São Paulo é conhecido por seus inúmeros bares e restaurantes espalhados pela cidade, que servem de palco para as mais diferentes celebrações. Neste artigo, reunimos dicas de bares legais em São Paulo onde você pode “bebemorar” o ano todo. Mas, com moderação, tá? Se beber, não dirija!
Seja qual for a sua praia, São Paulo tem boemia de sobra, e aqui o boteco cai muito bem – tão bem que a gente não perde o costume de voltar para ele.
Bares legais em São Paulo
Bar do Luiz Fernandes – Rua Augusto Tolle, 610
No primeiro da lista de bares legais em São Paulo a botecagem rola solta entre as mesinhas de ferro do bar do Seu Luiz e da Dona Idalina, que oferecem bolinhos deliciosos para acompanhar as cervejas geladas e as caipirinhas. De uma simplicidade única, daquelas que trazem memórias afetivas sem precisar de grandes coisas, o estabelecimento traz vida ao local desde 1970, acolhendo os que vão para se divertir, afogar as mágoas e praticar a boa e velha boemia.
Foto: Bar do Luiz Fernandes
Dona Onça – Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200 – 27 e 29
No térreo do edifício Copan, um das construções mais icônicas da cidade, o bar da Dona Onça é daqueles lugares para se sentar e ver o domingo passar lentamente. Ali come-se muito bem, da feijoada à coxinha, passando por sardinhas empanadas, cozido português e buraco quente, pão francês recheado de carne. Os donos também comandam o igualmente excelente A Casa do Porco Bar, não muito distante da onça.
Foto: Bar da Dona Onça
Confira nosso post de lugares para relaxar próximo a São Paulo com pensão completa!
Boca de Ouro – R. Cônego Eugênio Leite, 1121
Resumido pelo próprio estabelecimento como “Cerveja, Torresmo & Sinuca”, o bar em Pinheiros já ganhou o título de melhor de SP pela mídia especializada e por isso não poderia ficar de fora da nossa lista de bares legais em São Paulo. Sob luz baixa, no disputado balcão de apenas 16 lugares são servidas cervejas especiais e drinks clássicos como o Manhattan e o Negroni, que acompanham porções de Bolovo – bolinho de ovo envolto de carne moída – e o torresmo, é claro. Tudo isso embalado por jazz, soul ou rock. O tradicional cai muito bem nesse bar e jamais estará fora de moda.
Foto: Boca de Ouro
Que tal fazer um tour de comidas e bebidas tradicionais de Sampa? Confira aqui!
SubAstor – Rua Delfina, 163 1º subsolo
Esse é um dos speakeasies mais famosos da cidade. No subsolo do bar Astor, atrás de cortinas vermelhas de veludo, você encontrará um local escurinho, iluminado somente pelo grande balcão do bar, de onde saem drinks bem elaborados por Fabio La Pietra, um dos grandes nomes da coquetelaria nacional, e bem executados pela equipe. A carta tem bastante variedade e não decepciona. Há uma filial no Rio de Janeiro.
Foto: SubAstor
Riviera – Av. Paulista, 2584
Na esquina entre a Av. Paulista e a rua da Consolação, o Riviera fez história por muitos anos. A casa fechou durante um período, mas sua volta triunfal em 2022 manteve seu charme e suas raízes históricas, se transformando em um bar acolhedor e intimista. O aconchego é coroado com noites embaladas por jazz, ideais para serem acompanhadas por bons drinks, e mesmo mantendo a sua abertura por 24 horas, tanto as mesas como o balcão costumam ser disputados.
Foto: Riviera Bar
Kintaro – R. Thomaz Gonzaga, 57
Esse é o tipo de lugar que não agrada todo mundo, porque não é dos mais convidativos, descoladinhos e aconchegantes. Em altos níveis de despretensiosidade desde 1993, o Kintaro é onde o izakaya, bar japonês, se encontra com o boteco. Segundo os próprios, é o lar da “melhor da baixa gastronomia nipo-brasileira”, fato confirmado por críticos da área gastronômica. Especialidades japonesas podem ser acompanhadas por uma cerveja gelada nas mesas da calçada animada.
