Um dos eventos mais relevantes e desejados do mundo fará uma edição regional abaixo dos trópicos. O Burning Man chega ao Brasil em 2019 com uma edição regional batizada de Tropical Burn, que vai acontecer em meados de 2019 numa praia do Nordeste. Mas, apesar de ter “cara” de festival, não é bem isso. Eles se definem como “uma comunidade, uma cidade temporária, um experimento social que faz parte de um movimento global baseado em 10 princípios.”

Anualmente, o evento de contracultura e livre expressão artística agita o deserto Black Rock, em Nevada, no Estados Unidos, com um bocado de gente criativa disposta a acampar, mergulhar em arte, se despir ou vestir o que bem entender, produzir, cantar, dançar e participar de atividades que surgirem no meio do caminho.

Há mais de 60 edições regionais espalhadas pelo mundo, que têm nomes próprios, como a Fuego Austral, na Argentina; o Afrika Burn, na África do Sul; e o Pyraegea, na Grécia. Agora é a vez dos brasileiros curtirem todas as maravilhas que proporciona, mas ainda não houve a revelação oficial sobre o local exato de onde vai acontecer.

Fique ligado no site oficial para se inscrever como voluntário ou garantir seu ingresso, porque a única dúvida que não temos é de que vai bombar…e muito!

Confira abaixo os 10 princípios da comunidade para não pagar mico:

1 – Auto Expressão Radical: Liberdade para ser você mesmo

A auto expressão surge dos dons únicos de cada indivíduo. Ninguém mais além do indivíduo, ou de um grupo colaborando, pode determinar o seu conteúdo. E isso é oferecido como um presente para os outros. Neste espírito, quem oferece deve respeitar os direitos e liberdades de quem recebe.

2 – Auto Confiança | Auto Responsabilidade – você é responsável por você mesmo, mentalmente e fisicamente.

O Burning Man encoraja o indivíduo a descobrir, exercitar e confiar nos próprios recursos internos.

3 – De-comoditização– esqueça do dinheiro – não tem nada para comprar

Para preservar o espírito de presentear, nossa comunidade procura criar ambientes sociais que não são mediados por patrocínios, transações ou publicidade. Buscamos substituir o consumo por experiências participativas.

4 – Não Deixe Rastros: De pó ao pó, deixe apenas pegadas

Nossa comunidade respeita o meio ambiente. Temos o compromisso de não deixar nenhum vestígio físico das nossas atividades. Onde quer que nos reunamos, nós limpamos depois de nós mesmos e procuramos, sempre que possível, deixar tais lugares em melhor estado do que quando os encontramos

5 – Participação: Se envolva. Burning Man é o que fazemos.

Nossa comunidade está empenhada em uma ética radicalmente participativa. Acreditamos que as transformações quer no indivíduo ou na sociedade, podem ocorrer apenas por intermédio de uma profunda participação pessoal. Alcançamos o ser através do fazer. Todos estão convidados a trabalhar. Todo o mundo é convidado para participar. Nós fazemos o mundo real por meio de ações que abrem o coração.

[+] 5 festivais artísticos e criativos para aproveitar ao redor do mundo

6 – Inclusão Radical: Todos são bem-vindos.

Qualquer pessoa pode ser uma parte do Burning Man. Saudamos e respeitamos o desconhecido. Não existem pré-requisitos para a participação em nossa comunidade.

7 – Presentear: Oferecemos o nosso tempo e esforço livremente.

Burning Man estimula atos de presentear. O valor de um presente é incondicional. Oferecer um presente não contempla um retorno ou uma troca por algo de igual valor.

8 – Cooperação: Juntos somos mais fortes

Nossa comunidade valoriza cooperação criativa e colaboração. Nós nos esforçamos para produzir, promover e proteger as redes sociais, espaços públicos, obras de arte, e métodos de comunicação que apoiam tais interações.

9 – Comunidade: Uma família de indivíduos, nós cuidamos uns dos outros.

Valorizamos a sociedade civil. Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade de bem-estar público e se esforçar para comunicar responsabilidades cívicas para os participantes. Devem também assumir a responsabilidade para a realização de eventos de acordo com leis locais, estaduais e federais.

10 – Imediatismo: Faça o agora valer / esteja aqui agora.

Experiência imediata é, em muitos aspectos, a característica mais importante em nossa cultura. Procuramos superar as barreiras que se interpõem entre nós e o reconhecimento do nosso eu interior, a realidade dos que nos rodeiam, a nossa participação na sociedade, e o contato com um mundo natural superior aos poderes humanos. Nenhuma ideia pode substituir esta experiência.

Post por Brunella Nunes
Fotos: Galen Oakes Studio

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.