Escolher o período certo para fazer sua viagem, independente do destino, pode fazer toda a diferença no aproveitamento do local e dos custos envolvidos em cada serviço turístico, além de claro, variar no clima e na lotação da cidade. Hoje vamos te contar o que esperar de um um destino queridíssimo entre os brasileiros, Buenos Aires em dezembro e janeiro.

Os meses que correspondem ao fim e ao começo de um ano são tradicionalmente marcados pela alta temporada de vários países, isso porque o clima é bom e coincide com o período de férias escolares e também de muitos viajantes, que aproveitam a época para colocar o pé na estrada. Mas será que essa premissa também vale para Buenos Aires em dezembro e janeiro? 

Confira abaixo tudo o que o viajante deve esperar sobre Buenos Aires em dezembro e janeiro, sua lotação, clima, temperatura, valores e decida se é a melhor época para você conhecer o apaixonante destino.

Clima em Buenos Aires em dezembro e janeiro

A primeira coisa que o viajante deve saber sobre Buenos Aires em dezembro e janeiro é sobre o clima, afinal, isso impacta no tipo de experiência que você vai viver no local – não adianta ir em janeiro se seu sonho é ver neve, por exemplo.

Então vale saber que em Buenos Aires em dezembro e janeiro o país estará no verão, assim como acontece no Brasil. Em dezembro, os viajantes vão pegar o comecinho do verão, com temperaturas ainda mais amenas devido às características do fim da primavera.

Em dezembro, a temperatura média varia geralmente entre 20°C a 30°C, com um ar mais geladinho no final do dia, mas para isso um leve casaco resolve.

Foto: Pxfuel

Já em janeiro a temperatura média sobe um pouco, já que a cidade já está no pico do verão, varia entre 24°C a 32°C. O viajante vai encontrar em Buenos Aires em dezembro e janeiro o clima mais quente do ano todo!

Além do calor constante no verão, Buenos Aires em dezembro e janeiro também é marcada por ser uma temporada bastante chuvosa, por isso vale a pena carregar com você um guarda-chuva ou mesmo uma capa de chuva para não deixar as chuvas de verão atrapalharem seu roteiro!

Buenos Aires em dezembro e janeiro: lotação

Buenos Aires em dezembro e janeiro reúne alguns feriados, como Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro), Natal (25) e Ano novo (31 e 1º de janeiro), o que acaba movimentando o destino mais que o normal.

Neste período, Buenos Aires costuma receber muitos turistas, principalmente durante a segunda quinzena de dezembro e as primeiras semanas de janeiro. Esses são alguns dos meses que correspondem à alta temporada turística na cidade, devido ao verão e às festas de fim de ano. Além de julho e agosto, esse é o período mais cheio para visitar Buenos Aires.

Com muitos eventos culturais, festivais, atividades ao ar livre e atrações turísticas a oferecer, a cidade se torna um destino popular para quem quer aproveitar o verão na América do Sul!

Devido à alta demanda por Buenos Aires em dezembro e janeiro, os viajantes podem encontrar acomodações com preços mais elevados durante essa época, por isso é recomendável fazer reservas com antecedência para garantir sua estadia e a mesma dica vale para os passeios: nada de deixar algo que você quer muito fazer para reservar de última hora. Aqui você confere os hotéis com melhores valores na cidade.

Foto: Pixabay

A passagem aérea também pode estar mais alta, por isso já comece a fazer seu orçamento e viaje em dezembro de 2023 ou janeiro de 2024 para Buenos Aires! Em dezembro é possível encontrar passagens aéreas (consultadas em julho de 2023) a partir de R$ 1.400 em voo direto saindo de SP. Veja as opções de passagem aérea aqui.

As atrações turísticas também podem ficar mais movimentadas, e você pode enfrentar filas em alguns pontos turísticos, mas nada que impeça sua visita.

Se você prefere evitar multidões e pode viajar em outro período, vale a pena visitar Buenos Aires em outra época do ano, como na primavera ou no outono, quando a cidade ainda oferece um clima agradável, mas com menos turistas, valores mais atrativos e menos chuvas.

O que fazer em Buenos Aires em dezembro e janeiro

Por ser alta temporada e um período de festas, os viajantes vão ter muito o que fazer em Buenos Aires em dezembro e janeiro! Seja para curtir os dias quentes, seja para se proteger da chuva, a cidade oferece muitas atividades ao ar livre e também em ambientes fechados para curtir Buenos Aires ao máximo.

Ao programar seu roteiro de viagem para Buenos Aires em dezembro e janeiro – ou em qualquer época do ano – assistir pelo menos um show de tango é praticamente obrigatório. Atualmente, as principais casas que oferecem shows são: Esquina Carlos Gardel, Café Tortoni, El Viejo Almacén, Señor Tango e Madero Tango.

Se for passar o Natal ou Ano Novo na cidade, vale ainda buscar a programação desses locais para curtir uma noite ainda mais diferenciada!

Conhecer o centro histórico da cidade também é uma ótima opção e vale prestar atenção no famoso Teatro Colon, na Catedral Metropolitana e no Obelisco, cartão postal da cidade. Visite a Plaza de Mayo e conheça mais sobre a história política da Argentina.

Reserve aqui seus passeios em Buenos Aires!

Para quem gosta de parques ao ar livre, Buenos Aires vai te servir um prato cheio! Aproveite o clima quente para visitar o Parque Tres de Febrero (Bosques de Palermo), o Jardim Japonês e a Reserva Ecológica Costanera Sur. É uma ótima oportunidade para fazer piqueniques, andar de bicicleta e curtir o ambiente arborizado.

No auge do verão vale conhecer a Peru Beach, ao norte de Buenos Aires, que é uma praia de águas e areias escuras, diferente do que vemos no Brasil, mas pode ser uma opção para refrescar a cabeça.

Aproveite o frescor das noites para bater muita perna e conhecer a vida noturna da cidade, especialmente no bairro de Palermo, onde muita coisa acontece!

Durante o dia, ainda conheça o colorido bairro de La Boca, famoso por suas casas pintadas em cores vibrantes. Caminhe pela famosa rua Caminito, que é uma galeria de arte ao ar livre com artistas de rua, lojas de souvenires e restaurantes.

Foto: Pxhere

E óbvio, em qualquer época do ano, experimente a deliciosa comida argentina, incluindo as famosas carnes assadas em um tradicional restaurante parrilla. Não deixe de provar as empanadas, o choripán e os alfajores argentinos.

Ou seja, tirando ver neve e passar aquele frio, dá para fazer de tudo em Buenos Aires em dezembro e janeiro e nenhuma atividade tradicional ou ponto turístico importante ficarão de fora do seu roteiro!

O que levar na mala

Como te contamos acima, Buenos Aires em dezembro e janeiro estará no auge do verão, por isso o viajante deve levar em sua mala roupas mais frescas e leves, porque o calor pode facilmente ultrapassar os 30ºC durante o dia, e a sensação térmica pode ser ainda maior em decorrência da umidade.

Janeiro é o mês mais quente do ano, então o protetor solar facial e corporal, bonés, sapatos confortáveis e apenas um ou outro casaquinho leve (especialmente para usar no avião) devem ser suficientes para sua viagem! Uma dica extra é levar pomadas para as assaduras, afinal, a mistura do calor com você andando o dia todo podem causar assaduras nos seus pés, pernas e vale já se precaver!

Ainda vale levar uma roupa de banho, afinal, quem sabe não rola curtir uma piscina do hotel no fim do dia?

Partiu Buenos Aires? Descubra aqui quanto custa viajar para lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.