A cidade de Bertioga é um dos destinos de praia mais populares do litoral paulista, com muitas praias, belezas naturais e infraestrutura, mas acaba dividindo muita atenção com seus vizinhos que têm nomes de peso – como Guarujá, São Sebastião, Ubatuba e até a própria Riviera, que é um bairro da cidade.

Apesar dessa “competição”, hoje vamos te mostrar todos os encantos dessa cidade que fica a apenas 110 km de São Paulo e possui 33 km de extensão de praia.

Foto: Flickr/Danilo Vitoriano

Belas praias, bons hotéis, restaurantes, ecoturismo e eventos são os responsáveis por Bertioga receber tantos viajantes durante o ano todo.

Continue lendo e desbrave Bertioga com a gente, conhecendo muito além do seu bairro famoso de Riviera.

Conheça Bertioga

Bertioga está situada no litoral norte do estado, fazendo parte da região metropolitana da Baixada Santista. Inclusive, uma curiosidade do local é que sua fundação é bem recente e se for considerar isso, a cidade merece muito crédito por toda sua estrutura. 

Bertioga teve sua emancipação apenas em 1991, quando se tornou um município independente, separando-se de Santos, que era sua cidade-mãe. Atualmente, a cidade tem cerca de 65 mil habitantes.

Foto: Flickr/Jefferson Cardoso

Localizada na incrível Serra do Mar, a cidade tem uma extensa parte de Mata Atlântica preservada na cidade, o que colabora ainda mais para as incríveis paisagens. De fato, um dos grandes pontos de destaque de Bertioga é sua natureza!

O que fazer em Bertioga

Em Bertioga, o foco é na praia, mar e sol! Ou melhor, nas praias, já que tem opção para quem gosta de mar calmo e para quem quer mais agito.

Foto: Flickr/Danilo Vitoriano

A Praia da Enseada em Bertioga é um dos destaques da cidade e uma das mais visitadas, mas seu mar depende muito da época do ano, mas em sua maioria está tranquila para banho. Quem quer garantir a tranquilidade, visite o fim desta praia e encontre o “Cantão do Indaiá”, com águas quase paradas e ótima para quem quer fazer snorkel e outras atividades na água.

Falando em Indaiá, a Praia deste nome tem uma orla deliciosa para passear e é bem movimentada, ideal para quem quer consumir em barraquinhas e alugar cadeiras de praia/guarda-sol.

Já a Praia de Maitinga é para os surfistas de plantão e tem uma boa estrutura ao redor. A Praia de Boracéia é a última da cidade e faz divisa com São Sebastião, é lindíssima e vale conhecer.

Se você busca a melhor infraestrutura de praia, é impossível fugir da agitada e hypada Riviera de São Lourenço, mas prepare-se para pagar mais caro por essas características. 

Além das praias, é indispensável conhecer o Forte São João, a primeira fortaleza erguida no Brasil, em 1547. 

Para aproveitar mais as belezas naturais, o viajante pode conhecer o Parque Estadual Restinga de Bertioga! Além destas opções, o centro de Bertioga tem um calçadão legal para passear a pé.

Onde ficar em Bertioga

Uma das coisas mais legais de Bertioga é sua flexibilidade de hospedagens, com ofertas de pousadas até hotéis requintados, atendendo vários gostos e bolsos.

Como a maioria das cidades praianas, Bertioga acaba sendo dividida pelas suas praias, então vale a pena buscar hospedagem na praia que tenha interesse para não ter que ficar se deslocando de carro para outros lugares na maior parte do tempo.

A Praia da Enseada tem a melhor infraestrutura, para quem busca tudo em um só lugar, pois fica perto do centro comercial. Apesar disso, as praias de Indaiá, Guaratuba, Boracéia e até Riviera também tem boas opções de hospedagens.

Pousada Conca di Mare: esta opção pé na areia com serviço de praia dispõe de restaurante, piscina ao ar livre, bar e jardim em Bertioga. Na praia de Indaiá, este hotel recebe nota média de 8,7/10 e inclui café da manhã na sua tarifa.

