PVH), em Porto Velho, a cerca de 330 km de Teixeirópolis. Depois, de carro, será necessário ir de de Porto Velho até Ji-Paraná. Para isso, pegue a BR-364 até Ji-Paraná, depois siga pela RO-010 até Urupá e, por fim, continue para Teixeirópolis. A viagem dura cerca de 5 horas.

Para quem prefere ir de ônibus, existem alguns que conectam Porto Velho a Ji-Paraná, mas para chegar a Teixeirópolis, será necessário contratar um transporte local ou usar táxi. Depois, até a cachoeira, que fica a 10 km do centro de Teixeirópolis, o trajeto é feito por estrada de terra, com placas indicando o caminho.

Onde ficar em Ji-Paraná: Larison Hotéis – Ji-Paraná | Maximus Sottile Hotel

5. Cachoeira do Urucá – Uiramutã, RR

cachoeiras no Brasil
Foto: Wikipedia

No município de Uiramutã, em Roraima, se destacam várias cachoeiras no Brasil, mas em especial temos a cachoeira do Urucá, que tem 20 metros de altura e águas esverdeadas cristalinas que formam um poço. Seguindo por ela encontra-se ainda a cachoeira das Sete Quedas, uma incrível sucessão de quedas d’água e piscinas naturais.

Como chegar: para começar a viagem, busque passagens até o Aeroporto Internacional de Boa Vista (BVB), na capital de Roraima, a cerca de 300 km de Uiramutã. Depois, siga viagem de carro, pega BR-401 até Pacaraima e depois a RR-203 até Uiramutã. A viagem dura cerca de 6 horas e inclui trechos de estrada de terra, especialmente nos arredores de Uiramutã. É recomendado usar veículos 4×4.

Há poucas opções de transporte público direto para Uiramutã. Muitos visitantes optam por contratar transfers especializados ou pacotes turísticos.

Depois, a Cachoeira do Urucá está localizada a cerca de 20 km do centro de Uiramutã, em território indígena e o trajeto até a cachoeira envolve estradas de terra que podem ser desafiadoras. É obrigatório o acompanhamento de um guia local, pois a região está dentro de terras indígenas e exige respeito às regras locais.

Onde ficar: Pousada Uiramutã

6. Cachoeira de Santo Antônio – Laranjal do Jari, AP

No Amapá, uma das mais belas paisagens está em Laranjal do Jari, onde a Cachoeira de Santo Antônio foi formada há milhares de anos após processos vulcânicos. São 30 metros de queda d’água em meio a paredões verdes que só ressaltam a beleza do loca

Como chegar: começando o tutorial de como chegar em mais uma das cachoeiras no Brasil, o aeroporto mais próximo desta cachoeira é o Aeroporto de Macapá (MCP), a cerca de 280 km de Laranjal do Jari. De Macapá a Laranjal do Jari, de carro, pegue a BR-156, que conecta Macapá ao município. A estrada é asfaltada em grande parte e a viagem dura cerca de 6 horas. Uma vez na cidade, a Cachoeira de Santo Antônio está localizada a aproximadamente 30 km do centro de Laranjal do Jari, em uma área rural.

O acesso à cachoeira é feito por estrada de terra e algumas agências de turismo locais oferecem passeios guiados até a cachoeira, com transporte adequado e guias experientes.

Onde ficar: Ramalho Palace Hotel

7. Poço Azul – Riachão, MA

Foto: Wikipedia

Em Riachão, no estado de Maranhão, um poço azul de águas cristalinas deixam todos de queixo caído. Dentro do Parque Nacional Chapada das Mesas está a queda d’água e o poço em meio a paredões de pedras vermelhas. É possível observar peixes como lambaris e cascudos com auxílio de snorkel.

Como chegar: o primeiro passo dessa viagem é chegar até Riachão. Para isso, o aeroporto mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), que está a cerca de 380 km de Riachão. Seguindo, de carro, de São Luís a Riachão, pegue a BR-135 em direção a Bacabal e depois a MA-034, que leva diretamente a Riachão. A viagem dura cerca de 7 horas, dependendo das condições das estradas. Chegando em Riachão, o Poço Azul está localizado a cerca de 10 km do centro, em uma área rural e de fácil acesso por estradas de terra.

Onde ficar: Pousada Nordestina

8. Cachoeira do Frade, Ubajara – CE

Foto: Wikipedia

Dentro do Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, está uma das atrações mais visitadas da região, a Cachoeira do Frade, que fica no meio de um cânion. Aproveite para conhecer a incrível gruta, que tem acesso somente por teleférico e uma vista de tirar o fôlego.

Como chegar:  para chegar em Ubajara, o viajante pode comprar passagem para o aeroporto mais próximo, que é o de Jericoacoara, a 175 km, mas não tem muitos voos para lá e nem de muitas cidades, então a opção mais viável é ate o aeroporto de Fortaleza, a 320 km de Ubajara.

De Fortaleza a Ubajara, de carro, pegue a BR-222 e siga em direção a Tianguá. A partir de Tianguá, continue pela CE-187 até Ubajara. O trajeto de Fortaleza a Ubajara leva cerca de 4 a 5 horas. Também dá para ir de ônibus, existem linhas que partem de Fortaleza para Ubajara, com viagens que duram entre 5 e 6 horas.

Chegando em Ubajara, a Cachoeira do Frade está situada a cerca de 8 km do centro de Ubajara, dentro da Serra da Ibiapaba, em uma região de fácil acesso.

Onde ficar: Pousada Gruta | Pousada Central-Ubajara Capital do Turismo

9. Cachoeira de Paulo Afonso – Paulo Afonso, BA

Entre a Bahia e Alagoas está a bela cachoeira de Paulo Afonso, formada por um vale profundo escavado numa rocha. O cânion tem entre 30 e 170 metros de profundidade, enquanto as diversas quedas d’água segue por 80 metros de altura. O mirante fica na  Ilha do Urubu, onde há ainda jardins ornamentais e pontes entre as corredeiras.

Como chegar:  o aeroporto mais próximo de Paulo Afonso é o Aeroporto de Paulo Afonso (PAV), que recebe voos de algumas capitais, principalmente de Salvador e Brasília. Para quem vem de outras regiões do Brasil, pode ser necessário pegar um voo até Salvador e depois um voo regional até Paulo Afonso.

De Salvador a Paulo Afonso você pode ir de carro, a viagem é feita pela BR-110 e leva cerca de 7 a 8 horas. Existem ônibus regulares que fazem o trajeto de Salvador a Paulo Afonso, com duração média de 8 horas.

Chegando em Paulo Afonso, a distância do centro até a cachoeira é de aproximadamente 15 km e tem fácil acesso.

Onde ficar: Pousada Tropical Paulo Afonso | Hotel Bellavista

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.