Quando a gente pensa em Punta Cana já vem na cabeça aquela imagem das praias de areias branquinhas e aquele mar azulzinho né? E se você já acha que Punta Cana é incrível e lindo, é porque ainda não conhece a cidade de Bayahibe, na República Dominicana, que fica a apenas uma hora de Punta Cana e tem um mar bem mais bonito que a famosa cidade turística!

Bayahibe AINDA não é tão famoso quanto seus concorrentes no Caribe, mas quando você ver as fotos, vai entender que é só questão de tempo. Este paraíso escondido é uma opção mais rústica, sem tanta infraestrutura, mas que assim oferece uma viagem mais intimista e barata para os viajantes que querem fugir do agito e lotação de Punta Cana.

Foto: Flickr/Reinhard Link

Como se não bastasse ser mais bonito e mais barato, Bayahibe ainda é mais próximo dos principais passeios feitos pelos viajantes que vão à Punta Cana. Ou seja, dá para curtir Bayahibe e também as ilhas próximas, como Isla Saona e Catalina, além da capital da República Dominicana, Santo Domingo, com mais facilidade e agilidade.

Já te convencemos sobre conhecer Bayahibe? Então agora confira um guia completo sobre o destino, saiba onde ficar, o que fazer por lá, onde comer e mais!

Encontre aqui passagem aérea para Punta Cana!

Conheça Bayahibe

Bayahibe, na República Dominicana, é uma pequena vila de pescadores que está ganhando a atenção dos turistas internacionais por ser uma versão mais barata e rústica de Punta Cana, quase como Tulum seria em comparação à Cancún, vamos dizer.

Este paraíso tropical fica a apenas 70 km de Punta Cana e é repleto de praias deslumbrantes, águas cristalinas e uma rica cultura caribenha. Além disso, quem gosta de atividades marinhas e quiser ver os corais de perto, além de muitos animais que vivem no mar, o local é ideal para isso!

O que fazer em Bayahibe

Apesar de menor que sua vizinha Punta Cana, não tem tempo para tédio em Bayahibe! O destino é ideal para quem busca relaxar em uma bela praia, explorar a vida marinha, fazer atividades de ecoturismo e ainda vivenciar a riquíssima cultura local.

Claro que o principal para se fazer em Bayahibe são as praias, então vamos começar por elas!

As praias mais populares incluem a Praia Bayahíbe, a Praia Dominicus e a Praia La Cueva.

Ainda nas praias será possível ver claramente os recifes de corais, que são um paraíso para os mergulhadores e os snorkelers. Os principais locais de mergulho em Bayahibe incluem o Parque Nacional da Ilha Saona e o Parque Nacional Submarino La Caleta.

Praia Bayahíbe/Foto: Flickr Igor Vita

Falando em Ilha Saona, fica a apenas 29 km de Bayahibe e o viajante não só pode como deve reservar pelo menos um dia para curtir a ilha com suas praias incríveis. Também vale a pena contratar um passeio para visitar a Ilha Catalina, pertinho da cidade. 

Outra atração bem legal próxima a Bayahibe é o Parque Nacional Submarino La Caleta, um parque marinho localizado a cerca de 1 hora de barco. O parque abriga uma variedade de recifes de coral, peixes e outras criaturas marinhas.

Não é exatamente um lugar, mas algo para se fazer no destino é aproveitar para descobrir a culinária dominicana, que é uma mistura saborosa de influências africanas, espanholas e indígenas. Experimente pratos tradicionais como o “La Bandera” (arroz, feijão e carne), “Mofongo” (purê de bananas verdes) e frutos do mar frescos. Mais abaixo você vai conferir onde comer em Bayahibe.

Onde ficar em Bayahibe

O viajante não terá dificuldade para escolher onde ficar em Bayahibe, já que o local oferece uma variedade de opções de acomodação, desde resorts de luxo de redes internacionais com sistema all inclusive até pousadas mais econômicas. 

Alguns dos resorts mais conhecidos incluem o Catalonia Royal La Romana, o Iberostar Hacienda Dominicus, o Hilton La Romana All-Inclusive Resort & Water Park e o Dreams Dominicus La Romana

Hilton La Romana All-Inclusive Resort & Water Park/Foto: Booking

Para quem quer gastar um pouco menos, aposte no whala!bayahibe – All Inclusive, no muito bem avaliado Bayahibe Guest House Hotel e no Aparta-Hotel Villa Baya.

whala!bayahibe – All Inclusive/Foto: Booking

Vale a pena reservar sua acomodação com antecedência, especialmente durante a alta temporada turística.

Quer conferir uma lista completa de hospedagens em Bayahibe com os melhores preços? Vem aqui!

Onde comer 

Um outro ponto alto de Bayahibe é a sua variedade de opções para comer, com restaurantes mais requintados e também food trucks e barraquinhas para quem não pretende gastar tanto.

Um dos lugares mais legais e variados para comer (e mais bem avaliados) é o Bellamar Food Park, um espaço grande e bonito cheio e food trucks com comidas variadas!

Para quem quer algo mais calmo para fazer uma refeição completa de frutos do mar, vale conhecer o Las Palmas. Outra opção ainda é o Restaurant Da Manuel la Cueva, com opções de frutos do mar e comida italiana!

Outra opção mais descontraída é o bar e restaurante Onno’s Bayahibe, com comidas internacionais!

Como chegar em Bayahibe

Como se faltassem pontos positivos, Bayahibe pode ser facilmente acessada, apesar de escondido do conhecimento dos turistas, o destino não tem nada de escondido na prática! 

A maneira mais fácil de chegar a Bayahibe é voando para o Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) ou para o Aeroporto Internacional de La Romana (LRM). Ambos os aeroportos são relativamente próximos a Bayahibe e oferecem opções de transporte terrestre para a cidade, assim vale você comparar aqui os melhores valores de passagens para cada um dos aeroportos

A cidade está a 25 minutos de carro a partir do Aeroporto Internacional La Romana. 

De carro, Bayahíbe fica a cerca de 1 hora e 30 minutos de Santo Domingo, a capital da República Dominicana. A rodovia que liga Santo Domingo a La Romana é bem pavimentada e tem tráfego moderado, assim quem quiser, já pode aproveitar para buscar passagens até lá também e conhecer o local, depois seguir para Bayahibe.

Quando ir 

Por ser um destino de praia, o ideal é visitar Bayahibe durante sua estação seca, marcada pelos meses de novembro a abril. Nestes meses, o clima é quente, o sol está a pino e as temperaturas médias são de 28ºC.

Claro que a melhor estação do ano para visitar um local é sempre tradução para a alta temporada deste mesmo destino. Em Bayahibe, a alta temporada vai de dezembro a março, isso significa que neste período os preços devem estar mais altos e haverá maior movimentação turística.

Mesmo que você não consiga viajar neste período, saiba que Bayahibe tem um clima tropical com temperaturas agradáveis durante todo o ano, mesmo na estação chuvosa, entre os meses de maio a outubro.

Documentação para entrar na República Dominicana

Para os viajantes brasileiros que viajam exclusivamente a turismo, a República Dominicana, país onde fica Bayahibe, pede a apresentação de passaporte válido com vigência durante a sua estadia e mais seis meses depois e também o comprovante internacional de vacina de febre amarela. 

O viajante deve também preencher um eTicket para sua entrada e saída da República Dominicana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.