Neste conteúdo, você vai descobrir quais são as cachoeiras mais altas do Brasil!

Esta lista foi definida com base no Projeto Cachoeiras Gigantes, que tem o objetivo de mapear e medir as maiores cachoeiras do Brasil, de acordo com critérios internacionais de classificação.

Após a medição, os resultados são publicados em forma de um livro-guia, que serve como fonte completa e confiável de informações sobre estas fantásticas obras de arte naturais.

É bem interessante levar em consideração a medição Projeto Cachoeiras Gigantes já que não existe catálogo ou levantamento elaborado por um órgão estatal — e, por isso, muitos “chutam” a altura das cachoeiras e replicam as informações, certas os não, sem conferir a origem.

Preparada para ver um montão de paisagem linda? Confira a lista as com Cachoeiras Gigantes do nosso país:

Partiu? Encontre passagens aéreas com os melhores preços aqui

Cachoeira da Neblina

A imponente Cachoeira da Neblina é considerada a cachoeira mais alta do Brasil, atingindo impressionantes 450 metros.

As quedas d’água foram medidas pela expedição liderada por Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo, em 2018. Neste link, você pode assistir a uma websérie na qual os exploradores mostram como foi essa aventura.

Esta obra da natureza fica localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro. O acesso até o local é dificílimo, como você poderá ver no link com o vídeo acima, e só pode ser feito por meio de expedições autorizadas pelo ICMBio.

Nascente Norte e Nascente Sul do Rio Cotingo

maiores cachoeiras do brasil
Foto: Reprodução / Cachoeiras Gigantes

A segunda e a terceira posições da lista de cachoeiras mais altas do Brasil fica para as quedas d’água gêmeas: a Nascente Norte, com 375 metros de altura; e a Nascente Sul do Rio Cotingo, com 365 metros.

As queda d’água estão localizadas no Monte Roraima.

Cachoeira do El Dorado

cachoeiras mais altas do brasil
Foto: Reprodução / Cachoeiras Gigantes

A cachoeira El Dorado fica no município de Barcelos, no extremo norte do Amazonas — a 535 km de Manaus. Com 353 metros, por muito tempo ela foi considerada a cachoeira mais alta do Brasil.

Localizada na Serra do Aracá, dentro do Parque Estadual Serra do Aracá, a área é bastante selvagem e tem montanhas com mais de 2 mil metros de altitude.

Cachoeira da Fumaça

Linda, linda de viver! A Cachoeira da Fumaça é um cenário exuberante na Chapada Diamantina que deve fazer parte do roteiro de passeios para quem visita a região pela primeira vez.

Com 340 metros de altura, essas quedas d’água ficam no município de Palmeiras, no Vale do Capão.

A entrada no local é gratuita, mas aceita contribuições para ajudar na preservação. Tem bastante hotel e pousada com bons preços no Vale do Capão para você se hospedar, hein!

Cachoeira da Boa Vista

A cachoeira da Boa Vista é a sexta cachoeira mais alta do Brasil, segundo as medições do Projeto Cachoeiras Gigantes.

As quedas d’água, com 310 metros, ficam no Cânion da Boa Vista, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cascata do Risco Verde

Localizada no município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, a Cascata do Risco Verde tem 296 metros de altura e fica com a sétima posição na lista das cachoeiras mais altas do Brasil.

Em condições normais, a cascata tem um pequeno volume de água que mais se parece com um risco no paredão verde — por isso o nome com o qual ela foi batizada. 

Mas basta um pouco de chuva para a cascata se transformar e mostrar uma coluna poderosa que desce pelas paredes do cânion.

Cachoeira Véu de Noiva

Cânion Itaimbezinho. Foto: Tiago Pádua

Localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o Cânion Itaimbezinho é composto de paredões de 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura, sendo um dos mais famosos da região de Cambará do Sul, que fica a 24 km de distância.

É nele que fica a maravilhosa cachoeira Véu da Noiva, que possui 289 metros de altura. Para ver essa joia da natureza, você deverá fazer a Trilha do Vértice, que é repleta de mirantes — e de um deles, é possível ter uma vista privilegiada da cachu. A entrada custa R$ 7,00 por pessoa.

Hospedagem boa a barata em Cambará do Sul: saiba mais aqui!

Cachoeira do Bel

cachoeira do bel
Foto: Wikimedia Commons, por Leomar Teichmann

A colônia Monte Alegre, em Guaratinga, na Bahia, abriga a nona cachoeira mais alta do nosso país: a Cachoeira do Bel, com 280 metros de altura que descem por paredões rochosos nas serras do Parque Nacional do Alto Cariri.

Cachoeira do Tabuleiro

cachoeira do tabuleiro
Foto: Wikimedia Commons, por Rafael dos Reis Pereira

Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, é onde você poderá encontrar a Cachoeira do Tabuleiro, uma queda d’água impressionante com 273 metros de altura, situada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro.

Para visitá-la, é necessário pagar o valor de R$ 10,00 (sendo oferecido um colete salva-vidas para o banho). Sim: é possível tomar banho nessa cachu gigantesca! A parte de baixo forma um poço com 18 metros de profundidade, cercado por imensos blocos de pedra.

É um cenário que parece de filme e sem dúvidas guardará memórias inesquecíveis deste passeio.

E aí, você já teve a oportunidade de conhecer ao vivo uma dessas cachoeiras? Sabemos que nem todas são de acesso fácil, mas se você já visitou uma delas, conta aqui nos comentários como foi sua experiência 🙂

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.