Bar do Jiquitaia – R. Antônio Carlos, 268
Um dos lugares com melhor custo-benefício para boa comida em São Paulo é também dono de um bar para ótimas pedidas alcoólicas. Na dúvida, comece pelo Detox, com gin, xarope de manjericão e limão, ou pelo clássico dos clássicos, a caipirinha. O Negroni também tem espaço na carta e na casa, com apenas 20 lugares.
Foto: Jiquitaia
Bar do Biu – Rua Cardeal Arcoverde, 772/776
Sabe aquela feijuca (gíria para feijoada) do domingão? Havendo grana no bolso, invista na do Bar do Biu. A cerveja trincando acompanha, assim como as porções bem servidas e igualmente boas. O ambiente é um tanto vintage, sem grandes modificações, e há um balcão do lado de fora. Claro que, estando em São Paulo, esteja ciente de que a espera poderá ser longa.
Foto: Bar do Biu
Caulí Bar – R. Joaquim Antunes, 248
Substituindo o antigo o Bar. (lê-se bar ponto), o Caulí garante um ambiente altamente instagramável, com grafite nas paredes e arquitetura extravagante tal qual seus drinks, que foram criados pelo bartender Spencer Amereno Jr. As sugestões da casa são os pastéis de camarão e catupiry para acompanhar as bebidas escolhidas.
Foto: Caulí Bar
Drosophyla – R. Nestor Pestana, 163
Ocupando um casarão antigo, o bar de nome exótico tem decoração impecável que une a Belle Époque à detalhes orientais. Para dividir com um amor ou com os amigos, peça o Ponche com Aperol, servido na jarra. Se não tiver companhia, abra-se para novos sabores com o Brasilberg Ginfizz, que leva gin, suco de limão, água tônica e o elixir preparado com ervas aromáticas da Amazônia. Na hora da fome, as Cocas de Lefèvre caem bem: massa crocante a base de cerveja, com recheios nas versões vegana, com abobrinha, e pesto.
Foto: Drosophyla
Bar do Veloso – R. Conceição Veloso, 54
Dificilmente você vai passar pelo Veloso e encontrará ele vazio. Isso porque este é um dos endereços com a coxinha mais famosa de São Paulo, vendida como a principal porção da casa. O quitute paulistano pode ser acompanhado de chopp, entregue em tempo recorde pelos garçons, ou por drinks bem elaborados pelo Souza. Se quiser unir o exótico ao tradicional, pela a caipirinha de physalis, frutinha exótica e medicinal. Saúde!
Foto: Bar do Veloso
Bar do Luiz Nozoie – Av. do Cursino, 1210
Esse é mais dos botecos para ir sem compromisso nenhum. Aberto em 1962, é informal, simples e totalmente fora da rota de bares, tem porções variadas e diferentes das mais convencionais, sendo a de rã um de seus carros-chefe, assim como outros petiscos com frutos do mar. Aproveite essas delícias com aquela cervejinha trincando de gelada.
Foto: Bar do Luiz Nozoie
Noname Boteco – R. Mourato Coelho, 628
Se você nao curte galera e ambientes mais descontraídos, não vá ao Noname. Pelas mesas e pela calçada o movimento é grande. Comandado por primos sul-coreanos, o boteco gringo descolex tem drinks tradicionais bem feitos, como o Negroni, o Rabo de Galo e o Apple Martini. Além de cerveja, há chope Amstel e porções para matar a fome.
Pitico – R. Guaicuí, 61
Esse ganha destaque na lista de bares legais em São Paulo pois tem preços bem amigáveis e um ambiente melhor ainda, o Pitico consegue ser descoladinho sem fazer um estrago na sua conta bancária. Um contêiner faz as honras da cozinha, que serve kebabs no pão Pita, enquanto cadeiras de praia acomodam as pessoas no jardim a céu aberto. É ótimo para tomar drinks como gim tônica e spritz em dias de sol, sem sinais de chuva.
