Os enólogos de plantão com certeza já ouviram falar de uma das vinícolas mais exclusivas e conceituadas da Espanha: a Bodegas De Los Herederos Del Marqués De Riscal. E se você não conhece ou mesmo nunca ouviu falar, não tem problema! Neste guia vamos te contar tudo sobre esse passeio exclusivo – e muito concorrido
A Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal é uma das vinícolas mais renomadas da Espanha, localizada na região de Elciego, na província de Álava, no coração da região de Rioja, a 175 km da capital Madrid. Inclusive, no final de 2024 foi eleita como a melhor vinícola do mundo, segundo o site especializado World’s Best Vineyard.
Antes de ler o post, pesquise sua passagem aérea para Madrid.
A vinícola foi fundada em 1858 e é uma das vinícolas mais antigas de Rioja e desempenhou um papel crucial na modernização da viticultura espanhola. A Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal foi a primeira vinícola da Espanha a produzir vinhos de estilo bordalês, revolucionando a indústria local. A vinícola foi criada por Guillermo Hurtado de Amézaga, que trouxe técnicas de vinificação de Bordeaux, introduzindo o uso de barris de carvalho e métodos inovadores na época.
Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal: inovação que não para
Em 2006, a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal ganhou ainda mais notoriedade com a inauguração da “Ciudad del Vino”, um complexo incrível projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehry, o mesmo responsável pelo Museu Guggenheim de Bilbao.
O edifício, com suas formas futuristas e onduladas feitas de titânio, se tornou um marco tanto no mundo do vinho quanto na arquitetura moderna.
Além disso, Marqués de Riscal está investindo no enoturismo, oferecendo experiências exclusivas, como visitas guiadas, degustações e hospedagem no hotel Marqués de Riscal, um hotel de luxo que fica na “Cidade do Vinho”.
Vinhos Produzidos
A Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal é especialmente conhecida por seus vinhos tintos de alta qualidade, mas a vinícola também produz brancos e rosados. Seus principais rótulos são:
- Tintos de Rioja: feitos principalmente com Tempranillo, muitas vezes envelhecidos em barris de carvalho americano;
- Brancos de Rueda: Marqués de Riscal também é uma referência na região de Rueda, produzindo vinhos brancos frescos e aromáticos, principalmente com a uva Verdejo;
- Reservas e Gran Reservas: vinhos com longo envelhecimento, conhecidos por sua complexidade e elegância.
Como visitar a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal
Agora que você conhece a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, sua fama e qualidade, é hora de descobrir como visitar o disputado local.
Para visitar a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal é necessário realizar agendamento prévio pelo site oficial da vinícola. Existem três modalidades de visita:
Visita Riscal 1: visita às instalações da vinícola e vinhedo em Elciego, finalizando com uma degustação de nossos vinhos Marqués de Riscal Verdejo, Marqués de Arienzo Crianza e Marqués de Riscal Reserva, acompanhados por um petisco de chorizo e salame riojanos. (Consulte outras opções de petiscos). Essa é a entrada mais econômica, custando 25 euros para adultos e 12 euros para crianças entre 11 e 17 anos.
Visita Riscal 2: essa visita é feita somente para adultos e oferece um tour nas instalações da vinícola e vinhedo em Elciego, finalizando com uma degustação de nossos vinhos Finca Montico, Finca Torrea e Marqués de Riscal Gran Reserva, acompanhados por um petisco de queijo, chorizo e salame riojanos. (Consulte outras opções de petiscos). O valor começa em 40 euros por pessoa (em 2024).
Visita Riscal 3: essa é outra visita exclusiva para adultos, oferece visita às instalações davinícola e vinhedo em Elciego, finalizando com uma degustação de nossos vinhos Marqués de Riscal Limousin, XR Reserva de Marqués de Riscal e Barón de Chirel, acompanhados por um petisco de queijo, chorizo e jamón ibérico. (Consulte outras opções de petiscos). Essa opção tem investimento de 56 euros por pessoa.
As visitas são feitas de segunda a sábado das 10h às 19h e aos domingos das 10h às 15h. É possível agendar visitas em espanhol, inglês, francês ou alemão.
Outra dica importante: caso você esteja hospedado no hotel da vinícola, não precisará comprar/agendar a visita antecipadamente pelo site, basta entrar em contato com o próprio departamento de reservas da vinícola.
Então caso você esteja planejando se hospedar no hotel dentro da vinícola, as reservas podem ser feitas no site oficial do hotel e em nosso parceiro Booking. As avaliações são ótimas, o hotel é cinco estrelas e inclui café da manhã na reserva, que fica em torno de R$ 3 mil a diária para dois adultos.
Como chegar na Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal
Para chegar lá, o primeiro passo, se você estiver fora da Espanha, é buscar passagens aéreas para lá! O aeroporto mais próximo internacional é o de Madrid, que recebe voos diários de diferentes capitais brasileiras. Companhias como Air Europe, Latam, ITA Airways e TAP oferecem voos até Madrid e você pode conferir aqui as ofertas, valores, conexões e mais.
Uma vez em Madrid, é hora de colocar o pé na estrada! A Bodegas Marqués de Riscal está localizada no endereço: Calle Torrea, 1, 01340 Elciego, Álava, Espanha. De carro, saindo de Madrid, a viagem leva cerca de 3h30 (335 km) via AP-68 e A-1.
Caso você não queira alugar um carro, é possível ir de trem de Madrid até Logroño, a maior cidade próxima (estação operada pela RENFE).
De Logroño, você pode pegar um táxi ou um transfer privado até Elciego (cerca de 20-25 minutos de carro).
Muitas empresas de turismo em cidades como Madrid, Bilbao, San Sebastián ou Logroño oferecem passeios guiados que incluem transporte para a vinícola, visita e degustação. É uma opção prática para quem não quer dirigir. Os melhores passeios de enoturismo saindo de Madrid você encontra aqui.