Para se desligar da correria cotidiana e se refrescar nos dias quentes, a Cachoeira do Horto, no Rio de Janeiro, é o refúgio dos cariocas. A atração dentro do Parque Nacional da Tijuca está entre as mais visitadas do estado e seu acesso por trilhas moderadas garantem contato com a natureza na maior área urbana reflorestada do mundo.

Quem vai até o Jardim Botânico costuma esticar o passeio até a reserva ambiental, que fica logo ao lado. Depois de driblar os bares, restaurantes e padarias no meio do caminho, a caminhada começa rumo à primeira parada do dia (caso você tenha resistido aos estabelecimentos citados): a Vista Chinesa, construção a 380 metros de altura, que lembra um coreto oriental, feita em homenagem aos imigrantes.

Encontre passagem aérea barata para o Rio de Janeiro aqui

Cachoeira do Horto

Foto: wikimedia

Confira dicas de hospedagem no Rio de Janeiro em nosso site!

São 4,5 km de caminhada ou pedalada até chega a um dos locais mais legais do Rio. A vista lá do alto é impressionante e vale cada gota de suor. É no meio do caminho que estão as cachoeiras e, consequentemente, o alívio para as altas temperaturas da cidade.

Na hora de pular para o primeiro mergulho, subindo a estrada Dona Castorina, a primeira opção que surge na caminhada é a Cachoeira do Quebra, seguida pela do Chuveiro, como também é chamada a cachoeira do Horto. O acesso é feito por uma trilha de 15 minutos, não muito difícil, mas com subidas um tanto complicadas para pessoas com pouco preparo físico e idosos.  Os caminhos são bem bonitos, propícios para respirar ar puro, encontrar outras quedas d’água e apreciar as coisas mais simples da vida.

Foto:Rodrigo Soldon

Lembre-se que as chuvas influenciam o volume de água das cachoeiras, então não espere grandes quantidades de água se o período estiver seco. Outro detalhe: apesar de ser bem mais agradável ir a pé ou de bike, também é possível acessar os locais de carro. Vale lembrar que, ao evitar os automóveis, você colabora com o meio ambiente.

Ao todo, o parque se divide em quatro mil hectares de área preservada da Mata Atlântica, portanto há ainda muito para se ver, incluindo grutas, montanhas e cascatas. Nos fins de semana, o local recebe muitos visitantes. Se possível, procure ir até lá das 8h às 11h, durante os dias de semana.

Descubra outras atividades para fazer no Rio de Janeiro e compre online!

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.