Ler requer silêncio, concentração e atenção. Muitas vezes, isso é conquistado com um certo isolamento, mas nada que se compare a curiosa biblioteca pública de Qinhuangdao, a 300 km de Pequim, na China, é a biblioteca mais isolada do mundo. E há quem percorra longas distâncias para conseguir um dos 70 lugares no local, que conta com distribuição de senhas para a entrada.

A construção é das mais modernas, feita com concreto e compensado de bambu. O fato de estar à beira-mar e no meio da areia também é dos mais atraentes para os leitores assíduos. A luz natural da biblioteca mais isolada do mundo é bastante utilizada entre as salas de livros e de leitura, que contam com mesas, poltronas confortáveis de frente para o mar e um café.

biblioteca china10

No acervo, 5 mil títulos em chinês, com destaque para as áreas de filosofia, história e literatura. O lugar remoto traz a paz e a inspiração necessárias, especialmente para quem mora numa grande e agitada metrópole como Pequim. Nos arredores há previsão de construção de outros estabelecimentos, como hotéis, lofts, casas, escola e museu. Ou seja, pode ser que em breve ele já não seja mais tão isolada assim…

biblioteca china9

biblioteca china8

biblioteca china7

biblioteca china6

Daft Planners Build Library On A Beach

biblioteca china4

2

biblioteca china

biblioteca china3

biblioteca china2

Texto por Brunella Nunes

Fotos: Xinhua/Yang Shiyao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *