A cidade argentina Bariloche se prepara para continuar o caminho de recuperação do turismo. Durante o inverno de 2021, a região teve cerca de 80% das redes hoteleiras ocupadas e a expectativa da Emprotur é que o número de visitantes aumente com a abertura gradual das fronteiras no país. Para a temporada de primavera-verão, ainda este ano, estão programados o festival gastronômico Bariloche a la Carta, que começou na segunda-feira (4); um festival internacional de música; um grande espetáculo de teatro; competições esportivas e as festividades de natal.  

De acordo com o diretor executivo da Emprotur, Diego Piquin, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a temporada de inverno superou as expectativas dos agentes de turismo da cidade. Foi durante o período que ocorreu o retorno da conectividade aérea, com mais frequências de voos a Buenos Aires e voos internos diretos a Córdoba, Rosário, Mendoza e El Calafate. 

Foto: Divulgação

Mesmo com bons resultados, a falta de brasileiros para a visitação dos pontos turísticos foi sentida pelos moradores locais e pelos trabalhadores do setor. Isso porque Bariloche é considerado o principal destino argentino para os brasileiros durante o inverno, por conta da expressiva incidência de neve e das várias atividades possíveis para o período, como as visitas ao Cerro Otto, Cerro Catedral e Piedras Blancas, além da prática de esqui, tão comum na região da patagônia argentina. 

“As promoções de pré-venda on-line de 2021 tiveram Bariloche no topo das preferências. Com a pandemia, Bariloche se esforçou para oferecer segurança tanto aos moradores quanto aos visitantes e conseguimos obter bons resultados. Esperamos com boas expectativas a reabertura aos visitantes da região e do exterior, já que temos muitas novidades a preços competitivos”, destaca Piquin. 

Encontre aqui sua passagem aérea para Bariloche!

Abertura das fronteiras 

Na sexta-feira (1º), o governo argentino liberou as fronteiras aéreas para brasileiros que tiverem a vacinação contra a Covid-19 completa há pelo menos 14 dias e apresentarem um exame RT-PCR negativo realizado nas 72 horas anteriores à viagem. As pessoas que não estiverem imunizadas com a segunda dose da vacina terão que passar uma semana em isolamento. A intenção do governo argentino é diminuir progressivamente as exigências para entrada de estrangeiros, na medida em que o índice de vacinados da Argentina aumente.  

Calendário de eventos, novidades e atrações 

Enquanto a liberação para entrada de brasileiros no país ocorre progressivamente, Bariloche se prepara para oferecer os eventos tradicionais, como o festival gastronômico Bariloche a la Carta, que acontece desde segunda-feira (4) e vai até a próxima segunda-feira (11); e as festividades natalinas, no mês de dezembro.  

Também estão programados um festival internacional de música e teatro, em novembro, e competições esportivas a partir de dezembro. Uma das disputas que acontecerá é o Desafio da Ruta 23, uma espécie de mistura de mountain bike com ciclismo, que começa na montanha e termina no mar, com um percurso de mais de 650 quilômetros. O desafio está previsto para ocorrer entre os dias 1 e 4 de dezembro.  

Foto: Divulgação

“Bariloche agora conta com infraestrutura urbana otimizada, com nova iluminação nas vias principais. Também cresceu a oferta gastronômica, tendo maior quantidade de restaurantes e cervejarias, por exemplo”, ressalta o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlón. 

Além das novas atrações, também é possível que os turistas naveguem pelo lago Nahuel Huapi, adentrem à Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes, o Porto Blest, a Cachoeira dos Cántaros, e, também, desfrutem das subidas aos clássicos Cerro Otto e Cerro Catedral, que possuem vistas deslumbrantes da patagônia argentina. Há a possibilidade de realizar passeios a cavalo, trekking, escaladas, mountain bike, travessias por caiaque etc. 

Partiu Bariloche? Faça a reserva da sua hospedagem

Os turistas brasileiros interessados em conhecer mais os roteiros de Bariloche podem acessar o site visitebariloche.com. A plataforma foi criada em julho deste ano e é exclusiva para os brasileiros. 

Para mais informações de Bariloche: www.visitebariloche.com 

Texto e fotos enviados por MAPA360  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.