Foto: Pitico
Fatiado Discos – Av. Prof. Alfonso Bovero, 382
O que era uma despretensiosa garagem de vendas de LPs se tornou em uma das varandas mais gostosas de SP. Além disso, é também um ponto multicultural e de acolhimento, já que às terças-feiras acontece o Jantar dos Refugiados, em parceria com a Ocupação Leila Khaled, comandada por sírios e palestinos que fugiram de conflitos. Saj, Falafel e Zattar são as pedidas de noite, acompanhadas de cerveja gelada. Às quartas, o reggae e suas vertentes animam mais ainda o espaço.
Elídio Bar – R. Isabel Dias, 57
No tradicionalíssimo bairro da Mooca, também não faltam bares que estão com as portas abertas há décadas. Um deles é o Elídio, que desde 1959 serve boa cerveja e ótimas porções. Aliás, é ele que carrega orgulhosamente o título de “maior balcão de acepipes de São Paulo”, com mais de 150 itens, à seu dispor.
Violeta Bar – R. Augusta, 1343
Situado em uma das ruas mais movimentadas de SP, o Violeta Bar é perfeito para ir em casal ou fazer um esquenta antes da balada. Quem frequenta o local é unânime ao rasgar elogios à qualidade das refeições (se você passear pelo Instagram do Violeta, já começará babando nas pizzas postadas por lá), além de afirmarem que a caipirinha da casa é uma das mais gostosas da região. O melhor de tudo é que todo esse combo de qualidade está disponível por um preço que não dói no bolso.
Foto: Violeta Bar
Pracinha do Seu Justino – Rua Harmonia, 117
Se o rolezinho no Beco do Batman for marcado, não deixe de dar um pulo no bar Pracinha do Seu Justino, ali pertinho. O ambiente além de democrático é super aconchegante, ideal para receber amigos e famílias, com mesinhas espalhadas em torno de uma fonte – vale jogar uma moeda e fazer um pedido, que todo dinheiro recolhido no final do dia é transformado em doação. Aliás, na Pracinha do Seu Justino até seu bichinho de estimação é bem vindo.
Foto: Pracinha do Seu Justino
Veríssimo Bar – R. Flórida, 1488
Prepare-se para encontrar centenas de inspirações baseadas nas obras do homenageado da casa, espalhadas por toda a decoração deste bar descolado do Brooklin Novo. O Veríssimo conta com espaço aconchegante e convidativo, regado a um bom jazz e pratos internacionais. Aos sábados, curta uma feijoada bem servida ao som do tradicional chorinho. Mas vá preparado – os preços não são muito baratos, mas a experiência vale cada centavo.
Foto: Veríssimo Bar
Salve Jorge – Praça Antônio Prado, 33
No coração do centro histórico da cidade está o tradicional Salve Jorge, um ponto de encontro famoso do paulistano, com cardápio variado de comes e bebes e palco de diversas confraternizações, happy hours e reuniões familiares há anos. Além da famosa feijoada, o chopp é bastante conhecido por vir trincando de gelado até a mesa. Há uma segunda unidade também na Vila Madalena.
Foto: Salve Jorge
Guarita Bar – R. Simão Álvares, 952
A região de Pinheiros é famosa pelos seus mais diversos bares, propícios para um happy hour, e o Guarita Bar compõe essa variedade com muita qualidade. O local conta com uma pequena (e disputada) varanda, onde você pode desfrutar de deliciosos coquetéis e uma pizza bastante elogiada. O clima à meia luz é bastante convidativo.
Foto: Guarita Bar
Bar Original – R. Graúna, 137
Para fechar a lista de bares legais em São Paulo, este tradicional botequim de Moema recebe diferentes grupos de clientes, desde amigos de longa data até familiares que estão em busca de uns bons petiscos brasileiros, caipirinhas caprichadas e cervejas artesanais. A casa conta com um menu enxuto, opções especiais servidas aos finais de semana, ambiente vintage e bastante animado.
Foto: Bar Original
É possível encontrar pelo menos um bom bar em cada bairro de São Paulo, que atenda todas as tribos e que agrade até os mais exigentes dos clientes. Aproveite para conhece-los em casal, na cia dos amigos ou juntando a família para garantir momentos de descontração e bons drinks.
Depois do bar, corra para uma hospedagem exclusiva em Sampa!
8 comentários