Foto: Booking

Pousada Jolly Roger: se você procura uma opção com bom custo-benefício, esta dica é para você! Esta simpática pousada recebe nota de 8,7/10, oferece café da manhã e está localizada a poucos passos da Praia de Indaiá e a 1,1 km da Riviera de São Lourenço.

Foto: Booking

Suíte Mar D’Pérolas: muito bem avaliado pelos hóspedes, este hotel beira-mar fica a 80 metros da Riviera de São Lourenço e oferece acomodações com academia, estacionamento privativo gratuito, mas sem café da manhã.

Foto: Booking

Para quem quiser conferir muitas opções de hospedagem em Bertioga, é só clicar aqui!

Onde comer

Na pegada das cidades caiçaras, é óbvio que o destaque de Bertioga vai para os pratos com frutos do mar. Peixe na brasa, moqueca, camarão na moranga e outras opções são facilmente encontradas nos restaurantes locais.

Segundo as avaliações do TripAdvisor, o restaurante mais bem avaliado da cidade é o da rede Jangada, que possui comidas com este tipo de prato. Além dele, vale conhecer aqueles locais que têm seu charme único, como o Restaurante Thobias (um dos mais conhecidos da cidade) e o Restaurante Isa.

O Restaurante Acqua Azul também serve frutos do mar e a qualidade é elogiada pelos clientes. Outra dica é o Borghese, para pizzas e esfihas.

Quem é de fora de São Paulo pode não conhecer a fama do pastel de Bertioga e comer um é praticamente parada obrigatória. A mais tradicional pastelaria chama “pastel de Bertioga” e fica no trevo da cidade.

Como chegar em Bertioga

Saindo da capital paulista, o viajante tem apenas um trajeto de 110 km para se deslocar até Bertioga. De carro, a viagem dura cerca de 2 horas e o viajante deverá pegar a Rod. Ayrton Senna/Rod. dos Trabalhadores e depois Rod. Dom Paulo Rolim Loureiro/Rod. Mogi-Bertioga. Também é possível ir pela Anchieta/Imigrantes, Piaçaguera-Guarujá e Rio-Santos.

Quem precisar ou preferir ir de ônibus, não vai encontrar nenhuma dificuldade em buscar passagens, pois todos os dias a viação Ultra faz o caminho, com duração também aproximada de 2 horas e passagens a partir de R$ 45 o trecho.

Quem vem de fora do estado de São Paulo, pode buscar passagens aéreas até os aeroportos de São Paulo e seguir viagem com carro alugado ou de ônibus. 

Quem estiver saindo do Rio de Janeiro, a viagem é de 465 km, com duração média de 7 horas de carro e pode ser feita pela Rio – Santos.

Quando ir 

As praias do litoral paulista, incluindo Bertioga, podem ser visitadas na maior parte do ano, pois o clima costuma ser quente. Apesar disso, não adianta negar, que o destaque da cidade vai para o verão e os feriados prolongados, quando a cidade enche, a temperatura está boa e a cidade promove vários eventos.

Vale evitar os meses de inverno (entre junho e setembro), para poder curtir as praias, o mar e as atividades ao ar livre.

Também vale dar aquela conferida na previsão de chuva para os próximos dias, antes de embarcar na viagem.

Para quem quer preços melhores e menos lotação, os meses de abril a junho e agosto a novembro são geralmente mais tranquilos em termos de turismo.

2 comentários

  1. Devido ao alto número de turistas, Bertioga precisa de mais investimento em transporte urbano. O centro da cidade já não comporta o número de veículos particulares e pela falta de local para estacionar se faz necessário mais ônibus para o acesso ao centro . E também o município não está cumprindo a lei estadual de gratuidade ao transporte para idosos acima de 60 anos de idade. Se a lei é estadual não há motivo de não ser aplicada na cidade.

  2. Cara Izabella, a história de Bertioga, 1547, remonta à de São Vicente, fundafa em 1532, o Forte São João é o mais antigo do país, todavia emancipou-se de Santos em 1991, tornando se um município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.