A menos de uma hora de distância do centro de Curitiba, já no município de Campo Largo na região metropolitana da cidade, é possível encontrar um cantinho bastante especial com cachoeiras e trilhas em meio à natureza. Estamos falando do distrito de Bateias, bem pertinho do bairro de Santa Felicidade.

A região atrai visitantes principalmente nos meses de verão, quando as temperaturas costumam ficar um pouquinho mais altas em Curitiba. As cachoeiras ou o parque aquático são as opções mais pedidas nesse período!

bateias
Foto: divulgação / Morro Três Barras

Roteiro típico de turismo rural, Bateias proporciona um grande resgate às tradições e aos costumes dos descendentes dos colonizadores que desbravaram a região séculos passados no período do Ciclo do Ouro.

É o tipo de destino para você sair cedinho com sua família e voltar para a capital no meio ou no fim da tarde. Também vale o passeio caso esteja de viagem em Curitiba. Conheça um pouco mais sobre Bateias.

Passagens aéreas para Curitiba: encontre aqui os melhores preços

Cachoeira Salto Boa Vista em Bateias

bateias
Foto: divulgação / Morro Três Barras

A Cachoeira Salto Boa Vista é considerada uma das mais altas da região metropolitana de Curitiba e possui 38 metros de altura. O passeio começa com uma pequena trilha, de dificuldade baixa, com no máximo 15 minutos de caminhada.

Não tem carro? Confira aqui valores de aluguel.

O trecho é todo sinalizado e bastante bonito, repleto de árvores e plantas nativas. É uma boa oportunidade para se distrair em um final de semana, respirando ar fresco. Nos dias quentes, é importante passar repelente para afastar os insetos.

Perto da cachoeira, os moradores locais construíram uma passarela de madeira. O estilo rústico combina totalmente com o local, além de garantir que os visitantes cheguem ainda mais perto das quedas d’água.

Com bastante cuidado, já que o local não tem salva-vidas, também é possível entrar na água, no poço que se forma aos pés da cachoeira. A água é bem gelada, daquele jeito de “trincar os ossos”! Se fizer isso, tome bastante cuidado e fique bem atenta.

Os 38 metros de queda d’água garantem o ponto ideal para os praticantes de rapel. O volume das águas é considerado baixo, fazendo com que o esporte seja ainda mais agradável.

A Cachoeira Salto Boa Vista se encontra na Chácara e Recanto Morro Três Barras, uma área de 52 hectares que oferece mais opções de lazer para curtir o dia em Bateias. Por lá, o visitante ainda pode fazer a trilha do Mirante, a trilha do Bugio, tirolesa e deixar a criançada brincar no parquinho. Quem quiser pode acampar no local, mediante taxa.

A visita ao Morro do Três Barras, especialmente para ver o pôr do sol ou tirar fotos para eventos especiais, só pode ser feita mediantes agendamento. Para isso, acesse o site do Morro Três Barras.

bateias
Foto: divulgação / Morro Três Barras

O horário de atendimento é das 9h às 18h. De segunda à sexta, o atendimento é feito no Mercado Gelasko. Aos sábados e domingos, o atendimento é feito diretamente no local. Aqui você encontra os telefones de contato.

O Morro Três Barras conta com uma lanchonete para você almoçar e comprar produtos da região. É proibido levar alimentos e bebidos (exceto as pessoas que forem acampar no local).

Estância Hidromineral Ouro Fino

Foto: divulgação / Ouro Fino

Ainda em Bateias, outra opção de passeio bem legal nos dias quentes é a Estância Hidromineral Ouro Fino. O local conta com atrações como piscinas de água mineral, que também jorra de torneiras e fontes ao redor da área verde.

As águas são bem geladas, com temperatura em torno dos 19 graus, mas isso definitivamente não afasta os visitantes que se divertem os tobogãs e escorregadores.

O parque ainda tem trilhas ecológicas para os visitantes terem contato com a natureza, além de gruta, cachoeira, churrasqueiras individuais e coletivas para fazer seu almoço, restaurante, lanchonete e playground.

O parque funciona de terça a domingo (e feriados), das 7h às 18h. Já o restaurante fica aberto de sexta a domingo das 10h às 18h. Confira mais informações no site da Estância Ouro Fino.

Você já esteve em algum destes lugares gostosinhos em Bateias? Se sim, conta aqui nos comentários como foi seu passeio 🙂

Confira +! Cachoeiras perto de Curitiba

4 comentários

  1. 👍Na Estância Hidromineral Ouro Fino fiz a trilha de cerca de 3 horas. Contemplação. Encontrei ameixa silvestre🤤que reparti com os 🐒🦜no mini zoo dos resgatadinhos🤗. Mirante. Muito beleza, frescor. Na chegada recebi um mapa colorido com todo o roteiro. Dicas do passeio ou hospedagem. Fácil acesso asfaltado.

  2. Hoje está 35 reais a inteira. É um ótimo lugar, só deviam corrigir as plaquinhas que dizem ser a cachoeira mais alta da reg metropolitana, quando na verdade é uma das mais altas. Mas a Malhada, a do Rio da Prata e provavelmente a do rio Guaratubinha são mais altas; as 3 em São José dos Pinhais. Se contar cachoeiras na divisa da reg metropolitana com municípios de regiões vizinhas, também tem a 8 do rio Itararé (um dos lados é Tijucas do Sul), que supera essas; é enorme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.