Alguém na vida já mandou você ir caçar cogumelos? Pois se mandarem, vá. Com nome de filme de ação, a Caçada aos Cogumelos Selvagens é uma experiência deliciosa e diferente em Cambará do Sul (RS), no período que vai de maio a junho. A colheita e o jantar temático com os fungos é oferecida pelo Parador, o primeiro glamping do Brasil.

A caçada aos tartufos é uma tradição no norte da Itália, que atrai visitantes do mundo inteiro atrás da caríssima iguaria“, comenta Rafael Pecci, Diretor de Marketing do Casa Hotéis, grupo que comanda a hospedagem. “A caçada aos cogumelos dos Campos de Cima da Serra, embora não tenha este grau de sofisticação, tem tudo para entrar também no calendário de eventos do sul e fortalecer o turismo gastronômico na região.”

Alugue um carro online e faça uma viagem maravilhosa pelos Cânions do RS

Patrimônio natural da região sul do Brasil, os fungos crescem em abundância na região de temperaturas mais baixas, em especial no período do outono, após as chuvas. Em variados tamanhos, eles brotam sozinhos e por isso são chamados de selvagens.

No caso, requer um tanto de conhecimento para a colheita e consumo, visto que os cogumelos possuem diversos tipos e formatos, alguns sendo tóxicos ou alucinógenos. Então não dá para sair à caça sem saber identificá-los.

Foto: divulgação

Caçar cogumelos em Cambará do Sul

Aliando aventura, conhecimento e gastronomia, o passeio é realizado a bordo de um quadriciclo motorizado – individual ou duplo – com o guia levando os visitantes pelas florestas de pinus dos Campos de Cima da Serra em busca dos cogumelos comestíveis.

A caçada é também uma aula de como aprender a identificar as espécies variadas de cogumelos, com a possibilidade de prová-los na hora, em seu habitat natural.

Foto: divulgação

A experiência é finalizada com um jantar no restobar Alma-RS, que fica dentro do Parador, mas é aberto ao público. O menu do restaurante tem uma pegada mais natural, fazendo uso de ingredientes orgânicos sazonais e frescos. O preparo das refeições é no forno a lenha ou diretamente na brasa.

Para esta ocasião, o prato em destaque será o que leva os cogumelos caçados durante o passeio em seu preparo, assinado pelo renomado e premiado chef Rodrigo Bellora.

Para além da vivência, o fungo aparece no cardápio fixo, em opções como a lasanha de cogumelos frescos com queijo serrano; e no tabule de feijões gaúchos temperados, cogumelos laminados, nozes, azeite e ervas.

Foto: divulgação

O pacote inclui:

  • Hospedagem no Parador para 2 pessoas, com café da manhã
  • Workshop e exploração guiada pela região com especialistas
  • Refeições tendo os  cogumelos como protagonistas
Foto: divulgação

Vai lá!

Caçada aos Cogumelos Selvagens no Parador
Estrada do Faxinal, s/n° – Morro Agudo – Cambará do Sul/RS

Passeio de 1 hora e meia pelas florestas de pinus para caçar cogumelos

Preço: R$ 430,00 em quadriciclo individual/ R$ 610,00 em quadriciclo duplo (inclui guia, equipamento de segurança e jantar com prato de cogumelos elaborado pelo chef Rodrigo Bellora)

Período: de abril a junho, todos os dias, às 16h00

Mais informações e reservas: (54) 3295-7575

[email protected]

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Sobre a Hospedagem

O Parador é um hotel estilo glamping, que seria um camping mais confortável e luxuoso, localizado em Cambará do Sul (RS), próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e seus belíssimos cânions. Oferece hospedagem em cabanas, suítes e casulos.

Integra o Casa Hotéis, coleção de hotéis de charme do Rio Grande do Sul, fundado em 1997. O grupo conta com quatro empreendimentos de alto padrão no estado: os hotéis Casa da Montanha, Petit Casa da Montanha e Wood, em Gramado, e o Parador, em Cambará do Sul.

Curtiu a ideia? Faça a sua reserva aqui!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.