Localizada em São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, a Pousada Cristal do Horizonte é uma ótima opção de passeio para quem deseja se conectar com a natureza. Com área verde linda, é dentro desta propriedade que ficam as famosas cachoeiras do Bruel, uma sequência de quedas d’água privativa que garante a formação de piscinas naturais perfeitas para o banho.

A diversão é garantida para todas as idades, seja saltando de pedras para um tibum que esparrama água para todos os lados, tomando um banho embaixo de uma queda ou simplesmente ficar deitada em uma das piscinas naturais.

O melhor de tudo é que a região fica a uma hora de distância de Curitiba. Assim, é possível aproveitar uma emenda de feriado ou simplesmente um fim de semana para tomar banho nas águas geladinhas. Olha só que gracinha é o local:

pousada cristal do horizonte cachoeiras do bruel
Foto: divulgação
pousada cristal do horizonte
Foto: divulgação
  • Qualquer pessoa pode conhecer as cachoeiras do Bruel mesmo sem ficar hospedada no local. A pousada trabalha somente com reservas, seja para se hospedar ou para ir no Day Use, ok? Confira direto com os proprietários o valor do day use e de hospedagem atualizados.

Conhecendo a pousada

A Pousada Cristal do Horizonte está cercada de natureza exuberante na serra de São Luiz do Purunã. As opções para ficar são chalés rústicos simples, mas bem confortáveis. Cada casinha de madeira e tijolinho aparente fica isolada uma da outra, com grande espaço com grama entre elas.

É uma pena que a pousada não aceite mais receber pets, porque o ambiente é perfeito para eles! Dentro, os quartos possuem banheiros e televisão.

pousada cristal do horizonte
Foto: divulgação

Além desta opção de hospedagem, a pousada tem espaço para camping, com banheiros comunitários e ambiente para preparo de refeições — exceto churrasco.

Quem se hospeda na pousada conta com diárias com pensão completa. O preço, consultado em dezembro de 2020, é de R$ 480,00 para o casal, com bebidas pagas à parte. O check-in deve ser feito após às 14h e check-out até às 18h.

As cachoeiras do Bruel

cachoeiras do bruel
Foto: divulgação

O rio Tamanduá e as cachoeiras do Bruel passam por dentro da propriedade da pousada. É aqui que sua diversão começa!

Após 350 metros de caminhada em meio à natureza, os visitantes chegam ao início das cascatas. Basta descer um pouco mais no rio para se deparar com as primeiras cascatas.

cachoeiras do bruel
Foto: divulgação

Mas no geral, antes mesmo de se embrenhar no meio do mato, você já vai encontrar um montão de poço com formação de piscinas naturais. Escolha uma delas e aproveite para relaxar.

As quedas d’água nesse trecho do rio são bem pequenas e muitas pessoas conseguem ficar em pé embaixo delas, inclusive crianças. As profundidades são variáveis, mas a água não passa por baixo das pedras, ela entra nos panelões e volta — assim não corre o risco de ser sugado 🙂

cachoeiras do bruel
Foto: divulgação

Pertinho de um paredão de pedra, a maior delas é conhecida como Véu do Bruel, com águas que caem de um penhasco. Vale apena fazer uma caminhada com cuidado para chegar pertinho e apreciar toda a beleza.

Além das cachoeiras, a pousada oferece atrações como trilhas, cavalgadas, rapel, cabo submerso e visitas à Capela de Nossa Senhora da Conceição. Mais no fim do dia, você poderá curtir a sala de jogos com mesa de bilhar e pebolim enquanto espera o jantar ficar pronto.

Como chegar até a pousada

O acesso até a Pousada Cristal do Horizonte é feito logo após o pedágio da Rodovia do Café, seguindo para o interior do Paraná, antes de chegar ao município de Ponta Grossa. Siga as indicações do GPS, atravesse uma trincheira até o Portal de Entrada de São Luiz do Purunã, ponto de referência para início do trajeto.

Continue até a estrada de chão – conhecida como Campos Históricos do Tamanduá. Neste ponto, você vai percorrer aproximadamente 11 km até chegar à estrada que leva até a Pousada — existem placas indicativas.

Agora, é só curtir bastante a natureza! Boa viagem 🙂

Confira aqui valores de aluguel de carro em Curitiba

Pousada Cristal do Horizonte

  • Endereço: Estrada Municipal de Tamanduá, s/nº – São Luiz do Purunã – Balsa Nova
  • CEP: 83650-000
  • Telefone de contato: (41) 9 9973-5633

Confira +! Cachoeiras perto de Curitiba!

4 comentários

  1. Ola, bom dia a todos !
    Visitamos as cachoeiras do bruel no domingo passado, almoçamos e fomos tomar banho nas cachoeiras.
    Nossa experiência foi bem desagradável, primeiro pq é uma estrada de chão que precisa de reparos urgentes, terrível diga – se de passagem, o almoço bem trivial , costela assada e uma carne de carneiro muito mal feita , totalmente torrada, comida simples ,boa ,porém o preço é no mínimo explorador, estávamos em 7 adultos ,3 adolescentes 1 criança de colo e 1 menino de 4 anos , e nos cobraram no final 600 reais ,um absurdo ,fomos enganados , o caminho pra chegar na tal das cachoeiras e ruim demais , não tem nem escadas ,apenas uma velha corda pra descer uma perigosa montanha, vemos a incompatibilidade de valores × benefícios , .
    Sou empresário e eu invisto no meu negócio , pois tão bom quanto vender um produto ou serviço pra alguém e vender mais vezes isto pra mesma pessoa , nossos amigos e familiares não voltaremos nesse lugar, uma experiência muito ruim mesmo, entendi que os proprietários investem muito pouco ou nada no maior atrativo, as quedinhas d’água, .
    Muito perigoso, caríssimo um refeição que no site sairia por 60 reais por pessoa nos cobraram 70 ,
    Amigos , com todo o respeito e consideração por quem procura um lazer pra família , esse local é inadequado ,perigoso, sem infraestrutura no atrativo ( quedinhas d’água), refeições de dias guardadas em geladeiras, requentadas ,carnes torradas ,salvo a costela que estava + ou – e um valor exorbitante , .
    Não indico e ainda advirto a todos a pensarem em outro local mais seguro e com maior aproveitamento. Sem contar que o local e frequentado por pessoas que praticam rituais religiosos ( macumbas e feitiços ) encontramos restos de oferendas ,velas derretidas , enfim , nenhuma preocupação dos proprietários na vigilância do local.
    Desejo a todos um feliz ano novo ,muita prosperidade ,saúde e muita paz ,2021 abençoado a todos nós.

  2. Obrigado aos amigos pelos alertas e comentários , que foram de grande utilidade ! Quem sabe possam chegar aos ouvidos dos proprietários para transformar o local num passeio agradável !! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.