Se você mora em São Paulo e adora ter contato com a natureza, temos uma dica de passeio sensacional que vale a pena você fazer! Em um final de semana, dê um pulinho até Joanópolis, no interior de São Paulo, para visitar a Cachoeira dos Pretos. A cidade fica a 130 km da capital de São Paulo e reserva surpresas e encantos para os turistas que visitam o local.

Chegando em Joanópolis, você deve ir até o Parque Municipal da Cachoeira dos Pretos, que fica a 18 km do centro. Pode ficar bem tranquila que todo o trajeto do centro até a cachoeira é asfaltado e de fácil acesso. A estrutura é muito boa para receber os turistas! O parque tem estacionamento, banheiros, restaurantes, quiosques e áreas para venda de produtos artesanais que movimentam a região.

[+] Lugares para conhecer no interior de São Paulo para curtir em viagens rápidas

A linda Cachoeira dos Pretos

A nascente do rio Piracicaba fica no Parque Municipal da Cachoeira dos Pretos e forma uma das quedas d’água mais impressionantes do Estado: Cachoeira dos Pretos tem 154 metros de altura. Tanto o volume quanto o barulho das águas vão renovar suas energias!

Foto: Rodrigo Soldon

Para chegar até ela, você vai seguir a pé por uma trilha de dificuldade baixa dentro do Parque Municipal da Cachoeira dos Pretos, atravessando algumas pontes pequenas de madeira pelo caminho. Todo o trajeto feito dentro da mata e a vista que você tem das quedas d’água são impressionantes.

[+] PETAR – um parque com cavernas e cachoeiras imperdíveis entre Curitiba e São Paulo!

Dicas gerais para quem visita a Cachoeira dos Pretos

Foto: Wikimedia Commons
  • Muito cuidado, mesmo, com as pedras na cachoeira, elas são escorregadias.
  • Escolha os locais seguros para entrar na água.
  • Leve protetor solar para não se queimar.
  • Esteja com um repelente na bolsa, lá tem muitos bichinhos.
  • Leve uma muda de roupa e toalhas para se secar após a diversão.
  • O parque tem chuveiros para uma ducha rápida após entrar na água.
  • O parque é uma ótima opção para levar crianças.
  • Não é possível levar alimentos ou fazer um piquenique porque o parque fica em uma área de preservação.
  • Preserve a natureza e recolha qualquer tipo de lixo que produzir.
  • A entrada no parque é gratuita, você paga apenas o estacionamento. Custa R$10 para carros e R$5 para motos.

Além da cachoeira que por si só já é um espetáculo da natureza para ser admirado, você ainda encontra diversas áreas para banho com piscinas naturais, prática de rapel, trilhas pelo meio do mato e muito mais.

[+] A apenas 60 km de São Paulo, Atibaia agrada casais, famílias e aventureiros

Esportes de aventura pertinho da Cachoeira dos Pretos

Foto: Rodrigo Soldon

Você já sentiu que quem curte esportes de aventura vai se dar bem por aqui! Pertinho da cachoeira, você encontra opções para fazer boia-cross, descendo as corredeiras da cachoeira. Apesar de parecer algo muito hardcore, o passeio pode ser feito por pessoas de todas as idades.

Os apaixonados por água também podem praticar rafting pela região. É bem importante você se informar sobre os valores e horários logo na entrada do parque. Também existe um circuito de arvorismo que pode ser explorado na região, tudo para você ter um contato mais próximo com o meio-ambiente e também testar seu equilíbrio e força para atravessar os percursos.

Sem dúvidas, será um passeio imerso na natureza capaz de tirar todo o estresse que você possa ter passado durante a semana na “cidade grande”.

Onde comer

Restaurante O Caipirão

Uma boa opção é almoçar no Restaurante da Cachoeira, estabelecimento que fica bem no começo da trilha e serve comidinha caseira boa e com preço justo. O grande destaque daqui é que você almoça ao ladinho do rio, com uma vista bem bonita e privilegiada da região.

Outra opção bem saborosa é o restaurante O Caipirão, localizado na estrada no caminho da cachoeira. O estabelecimento serve comidinha caseira feita no fogão à lenha para ninguém botar defeito!

[+] Rota dos Vinhos de São Paulo: as melhores vinícolas para você visitar

Onde se hospedar ao visitar a Cachoeira dos Pretos

Em cidades menores, o maior desafio sempre é encontrar boas opções para se hospedar. Mesmo sendo considerada uma estância turística desde 2001, Joanópolis é uma cidade pequena.

Porém, com o crescimento do turismo na região, muitas opções de hospedagem foram surgindo. Confira opções excelentes para se hospedar em Joanópolis:

[+] 8 hotéis fazenda em São Paulo para se desligar de tudo e relaxar

Para ir além

Foto: Casa do Artesão

A cidade de Joanópolis é conhecida como a cidade do lobisomem! Reza a lenda que o bicho anda perambulando por lá. Por esse motivo, nos períodos de lua cheia, é bem comum encontrar passeios noturnos por Joanópolis, onde todo mundo fica com os olhos bem abertos e os ouvidos atentos caso o lobisomem apareça! Todos esses passeios são agendados com antecedência e você pode obter informações de novas datas no Centro de Informações Turísticas localizado logo na entrada da cidade.

Aproveitando mais a Joanópolis, vale a pena dar um pulinho na Casa do Artesão, que funciona como uma cooperativa. Você vai encontrar diferentes itens feito manualmente pelos moradores da região, inclusive com a temática do lobisomem que é muito forte e popular por lá!

Pertinho de Joanópolis, você também encontra as cidades turísticas de Monte Verde e também São Francisco Xavier. As rotas que levam os turistas para essas duas cidades são de estradinhas de chão, mas vale a pena ir devagar e observando a paisagem.

Visitar Joanópolis e a Cachoeiras dos Pretos é uma opção de passeio perfeita para fazer em família. No verão, o local fica bem lotado e movimentando, mas com certeza você vai conseguir encontrar um cantinho para se refrescar e curtir o dia.

Se possível, tente ir em uma final de semana para aproveitar bem o momento. Mas, se a grana estiver curta, um simples bate-volta de São Paulo é possível — e vai valer a pena, porque você vai voltar com as energias renovadas!

Conte aqui nos comentários: você já visitou a Cachoeira dos Pretos? O que achou desse passeio? Compartilhe sua experiência, vamos adorar saber a sua opinião sobre o passeio!

16 comentários

  1. Passamos a virada do ano em Joanopolis e fomos 2X Na Cachoeira dos Pretos, vale muito a pena esse passeio Super Índico
    Bom passeio

  2. Muito legal… Voces poderiam sinalizar Tb se os locais são pet friendly pq priorizamos passeios q de pra levar meu cachorro

  3. Nós levamos nosso Shitzu e ele se deu muito bem.por lá. Subiu nas trilhas junto, andou no jeep que levou a gente para o cume e etc. Na estrada o Graal tá com área Pet. Mas fuja do kilo deles é absolutamente um roubo, caríssimo. Eu teria vergonha de cobrar quase 90 reais por kg de café da manhã ou da tarde…

  4. Passeio fantastico!!Minha família já foi várias vezes na Cachoeira dos Pretos.Dica de uma passada em Piracaia.

  5. JOANOPOLIS CIDADE MARAVILHOSA, CLIMA FANTASTICO, VISUAL FORA DE SERIE, VALE A PENA MESMO NAO DEIXEM DE PASSAR NO EMPORIO DA CACHOEIRA O BRAZ E MUITO GENTE FINA BEM COMO A PARADA DO QUEIJO O JUCA E TOP DEMAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.