A Coréia está ganhando cada vez mais a atenção do Ocidente com suas famosíssimas bandas de k-pop, seus filmes e toda sua cultura diferenciada, que possui milhares de fãs no Brasil, e uma prova desse sucesso é o bairro Bom Retiro, que se tornou um pedaço da Coréia no Brasil.

O bairro Bom Retiro, na região central da capital paulista, tem atraído moradores da cidade e de outras localidades para vivenciarem um pouquinho deste pedaço da Coréia no Brasil, que oferece uma experiência bem imersiva da cultura coreana.

O Bom Retiro oferece várias opções de estabelecimentos (alguns antigos e reformados e outros novinhos em folha) relacionados à Coréia, onde é possível experimentar um pouco do que é visto nos clipes de k-pop e encontrar algumas das famosas referências assistidas no Tik Tok.

Restaurantes com comidas típicas, karaokês, lojinhas de vestuário e itens da Coréia é o que o visitante vai encontrar por ali. 

Prove o bibimbap, prato típico da Coréia do Sul/ Foto: Pxhere

Para se acostumar ao público brasileiro, os locais já oferecem cardápios traduzidos ao português e rola uma mistura das tradições do nosso país com a Coréia.

O bairro Bom Retiro está se reinventando graças ao incentivo do consulado do país asiático, que quer transformar a região na maior koreatown (k-town) da América Latina!

Com essa fama de ser um pedaço da Coréia no Brasil, sua transformação é visível desde a chegada no bairro, que é pintado com enormes murais e leds nas fachadas das lojas, costume tradicional na Coréia.

Bom Retiro: conheça um pedaço da Coréia no Brasil

A alguns anos começou um movimento no Brasil impulsionado pela cultura coreana, e especialmente após a popularização dos filmes e séries nos streamings (quem nunca ouviu falar ou assistiu Round 6? Uma Advogada Extraordinária? All of Us Are Dead? Pousando no Amor?) que oferecem um catálogo muito vasto com uma excelente qualidade para todos os gostos. 

Além disso, alguns dos grupos musicais mais famosos do momento são de lá (BTS, BlackPink e por aí vai), que reúnem milhões de seguidores.

Para quem ainda não foi contaminado por nenhuma dessas tendências, é apenas uma questão de tempo até achar algo que agrade. Ainda existe a tendência da k-beuty, que são cosméticos, maquiagens e técnicas de beleza coreanas que estão vindo com tudo e invadindo todas as farmácias do Brasil.

Com tudo isso rolando, é natural que os brasileiros queiram experimentar e vivenciar um pouco mais dessa cultura, que parece tão distante da nossa (em costumes e geograficamente falando). É assim que começa a nascer no Bom Retiro um pedaço da Coréia no Brasil.

Essa tendência já é bem comum nos Estados Unidos, que por exemplo, já possuem bairros com essas características nas grandes cidades. Nova York conta com Chinatown e tem até o Little Brazil!

O que fazer no Bom Retiro

Para quem quer conhecer mais sobre a história coreana, a primeira parada no Bom Retiro deve ser no Centro Cultural Hallyu, espaço criado por brasileiros e coreanos que querem compartilhar e promover a cultura oriental no nosso país.

Tem muita coisa bacana para fazer neste centro, como aulas de idioma, de dança, exposições e mais. É uma oportunidade muito interessante para quem quer se aproximar da cultura.

Agora falando em alimentação, vale a pena conhecer o restaurante de churrasco coreano Ogame, o supermercado Otugui (maior especialista em alimentos da Coreia do Sul no Brasil) e o bar que tem comidas e bebidas coreanas WaBar e o Choyee e o Oksan.

Foto: Instagram OGAME

Para quem quer dançar e cantar, existem várias opções de karaokês sul-coreanos bem populares, entre eles: Arena, She Bar e o Itaewon Norebang e Potcha. Um destaque especial para esse último, que é um complexo de quatro andares com 22 salas de karaokê, bar e um rooftop.

Para comer doces e sobremesas coreanas, dê uma passadinha na Bellapan Bakery ou na Fresh Cake Factory.

Aqueles que buscam roupas e looks relacionados à cultura coreana, também tem loja para isso! Para noivas que buscam itens e roupas coreanas para seus casamentos, a Wedding Genesis é o local para isso! Coisas para os pequenos, vale a pena conferir a Forever Kids.

Confira o que fazer na Liberdade, bairro japonês de São Paulo.

Apoio ao koreatown no Bom Retiro não é unânime

Apesar de estar recebendo incentivo do consulado e a transformação já movimentar a economia local devido à toda atenção que vem ganhando em dimensão nacional, o apoio à transformação do Bom Retiro em um pedaço da Coréia no Brasil não está sendo bem visto por todos.

Isso porque parte dos moradores do bairro estão com receio da identidade multicultural da região ser perdida nessa transformação. O Bom Retiro também é conhecido pela grande imigração boliviana e judaica.

Partiu Sampa? Encontre aqui sua passagem aérea e reserve sua hospedagem

2 comentários

  1. amo muito as séries coriana e gostaria de aprender a fazer kichem ❤️❤️❤️ que eu vejo na série Pousando no amor e meninos e flores ❤️❤️❤️❤️🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.